Erro ao gerar um relatório em JasperReports!

Pessoal,

Estou tendo esse erro:java.lang.NoClassDefFoundError: org/apache/commons/logging/LogFactory at net.sf.jasperreports.engine.fill.JRBaseFiller.<clinit>(Unknown Source) at net.sf.jasperreports.engine.fill.JRFiller.fillReport(Unknown Source) at net.sf.jasperreports.engine.JasperFillManager.fillReport(Unknown Source) at net.sf.jasperreports.engine.JasperRunManager.runReportToPdfFile(Unknown Source)
E esse erro acontece na chamada dessa linha:JasperRunManager.runReportToPdfFile( path, map, ds );
É como se ele nao encontra-se um método na classe JRBaseFiller. Setei no classpath da minha aplicação todos os jars que encontram-se na pasta lib da instalação do iReport e nada. Mesmo erro sempre.
Alguém já passou por algo parecido?
Obrigado a todos.

Como você pode ver, o seu erro é:

java.lang.NoClassDefFoundError: org/apache/commons/logging/LogFactory

Ou seja, está faltando um JAR à sua aplicação.
Pra resolver este problema, adicione o commons-logging ao seu classpath.

Caso você não possua este JAR, pode baixá-lo em:

http://jakarta.apache.org/commons/logging/

Espero ter ajudado.

Ricardo,

Obrigado por ajudar, mas se você não observou, eu mencionei na mensagem posta que eu ADICIONEI todos os jars existentes dentro da pasta do iReport e mesmo assim o erro permaneceu. Eu já fiz isso que você mencionou também, fui lá no site da Jakarta e baixei a versão mais antiga e depois a mais atual e o erro permanece.
Pensei em ser alguma classe que existe no jar do jasper, porém abri o jar e não consta a classe que ele alega não existir.
Ou seja, estou totalmente perdido, pois não faço idéia do porquê desse erro.
Mesmo assim, obrigado!
Mais alguém?
Aguardo uma resposta.

O erro está dizendo que não existe a classe LogFactory, porém eu baixei aqui o commons logging para verificar, e sim, a classe está lá.

Verifique novamente o seu JAR e o seu CLASSPATH, porque alguma coisa não está configurada corretamente.

Ricardo,

Os jars que estou utilizando são os mesmos que são utilizados pelo iReport. O fato é: tenho que gerá-lo a partir de uma classe. Então estou realizando testes para isso. Só que está dando esse erro, mesmo eu colocando os dois jars existentes na pasta lib do iReport que apresentem o .class de LogFactory, entende?
Não sei qual é o erro. E quanto ao CLASSPATH, eu setei os jars no classpath da minha aplicação (estou utilizando o Eclipse, se ajudar em alguma coisa).
Bem, tem mais alguma sugestão de solução do problema?
Obrigado mais uma vez.
E continuo aguardando uma sugestão de solução.