Engenharia Social - SI ou Sociologia?

Imagine que vc é um funcionário de uma empresa e tem um cargo relativamente importante. Precisa de senhas para atividades importantes.
Supondo que vc mesmo sendo um cara organizado e nunca tenha falado sua senha, vc é do tipo que escreve tudo em sua agenda e deixa dentro da gaveta da escrivaninha em sua baia. Um outro funcionário mal intencionado vai no horário do almoço e copia os dados da agenda e usa-os em outra máquina, outra hora ou de outra localidade de forma solitária ou conjunta assíncrona ou não.

Realmente isso é social, mas algumas variáveis ficam registradas. Por causa destas variáveis que acho possível um TCC.

Posso estar errado em minha visão, mas acho que um tema para um TCC de um curso de graduação (bacharelado ou licenciatura) deve ter um tema mais profundo. Lógico que ES é um tema fantástico, mas não para uma graduação em tecnologia.
Com tanta coisa bombando por aí, você tem mesmo certeza que quer arriscar ter que refazer tudo só para manter essa visão?
Repito, se você pretende focar em gestão, faça uma pós na área e use este tema, aí sim é bem interessante. Do contrário, sugiro que você se desapegue desta idéia e foque em algo mais lúcido e tangível, tecnologicamente falando.
Tecnologias mobile, tendências de mercado para os próximos anos, bancos de dados relacionais x bancos de dados orientados a objetos, Javascript como solução client/server e uma infinidade de coisas em inteligência artificial e sei lá mais o que.
“Ah, eu sou péssimo em programação, por isso quero me esquivar de desenvolvimento”. Ok, é direito teu. Se você curte segurança da informação, poderia tratar deste assunto e não apenas de uma parte dele.
Tratar disto com uma visão geral. Aí sim você terá amplo material e muitos cases de sucesso e de insucesso.
Pense nisso.

Muito obrigado pelos conselhos.

O problema é que se eu pegar um tema amplo demais ele pode perder um pouco o enfoque, ou melhor: não haverá enfoque. Meu professor comentou sobre isso. Teria que ser algo específico para não dar margem para tantos questionamentos. Quanto mais filtrado melhor, foi uma dica dele.

Pensei em outros temas, poderiam dizer o que acham?

  • Segurança da informação em redes sociais
  • Segurança da informação em ambiente corporativo
  • Vírus em dispositivos móveis
  • Softwares para recuperação de dados
  • Segurança da informação aplicado a dispositivos móveis
  • Análise comparativa - Desenvolvimento Mobile - Android x iOS
  • Impressoras 3D
  • Engines - Motores de games
  • Inteligência Artificial aplicada a Games
  • Utilização de softwares livres nas empresas
  • Desenvolvimento de jogos 2D utilizando Java
  • Análise comparativa - Ferramentas ORM para Java
  • Análise comparativa - IDES para desenvolvimento em Java: Netbeans x Eclipse
  • Engenharia Reversa - Técnicas e metodologias

Vírus em dispositivos móveis, com certeza um tema atual e muito campo para explorar.

Com relação a bibliografias, será que encontro bastante também?

Nesse caso você vai ter mais material falando sobre vírus e técnicas de invasão. Creio que não haja algo tão vasto direcionado a dispositivos móveis.

Então acho que não seria uma boa escolha, por falta de material.

Seria necessário fazer uma análise, verificar em livrarias, na internet e checar se existe ou não. Depois ver isso.

Sim, fiz uma pré-pesquisa mais precisa de alguns temas que postei. Esse foi um deles. De fato, até o momento não encontrei bibliografia sobre esse assunto, especificamente.

Estava pesquisando minutos atrás sobre SQL Injection em aplicações Web. Achei interessante para um tema de TCC. Tá sendo minha prioridade de pesquisa nesse exato momento. Seria interessante?

Sempre é. Isso envolve desde desenvolvimento até segurança da informação em si.

Bom, por enquanto vou tentar me aprofundar nesse tema. Gosto de banco de dados e segurança. Tá dando uma junção das duas muito boa.