[quote=felipeguerra]Sendo superficial, usar FMKs como o Oracle AIA, causa um overhead desnecessário?
Estou 98% convencido que sim, mas gosto do contraditório…
um abraço[/quote]
Arquitetura AIA da Oracle é um conjunto de padrões, CDMs comuns e patterns de integração pré-implementados. A comunicação entre os componentes internamente é feita através de RMI e chamadas JCA.
Na verdade tem uma camada extra, Anti-Corruption Layer, mas o overhead é mínimo já que é tratado tudo como binário internamente.
[quote=Alexandre Saudate]
Olha só, o fato de não ter um envelope não significa que um cliente REST não precisa conversar com um servidor num formato pré-definido. Acreditar no contrário é conversinha de quem nunca implementou um projeto assim E de pseudo-evangelistas por aí. [/quote]
Creio que não tem credencial para falar de REST, como ficou provado nessa thread.
REST não é baseado em um formato pré-definido. Claro, isso não impede que WADL seja criado por pessoas que, como vc, não entendem como REST funciona.
Dito isso, também é bobagem acreditar que REST não é suscetível a falhas e não precisa de contrato algum (taí o WADL que não me deixa mentir). Afinal de contas, REST é suscetível a exatamente os mesmos problemas de formato de dados de SOAP. Só o que muda é que, em SOAP (caso o encoding utilizado seja rpc), o nome do método vai no “pacote” para o servidor, o que o torna mais suscetível a mudanças de nome de método. Quanto aos dados em sí, o problema é exatamente igual. Sem tirar nem pôr.
[quote=Kenobi]
Você reparou que todo post eu cito bibliografias, links e apresentações ?
Vamos fazer assim, para cada afirmação sua, traga uma referência. Será mais produtivo à discussão. [/quote]
Pessoalmente, acho que seria mais produtivo para a discussão se você explicasse termos usando suas próprias palavras, ao invés de copiar e colar citações desencontradas e sem nexo algum.
Guarde links e bibliografias para seu trabalho da escola.
Como sempre, JoseIgnacio tenta discutir sobre um assunto que não possui domínio algum., toma um banho de pessoas com MUITO mais bagagem e fica se esquivando e pedindo “argumentos” sem ao menos se dar ao trabalho de argumentar ou postar fontes como as outras pessoas estão fazendo. Então JoseIgnacio a mesma pergunta que te fiz a um mês atras, você é burro assim mesmo ou você é desonesto?
[quote=JoseIgnacio]Ainda assim não vai escalar, que é o assunto do tópico, porque só clientes que forem programados para aquela versão do serviço poderão fazer conta.[/quote][quote=JoseIgnacio]Primeira regra do SOA é que os clientes vão deixar de funcionar se a descrição do serviço mudar. [/quote][quote=JoseIgnacio]Não é só uma questão de evitar sessão no servidor. De que adianta os servidores usarem uma arquitetura share nothing, se o protocolo usado na comunicação não permite o cliente da versão 1 acessar a versão 2 do serviço. [/quote][quote=JoseIgnacio]XML Schemas não são menos suscetíveis a mudanças de versão. Eles apenas centralizam o problema.
A solução é alternativas que não dependem de um modelo canônico, porque estas escalam muito mais facilmente (como sistemas baseado na arquitetura REST por exemplo).
Como sistemas baseados na arquitetura REST não tem esse problema e escalam sem problemas, não entendi porque REST precisa “se valer delas”.[/quote][quote=JoseIgnacio][quote=Alexandre Saudate]
Dito isso, também é bobagem acreditar que REST não é suscetível a falhas e não precisa de contrato algum (taí o WADL que não me deixa mentir). Afinal de contas, REST é suscetível a exatamente os mesmos problemas de formato de dados de SOAP. Só o que muda é que, em SOAP (caso o encoding utilizado seja rpc), o nome do método vai no “pacote” para o servidor, o que o torna mais suscetível a mudanças de nome de método. Quanto aos dados em sí, o problema é exatamente igual. Sem tirar nem pôr.
[quote=JoseIgnacio][quote=Alexandre Saudate]
Olha só, o fato de não ter um envelope não significa que um cliente REST não precisa conversar com um servidor num formato pré-definido. Acreditar no contrário é conversinha de quem nunca implementou um projeto assim E de pseudo-evangelistas por aí. [/quote]
Creio que não tem credencial para falar de REST, como ficou provado nessa thread.
[/quote]
Ah, sim. E você mostrou como você possui, assim, muito mais credenciais pra falar sobre o assunto. Olhe que eu não preciso nem ir longe, é só ver a frase abaixo:
Ah, REST não é baseado num formato pré-definido? Quer dizer que a web não é REST, e HTML não é um formato pré-definido? Eu estou com o colega: você é burro assim mesmo ou só desonesto?
[quote=JoseIgnacio]
[]'s[/quote]
O que isso tem a ver com escalabilidade?[/quote]
Eu é que te pergunto. Veja:
[quote=JoseIgnacio]
Como sistemas baseados na arquitetura REST não tem esse problema e escalam sem problemas, não entendi porque REST precisa “se valer delas”.[/quote]
Pessoal, passou da hora de bloquear esse tópico e/ou banir o JoseIgnacio, né? Eu tinha deixado de postar no GUJ um tempo atrás por causa desse tipo de gente, e estou prestes a me arrepender de ter voltado. Quem concorda que o GUJ precisa começar a ser mais rígido com esses trolls, levante a mão…
[quote]Pessoal, passou da hora de bloquear esse tópico e/ou banir o JoseIgnacio, né? Eu tinha deixado de postar no GUJ um tempo atrás por causa desse tipo de gente, e estou prestes a me arrepender de ter voltado. Quem concorda que o GUJ precisa começar a ser mais rígido com esses trolls, levante a mão…
[/quote]
[quote=diegosammet][quote]Pessoal, passou da hora de bloquear esse tópico e/ou banir o JoseIgnacio, né? Eu tinha deixado de postar no GUJ um tempo atrás por causa desse tipo de gente, e estou prestes a me arrepender de ter voltado. Quem concorda que o GUJ precisa começar a ser mais rígido com esses trolls, levante a mão…
[/quote]
[quote=Alexandre Saudate]Pessoal, passou da hora de bloquear esse tópico e/ou banir o JoseIgnacio, né? Eu tinha deixado de postar no GUJ um tempo atrás por causa desse tipo de gente, e estou prestes a me arrepender de ter voltado. Quem concorda que o GUJ precisa começar a ser mais rígido com esses trolls, levante a mão…
[/quote]
\o/