[quote=floydmotor]Bem, muita gente falou em ter que ter experiência, em tem que ter estágio, inclusive teve um que perguntou por que só fez um estágio ou coisa parecida, como se fosse uma opção nossa fazer ou não fazer um estágio, ter ou não experiência. Bem, não sei como é em outros estados, mas aqui em Minas é muito complicado se inserir no mercado de TI. Todas as empresas pedem estagiários com conhecimentos profissionais, isso para pagar 400 reais por mês. Você tem que ter conhecimentos sólidos em 1 ou 2 linguagens, em SQL, em framewok’s, em diversas ferramentas, tudo isso para ser estagiário e ganhar 400 reais. Pois bem, até antes de fazer o curso de Sistemas e correr atrás de estágio eu imaginava que estagiário era aquela pessoa que iria entrar em uma empresa, praticar aquilo que aprendia nas salas de aula e adquirir conhecimento e consequentemente experiência. Pois na área de TI não é bem assim. Para ser estagiário eles exigem um absurdo de conhecimentos, conhecimentos estes de profissionais já experiêntes.
Comecei a fazer Engenharia Civil e parei (se arrependimento matasse eu estava morto) porque julguei a faculdade onde fazia um lixo. Eu era bolsista, saí e tentei outra bolsa na PUC que é considerada uma das melhores privadas, consegui e estou no último semestre de Sistemas. Agora a surpressa, todos os meus colegas já se formaram há um ano, já estão trabalhando na área e ganhando bem. Eu? Estou lutando para me formar nesse curso que é bem difícil e que não te dá chances nehuma para o mercado, já que até para ser estagiário eles exigem um conhecimento que você não adquire academicamente.
A diferença entre um e outro? Eu digo:
Para estagiar na área de engenharia você tem que estar cursando Engenharia e no máximo, dominar AutoCad. Remuneração média? R$900,00.
Para estagiar na área de TI? Você tem que ter conhecimentos sólidos em linguagens de programação, SQL, Framework’s diversas, ambientes diversos, ferramentas diversas, ter um conhecimento médio em redes, servidores Linux, Windows, etc… Remuneração média? R$450,00.
Concordo quando as pessoas dizem em “FAZER O QUE GOSTA”, porém, como o velho ditado diz, tem que se juntar a fome com a vontade de comer… Não adianta eu gostar de TI se o mercado não me dar o mínimo de oportunidade. Agora se gosto de Engenharia, vou analisar o que é mais viável, o financeiro ou o gosto e a oportunidade? Assim vou optar pelo que gosto e pelo que é mais viável ao mesmo tempo. Então não adianta demagogia. É claro que sempre existirão escolhas mais viáveis ou escolhas menos viáveis.
Então não adianda dizer que existem médicos que ganham 1000 reais, mas existem analistas que ganham 5000, isso são casos à parte, temos que olhar de maneira macro, generalizando para vermos o universo e não um caso separado.
Bem, a minha opinião?
Faça como vou fazer, vou terminar este curso e correr para engenharia.
Gosto muito de TI, já trabalhei na área, mas como já foi dito, é uma área muuuuuuuuuuiito exigente e que paga muito mal. Existem casos à parte, mas não devemos olhar a exceção e sim a regra.
Resumindo, curso superior de TI é para quem já trabalha na área e quer melhorar seus conhecimentos academicamente, ou talvez receber uma promoção como a maioria dos meus colegas. Como eu disse, devemos olhar pela regra, e a regra que vejo é esta. Quem estava na área antes de entrar no curso, está bem, quem não estava, está se formando sem ao menos ter feito estágio.
Muito triste![/quote]
Cara pelos valores citados no seu post tanto para TI quanto para Engenharia eu imagino que você mora em um tremendo buraco, com todo o respeito.
Mas não dá para vc disseminar isso como se fosse uma realidade de mercado. Isso é uma realidade da sua região talvez.
TI ainda é uma das áreas de atuação pagando acima da média de mercado e com muita demanda por profissionais. Pelo menos é o que eu vejo nas capitais mais desenvolvidas.