Não gosto do Deitel. Dá apenas um monte de receita de bolo sem explorar o quando, como e porquê.
Learning Java e Thinking in Java são os que eu mais gosto. O primeiro é muito bom!
Core Servlets e JSP foi o pior livro que eu já li na minha vida. E engraçado que tem gente que acha ele o máximo, ou seja, livro é uma coisa subjetiva.
Eu recomendo o Deitel Java como programar 6º edição.
Também comecei com ele sem saber nada de Java e de OO (só sabia C, linguagem estruturada), no começo foi dificil, mas aos poucos vai melhorando com a pratica. Não adianta nada ficar só lendo e não praticar. Comecei Java já faz uns 6 a 7 meses e aprendi muito com esse livro e no fórum tb.
Outra coisa, quando vc já tem a lógica de programação fica mais facil de aprender outras linguagens, pois o que muda é apenas a sintaxe.
O Deitel as vezes chega a ser chato pois ele explica tudo que acontece no código, assim vc não fica só fazendo as coisas pq tem q ser daquele jeito, vc sabe pq está fazendo.
Essa é a minha opinião. 8)
como vc pode perceber, existe muita divergencia, vai de pessoa pra pessoa.
tem gente que gosta do deitel, tem gente que não. s que gostam dizem que ele é o melhor na maioria dos casos.
o use a cabeça eu nunca vi mais parece ser muito bom (nunca o vi alguem falando mal dele, exceto pelo post da versão servlet and jsp acima)
o core java tem menos preferencias, mais tb raramente vejo alguem falando mal.
pra te ser sincero o deitel eu considero muito maçante, tb acho um saco ficar lendo ele… eu sou meio iniciante ainda…
o que mais te aconselho e ter varios pdfs, que eles te ajudarão bastante, procure o site da caelum, o do jedi, em ambos tem otimas apostilas (minha preferencia pessoal é pelo jedi mais tb mta gente gosta da caelum… como falei vai de cada um).