Estagio em Java

;…

o ideal é formar ja tendo bagagem de pelo menos 1 estagio. muitas vezes é mais importante experiencia anterior do que uma certificacao destas que hoje em dia muita gente ja tem.
mas como nao da pra voltar no tempo, adquira ingles, avalie se voce pode focar em outra mas eu acho que nao precisa por ora, e procure indicacoes. colegas ja inseridos no mercado ou professores com contato em empresas podem abrir estas portas iniciais.

cara, nao se prende a estagio em determinada linguagem não…

vc está ai para aprender… java tem bastante vaga, mas se vc for ver, C tem vagas pra caralho, delphi, php…

vc vai aprendendo com o tempo…

5 coisas que você deve se observar e tentar resolver.
1- teu CV deve estar mal formatado, tenta seguir um padrão ou pegar um pronto na internet.
2- Você não se empenhou tanto assim na sua busca.
3- SCJP hoje em dia não quer dizer nada, qualquer decorador de testkiller tem.
4- Tua faculdade não deve ser umas das melhores.
5- Seu Networking deve ser bastante fraco.

1 curtida

Kra nao sei onde voce mora !
Mas pelo menos em goiania , a moda e java.
Tem umas 3 empresas bem grandes a nivel internacional , umas 5 a nivel nacional e varias de medio porte !
Eu no segundo ano de faculdade (Sistemas de Informacao) consegui entrar em uma empresa , estagio por 3 meses e fui contratado .
O principal e o ciclo de amizades e contatos. Hoje se a qualquer momento eu quiser trocar de emprego teria por no minimo 3 oportunidades
sem procurar. O quero te dizer com isso e que voce deve ter uma rede social de pessoas que valorem o seu trabalho. Eu sempre procuro passar
uma boa imagem na faculdade como exelente aluno , me aplico bastante e fasso o possivel pra passar uma boa imagem. Esse tipo de rede informal pelo
menos pra min me colocou no mercado pois foi um colega de faculdade que me indicou no primeiro emprego.

O que eu sempre via dentro da empresa era o pessoal pedindo recomedacoes de profissionais so recorriam ao RH em ultimo caso sempre a preferencia era por indicacoes
pois pessoas competentes indicam pessoas competentes ( pelo menos esse e o principio ).

realmente cara!

eu acho errado julgar a pessoa pela faculdade que ela faz, mas isso realmente acontece!!

é fato que boas faculdados podem formar profissionais incompetentes e faculdades “ruins” podem formar bons profissionais, porém acontece muito isso.

primeiro, que em uma triagem de curriculos, principalmente para estágio, onde vc nao tem muito o que mostrar além de vontade, o nome da faculdade as vezes acaba sendo um ponto positivo ou negativo. No meu serviço, eu sei de pelo menos uma faculdade que eles não pegam. Se for estudante da faculdade “x”, eles descartam na hora. É errado, mas é muito bom pensar nisso antes de escolher a sua faculdade…

e voltando ao assunto estagio EM JAVA, tenha em mente que muitas empresas, principalmente falando em fábrica, não existe necessáriamente exclusividade de linguagem. cada projeto é um projeto. Eu por exemplo entrei no meu estágio para trabalhar com C, e hoje estou trabalhando com Java. Tem gente na minha equipe que estava em projeto em C, foi pra projeto em VB e agora está no mesmo que eu em java… e tudo isso em coisa de 6 meses… Tirando que no mesmo projeto, precisa tanto de gente para trabalhar com java, quanto com cobol. Então tudo depende do cliente que vc atende, do que vc precisa fazer, etc… não se prenda à linguagem…

abraço :wink:

Cara acontece isso mesmo, se empenha e olha esse tópico aqui:

http://www.guj.com.br/posts/list/198380.java

Mais que conhecimento em zilhões de tecnologias, frameworks, linguagens, bla, bla, bla, bla, se você tiver QI você estará empregado muito em breve. Aliás muito bem empregado. Não gaste seu dinheiro com livros e certificações. Não gaste seu tempo estudando para coisas que podem não servir para nada no seu próximo emprego.

Saiba um pouco de tudo, para quando chegar à uma entrevista você tenha o que dizer ao entrevistador. Deixe para investir tempo e dinheiro nas coisas certas e na hora certa.

Ah, se possível mude de profissão :evil:

Eu te aconselho pegar o primeiro estágio que te oferecerem em PHP, já que está tão difícil arrumar um estágio para programar em Java.

Apesar do PHP não ser a melhor linguagem do mundo, ele dá muita produtividade (principalmente para quem está come’cando), tem uma boa documenta’cão e vários programas de código livre na internet para aprender.

Depois de 6 meses com experiência real de trabalho, será muito mais fácil ser contratado como desenvolvedor Java. Nesse tempo dá pra você aprender o suficiente sobre desenvolvimento web em geral (bancos de dados, protocolo http, html, css, javascript).

