Empresa média ou pequena vs Empresa grande, qual voce prefere?

kkk
é do tipo que vende a mãe e a alma p/ ter um trocado
vulgo: puta escrava do capitalismo

acho que é relativo…

em empresa grande geralmente você trabalha com tecnologia ultrapassada, porém se for bom, pode se destacar projetando melhorias significativas pra empresa, mesmo com tais tecnologias…

em empresa grande ou o cara aprende a lidar com pressão ou espirra o taco rapidinho… não que em empresa pequena não exista pressão … porém, geralmente em empresa pequena você está alocado em 1 projeto por vez … enquanto em empresa grande o cara tem que pensar em vários projetos de várias áreas distintas da empresa ao mesmo tempo, e ainda tem que ficar de plantao no celular o fds e as madrugadas, caso algum processo dê problema… o stress geralmente é maior, mas geralmente o salário também é maior…

geralmente em empresa grande ninguém é amigo de ninguém, um querendo puxar o tapete do outro… em empresa pequena acontece, mas em menor proporção…

qto a demissão, eu acho o contrário… em empresa grande o risco é maior, especialmente nos dias de cortes em massa… pra reduzir custos pro orçamento do proximo ano… por mais que você seja bom, se a empresa precisar reduzir custos, isso não vai pesar… ou seja… ninguém está 100% seguro em lugar algum …

empresa grande geralmente tem mais benefícios, mas vale a pena analisá-los com calma… será que todos são bons? É comum empresa grande ter mais padrinhagem…

[quote=CarlosEduardoDantas]acho que é relativo…

em empresa grande geralmente você trabalha com tecnologia ultrapassada, porém se for bom, pode se destacar projetando melhorias significativas pra empresa, mesmo com tais tecnologias…

em empresa grande ou o cara aprende a lidar com pressão ou espirra o taco rapidinho… não que em empresa pequena não exista pressão … porém, geralmente em empresa pequena você está alocado em 1 projeto por vez … enquanto em empresa grande o cara tem que pensar em vários projetos de várias áreas distintas da empresa ao mesmo tempo, e ainda tem que ficar de plantao no celular o fds e as madrugadas, caso algum processo dê problema… o stress geralmente é maior, mas geralmente o salário também é maior…

geralmente em empresa grande ninguém é amigo de ninguém, um querendo puxar o tapete do outro… em empresa pequena acontece, mas em menor proporção…

qto a demissão, eu acho o contrário… em empresa grande o risco é maior, especialmente nos dias de cortes em massa… pra reduzir custos pro orçamento do proximo ano… por mais que você seja bom, se a empresa precisar reduzir custos, isso não vai pesar… ou seja… ninguém está 100% seguro em lugar algum …

empresa grande geralmente tem mais benefícios, mas vale a pena analisá-los com calma… será que todos são bons? É comum empresa grande ter mais padrinhagem…
[/quote]

Essa sua visão de empresa grande e empresa pequena é míope. Você diz que empresas grandes usam tecnologia ultrapassada, porém a maioria das novas tecnologias são exatamente produzidas por elas - IBM, Sun, MS, Google, Apple, Novell, RH, etc. Logo como pode que elas só trabalham com coisa velha?

Da mesma forma, existem montes de small shops que usam VB6 e Delphi - que deixaram de ser tecnologia novas no século passado.

Continuando, o risco de demissão depende muito mais do tipo de receita que a empresa possui. Se o produto depende fortemente de mão-de-obra, como na área de serviços, queda de demanda necessariamente significa cortes. É normal ocorrerem cortes enormes em consultorias grandes quando estas perder contratos enormes de body-shop, mesmo em época de bonança.

Poderia continuar indo um a um dos teus argumentos, mas seria perda de tempo. Esquece esse estereótipo de empresa grande - empresa pequena. Isso não existe, é uma quimera de tempos antigos que precisa morrer.

Empresa empresa boa e empresa ruim, não importa tamanho ou setor.

a minha experiência sempre mostrou o contrário disso, já que empresas maiores tem mais grana para comprar ferramentas mais caras … exceto em Bancos, onde normalmente as coisas demorar para mudar …

Concordo com as duas afirmações, não pelo fato de ser uma empresa grande, mas sim pelo fato de possuir mais funcionários … o problema são as pessoas, quanto mais gente mais pessoas querendo te ajudar e te prejudicar… mais competição, mais stress, mais tudo…

eu acho que o tamanho da empresa não tem tanto a ver com o cara se adaptar ou não… cada um tem um perfil, alguns preferem bons salarios, beneficios, e se submetem a stress, horas extras e tudo apenas achando isso divertido…

outros preferem mais tranquilidade e salários menores …

algumas pessoas que eram boas tecnicamente trabalharam comigo em algumas empresas e não deram certo, isso não quer dizer que elas não eram boas, apenas não se adaptaram, o contrário também já ocorreu

eu ainda me pergunto o que eu prefiro… :slight_smile:

[editando]

acho que na verdade isso tudo tem a ver com a cultura organizacional o melhor lugar onde eu já trabalhei tinha 7 pessoas incluindo donos, desenvolvedores e secretária…

[quote=louds][quote=CarlosEduardoDantas]acho que é relativo…

[/quote]

Essa sua visão de empresa grande e empresa pequena é míope. Você diz que empresas grandes usam tecnologia ultrapassada, porém a maioria das novas tecnologias são exatamente produzidas por elas - IBM, Sun, MS, Google, Apple, Novell, RH, etc. Logo como pode que elas só trabalham com coisa velha?

