Estou com um Problema

Você tem certeza que ao executar o arquivo pelo DOS você está na mesma pasta onde o arquivo PJ.class foi criado?

Não basta você abrir o prompt e já ir digitando “java PJ”
Você tem que entrar na pasta (pelo DOS) e digitar o comando, a não ser que o arquuivo .class esteja no diretório raiz.

[quote=“thai”]Você tem certeza que ao executar o arquivo pelo DOS você está na mesma pasta onde o arquivo PJ.class foi criado?

Não basta você abrir o prompt e já ir digitando “java PJ”
Você tem que entrar na pasta (pelo DOS) e digitar o comando, a não ser que o arquuivo .class esteja no diretório raiz.[/quote]

Eu sei disso geralmente estou testando no raiz mas já copie o arquivo em pastas diferentes, entrei na pasta pelo dos dei o java PJ e sempre da o erro.

Ok, posta o código para eu tentar fazer um teste aqui…

O Codigo é este:

public class PJ {
public static void main( String[] args ) {
System.out.println( " PORTAL JAVA ! ");
}
}

É o mais simples possível.

alguém jogou praga no seu pc!

Olha, Edi

Dei uma olhada no código e está tudo certo com ele…
Quando ocorre esse erro "Exception in thread “main” java.lang.NoClassDefFoundError: PJ " é porque o comando java não encontrou o arquivo PJ.class.
Se você também está compilando pelo DOS certifique-se de que o arquivo PJ.class foi criado.

:wink:

thai eu acho que só faltou uma coisa para vc dizer no win 98 vc tambem deve informar o caminho das classes no caso vc deve colocar no autoexec.bat o seguinte
SET CLASSPATH=“caminho de onde estão as classes(.class)” igual ao que digita no prompt com os ~ e tudo
configurei em um win 95 acho que deve ser a mesma coisa
o meu esta assim
SET CLASSPATH=C:\MYDOCU~1\JAVA\PROGRA~1
ai tambem vc coloca o caminho dos executaveis do java que o caso da variavel PATH

ai Edi tenta fazer isso que acho que deve funcionar mas o caminho deve igual
dica:
entra no prompt do DOS para dar o comando dir e saber como que está o nome das pastas, ela fica com um ~ no meio vc deve colocar desse jeito como vc vê no prompt até onde vc deixou as classes do seu programa

espero te ajudar até mais

Olá, lula

Não necessariamente tem que se configurar o CLASSPATH, falo isso por experiência própria, trabalhei muito tempo no win98 sem precisar configurar nada mais que a PATH.

O erro que está acontecendo (Exception in thread “main” java.lang.NoClassDefFoundError: PJ) se dá porque o arquivo .class, no caso PJ.class, não está sendo encontrado.
Então isso significa que ou o arquivoe não está na mesma pasta onde o comando está sendo executado ou não está com esse nome…
Não é erro de configuração, pois o comando java foi encontrado…

:wink:

faz assim oh
vai la no dos, e digita:

set classpath=

e vai la e compila e executa sua classe que vai funcionar!

Vai com fé!

=)

cya!

[quote=“jujo”]faz assim oh
vai la no dos, e digita:

set classpath=

e vai la e compila e executa sua classe que vai funcionar!

Vai com fé!

=)

cya![/quote]

Valeu Jujo funcionou beleza cara.
:razz: Muito obrigado a todos que me ajudaram :grin:

O microfilo…
Calma kra… Tenha paciencia com os integrantes da familia do PJ q tao comecando, pois ninguem nasceu sabendo kra!!

Abracao e te +