As empresas não querem saber onde vc se formou ou quais as suas certifica’cões, elas querem experiência em projetos reais. Consiga isso com o PHP e depois parta para qualquer outra linguagem que te interessar.

Não desanime, tire uma SCWCD… e se mesmo assim não conseguir, tire uma SCBCD… e se mesmo assim não conseguir… tire uma SCEA… e se mesmo assim não conseguir, me mande seu certificado SCEA que eu te contrato* como estagiário na hora… :lol: :lol: :lol: na verdade te contrataria como Analista de Sistemas Júnior… o estágio não seria mais necessário…

*Se você não tiver um perfil de maníaco do parque, claro.

Cara, na minha opinião o mercado tá bom, mais acho que vc demorou d+ pra ir atras de estágio, faz 1 ano que me formei e quando comecei a faculdade já no primeiro semestre peguei um estágio de programador PHP, tinha um leve conhecimento com desenvolvimento de sites, mais me esforcei, saia do trampo ia pra facul, da facul ia pra casa estudar pra dar conta no estágio, o pior é pegar o primeiro, depois a coisa anda…
hoje to trabalhando numa cidade vizinha pequena aqui, e sempre tem vaga em aberto. já na minha cidade, pelo fato de ter universidade e tal, as ofertas são ridículas, menos de 1 salário mínimo pra estagiário. Nesse meu primeiro estágio, a uns 5 anos atrás, já comecei ganhando mais que isso.
Quanto a sua certificação, acho que a experiencia fala mais alto, vais ter que começar por baixo, ganhando pouco e adquirindo experiencia… sem experiencia tá f* mesmo de conseguir algo.

flws

felipedamiani
JavaEvangelist

Felipe sempre eu fui atras o problema é que eu não axei, intende sempre eu corri atras mais na minha city não tinha, para vc te ideia tem empresa aki que ainda faz software comercial em clipper estão migrando para delphi, bomeu falei assim vou ficar boiando aki sem fazer nada? intao em 2008 comecei a estudar para scjp, para ver se melhorava alguma coisa, eu tenho total cosciencia que essa certificação na é muita coisa e que esperiencia e bem mais importante que a scjp, porem acho que ele pode facilitar em coneguir um estagio, tipow pensa assim se com ela ja é dificil imagina sem ela, e eu não to precupado com o salario, teve alguma que eu até me propus a trabalhar sem remuneração so para aprender, SACA?
EU SEMPRE FUI ATRAS

ow cara, vc mora onde?
tipo, como falei no post acima, na minha cidade tbm é foda pelo grande número de universitário, mais quando estava estudando lá pelo quarto semestre,
peguei um trampo numa cidade a ± 90 km de casa, fui morar lá e vinha todo dia pra facul, 180 km por dia de onibus. Mais ai salário ja compensava um pouco e a qualidade de vida nessa cidade era 10… agora se na tua cidade não tem trampo, pula fora :D!

Olha só…SCJP (Programador Java)

Aí eu te pergunto será que as empresas estão atrás de um programador que conhece a linguagem Java (pois é para isso que serve a certificação acima. Provar que vc domina a API/Sintaxe/linguagem)

OU

As empresas buscam alguém que conheça EJB, JSF, Struts, Hibernate, JPA, Servidores JEE, JPA, etc, etc, etc… e dado todo este conhecimento fica implicito que ela já domina a linguagem Java.

Resumindo a certificação não vai te dar um emprego e entrar no mercado Java requer muito estudo. Estudo que compensa depois ($$$).

Concordo em praticamente tudo que todos comentam com respeito ao conhecimento necessário para trabalhar com Java. SCJP não é muita coisa mesmo. É o básico do básico do básico.

Maaaaaas, nosso amigo que criou o post está procurando um estágio, assim, não deveria ser exigido que ele soubesse tanto assim. Poxa o cara vai ESTAGIAR e não TRABALHAR NO ESTÁGIO.

A profissão de programador tem um certo prestigio. Quando alguém fala.

os leigos pensam ou falam “Ohhhhhhhhh, você deve ser inteligente!!!”. No entanto não é isso que as empresas pensam. Para eles os programadores são um bando de jovens nerds que só sabem fazer isso, então eles pensam:

Alguém pode me explicar o que ocorre na área de informática?

Boa Sorte !!! , Brother logo + mais xega

bom eu começei o estagio no final do 2 ano da facul…suave

espero que consigua brother!!

dio.msg

Então dio é isso mesmo, voce entedeu, não quero ser progrmador de cara, quero estagiar vou aprender, porque se eu ja souber boa parte dos frameworks , linguagem,api,OO,Desing patters,metodoligia de desenvolvimento, um cara precisa saber tudo isso para estagiar ai complica. eu eu não falei que a SCJP vai fazer eu entrar no mercado de trabalho, eu disse assim se tem 2 canditados sem experiencia mais um tem a scjp, esse que tem a scjp vai ter vantagem, ah e vale resaltar que eu conheço um pouco de Hibernate,JSP,Servlet,MVC,struts, etc…

Bom é isso ai

Abraçõs