Bom…
Acho que isso é uma coisa que precisa ser melhor estudado e pesquisado. Por uma lado, existe um grupo de pesquisa dentro de linguagens formais que busca a criação de aplicações automaticamente através de especificação bastante precisa. Por outro, existe uma tendência de padronização de processos onde a integração/interação de várias aplicações, pessoas, e demais entidades seria gerida por uma ferramenta de BPM através da descrição (documentação) dos modelos de negócios. Ainda, uma outra tendência é padronizar os processos de construção de software com o objetivo de se conseguir qualidade e transparência, através de, entre outras coisas, uso padronizado de documentação. Etc, etc, etc…
E nesse zoológico todo tem o pessoal da metodologia Agile, que não propõe a extinsão da documentação, mas seu uso de forma mais racional. Então, a questão que PRECISA ser melhor estudada: o que é importante ser documentado, e quais artefatos levariam a uma “boa análise”, ou que seriam relevantes para os objetivos procurados pelo cliente.
Eu vejo o projeto Apache, Linux, etc … exemplo de como a documentação de projetos grandes podem ser leves e úteis. Também merecem ser analisados.
Finalmente, eu gostaria de deixar minha angústia registrada aqui por ser muitas vezes obrigado a ler DER, quando Diagrama de Classes de Objetos de Negócios seriam tão mais agradáveis!!!