Da mesma forma, existem montes de small shops que usam VB6 e Delphi - que deixaram de ser tecnologia novas no século passado.

Continuando, o risco de demissão depende muito mais do tipo de receita que a empresa possui. Se o produto depende fortemente de mão-de-obra, como na área de serviços, queda de demanda necessariamente significa cortes. É normal ocorrerem cortes enormes em consultorias grandes quando estas perder contratos enormes de body-shop, mesmo em época de bonança.

Poderia continuar indo um a um dos teus argumentos, mas seria perda de tempo. Esquece esse estereótipo de empresa grande - empresa pequena. Isso não existe, é uma quimera de tempos antigos que precisa morrer.

Empresa empresa boa e empresa ruim, não importa tamanho ou setor.
[/quote]

olá… obrigado por responder… na verdade pode ver no meu post que não fiz nenhuma generalização (fora sobre a pressão), não disse que necessariamente empresa grande usa tecnologia ultrapassada … mas quando citei empresa grande, estava falando de empresas que não são necessariamente de TI, mas que possuem departamento de TI como atacado por exemplo… e o nosso amigo agoramesmo citou bancos… então não dá pra generalizar nesse aspecto… verdade.

sobre demissões, concordo em partes, mas na experiencia que eu tenho (por favor, não veja isso como uma generalização), em uma empresa pequena, a demissão depende muito mais do seu desempenho… ou seja, se a empresa pequena faz prestação de serviços em tal lugar… e fecham as portas pra empresa por falta de demanda… aloca o cara em outro cliente e por ai vai (a não ser que a empresa tenha apenas um cliente fixo… ai seria um problema )… logo, teoricamente o cara só cai fora se não der conta do recado… em empresa grande é diferente nesse ponto… se por exemplo, a guaraná XPTO não cumpre as metas de venda… seja por culpa dos vendedores ou da logistica, ou de nao sei onde, baixa o orçamento, logo, não interessa se vc é bom ou ruim… tchau.

Gostaria de saber sua opinião sobre o que eu disse a respeito de pressão (por falar nisso acabei de atender uma ligação de onde trabalho… ainda está cedo… tem dias que me ligam 3, 4 da manhã, e como tenho problemas com insonia, as vezes nem consigo dormir mais… mas como a empresa nao pode parar… paciencia :frowning: )… estamos em um debate saudável, portanto não tem problema em dizer algo totalmente contrário;

E se mostrei no post que me preocupo com empresa grande e pequena, me desculpe, não foi o que quis demonstrar… apenas quis demonstrar algumas das experiencias que tive…

"

Acredito que para quen está começando a carreira, uma pequena empresa seria uma boa pedida, pois proporciona um bom aprendizado. Já em uma empresa de porte médio ou taé uma grande empresa, o grau de exigência é mais elevado, presupondo que o profissional já tenha experiência anterior na área. :wink:

Se tivesse o sistema de estrelas ainda, o Louds receberia 5 estrelas certamente.

Realmente existem apenas empresas ruins e empresas boas e além do mais, geralmente nas empresas grandes, existem “mini-empresas” dentro delas.

Meu primeiro emprego com desenvolvimento foi para uma empresa de 8 funcionários. Posso dizer que aprendi MUITO mesmo, mas também eu estava começando, então tudo que eu fazia era novo para mim.
No momento trabalho para uma empresa grande, onde eu aprendo muito, porém posso dizer que a parte técnica em sí, eu aprendi muito mais em 1 empresa pequena (pois foi quando eu comecei).

Agora a melhor empresa, na minha opinião, é aquela que é A SUA EMPRESA!!!.

Se está começando, uma empresa média é bem mais sussa, e vai te dar mais chances de aprender.

Acho que a maior vantagem da pequena empresa é se voce ver que ela pode crescer. Se atende a um nicho de mercado promissor, daí futuramente se voce acreditar e insistir fará uma carreira de sucesso, tendo a confiança dos donos do negócio. Isso não dá pra fazer em empresa que já é grande, não mesmo. Só virando acionista.

Olha, eu já trabalhei em uma empresa q eu diria minimicro, onde eu era o desenvolvedor e n tinha ninguém pra me ajudar!

Independente do tamanho, prefiro empresas boas; Se o trabalho é legal, ambiente, tecnologias, salário; ta bom pra mim.

[]'s