Eclipse 3.6 Helios Final

[quote=tnaires][quote=Mark_Ameba]So far… so… equals o.0

Fora as novas informações do debug e o folding de package está quase tudo igual.[/quote]
Creio que a grande novidade do Eclipse Helios é o suporte a Xtext.[/quote]

O Xtext já estava disponível no Galileo, no pacote ‘Modeling’.

Vou baixar é agora mesmo!!!
Rock and Roll!!!
8) 8) 8) 8) 8)

Boa notícia, pena que pelo jeito o eclipse continua do mesmo jeitinho sem grandes novidades, mas também tem um fato importante, que mexer em time que está ganhando, nem sempre é bom.

Com certeza algumas melhorias poderiam ter, mas acho meio improvável o eclipse rumar para o lado do NetBeans por ex, que é praticamente uma IDE focada em Java, com um Visual engessado apesar de saber que tem “ênios” plugins, suporte para C++, Ruby, Grails etc… Mas continua com um core engessado, dependente da Sun/Oracle para criar esses suportes, o que é diferente do eclipse, que é uma plataforma independente e totalmente customizável e por isso acredito que eles nunca irão se comprometer/desenvolver coisas complexas ou dar uma cara a lá Delphi pro Eclipse c/ uma pilha de “plugins” Drag & Drop e Wizards burucutus pra criar uma aplicação sem que vc tenha a mínima noção de como funciona a bagaça.

Falei besteira ?

[]s

Olá

Não entendi nada, sei lá se você é contra, a favor ou muito pelo contrário. Brincadeira, o que quero falar é o seguinte:

1. O Netbeans 6.9 é a última versão. Só existirá alguma próxima se a comunidade fizer por sua conta.

2. O Eclipse está ficando muito complicado. Até para fazer download há um monte de versões e deixa dúvida qual baixar. No meu caso baixei duas.

3. Ainda estou com o eGit atravesado na garganta como uma espinha de peixe. É um dos suspeitos de ter ferrado meu eclipse 3.5. Tomara que funcone no 3.6.

[]s
Luca

[quote=Luca]

1. Ainda estou com o eGit atravesado na garganta como uma espinha de peixe. É um dos suspeitos de ter ferrado meu eclipse 3.5. Tomara que funcone no 3.6.

[]s
Luca[/quote]

Luca por esses motivos que parei no Eclipse Europa, seria trabalhoso instalar os meus plugins para cada nova vsersão do eclipse. Só atualizo a minha versão caso saia alguma feature que aumente a minha produtividade.

Como estou com tempo de sobra no trabalho resolvi atualizar.

Pois então…
Eu uso o eclipse, não curto muito o netbeans e tenho os meus motivos, mas isso não vem ao caso.
No meu caso eu uso o 3.5 Galileo + Jboss Tools e SVN e funfa tranquilo. Sem o JBoss Tools minha vida realmente ficaria um pouco complicada, mesmo o eclipse tendo alguns bugs (referentes a alguns plugins) eu ainda fico c/ ele e gostaria muito de ver a Eclipse Foundation um pouco mais ágil no desenvolvimento de novas features.

[]s,
Alex

Pois eu acho bem dificil ter novas features, pois VOCES mesmo pregam que o eclipse é apenas um CORE, quem quiser que desenvolva/baixe/instale os plugins pra fazer alguma coisa nele. EM SUMA, novas features?? Pergunte/reclame/peça aos desenvolvedores de plugins!!!

Na minha visão o netbeans teve tanta versão pq ha tempos atraz ele realmente era decadente, e tinha muito que melhorar no core mesmo, o que hoje ja não é verdade.

E por fim ao desavisados de plantão, o Netbeans é do MESMISSIMO JEITO que o eclipse, na questão Core => plugins, a unica diferença é que ja vem com uma variedade de plugins instalados, e os mais usados foram desenvolvidos pelo proprio pessoal do Netbeans.
Quer ver como é igual? O iReport novo é o netbeans core com um unico plugin, o do ireport :smiley:

[quote=alexrosa]Boa notícia, pena que pelo jeito o eclipse continua do mesmo jeitinho sem grandes novidades, mas também tem um fato importante, que mexer em time que está ganhando, nem sempre é bom.

Com certeza algumas melhorias poderiam ter, mas acho meio improvável o eclipse rumar para o lado do NetBeans por ex, que é praticamente uma IDE focada em Java, com um Visual engessado apesar de saber que tem “ênios” plugins, suporte para C++, Ruby, Grails etc… Mas continua com um core engessado, dependente da Sun/Oracle para criar esses suportes, o que é diferente do eclipse, que é uma plataforma independente e totalmente customizável e por isso acredito que eles nunca irão se comprometer/desenvolver coisas complexas ou dar uma cara a lá Delphi pro Eclipse c/ uma pilha de “plugins” Drag & Drop e Wizards burucutus pra criar uma aplicação sem que vc tenha a mínima noção de como funciona a bagaça.

Falei besteira ?

[]s
[/quote]

em partes falou besteira sim… principalmente no final!

Em qual parte falei besteira ? Sinceramente você deve ser um amante do NNF :smiley:

Agora sem zuação, na comparação que eu fiz eu falei que o Eclipse e o Netbeans são similares na idéia de possuírem um core base, mas que diferem nas suas ideologias. Um tende ser uma plataforma e outro é mais direcionado ao Java, apesar como já disse de ter suporte outras linguagens, mas que esse suporte depende da Sun, pelo menos até aonde eu sei e acompanho.
Outra coisa, não é a minha intenção criar um flame com o comentário, logo tem coisas “espero que os meus amigos não leiam isso :D” que o Netbeans tem que eu curto, por ex. Suporte ao JME, Suporte ao JavaFX com uma GUI super amigável, aliás essa é a grande proposta do Netbeans, funciona muito bem pra quem não tem tanto contato com o Java, faz com que o usuário consiga criar algo sem entender muito da linguagem, e veja bem… não que e o eclipse não faça isso, mas para fazer uma app Swing vc precisa de um plugin… enfim não vamos entrar nessa eterna briga de qual é o melhor.

Sobre o Helios eu achei ele bacana, principalmente pelo suporte ao Xtext, mas ainda vou ficar um tempinho com o Galileo.

Era isso…

[]s,
Alex.

@alexrosa, sobre outras linguagens é o contrário do que você falou: a Sun/Oracle foca no Java para a plataforma. O suporte a PHP, Ruby, Python e outras linguagens vêm da comunidade, por isso evolui mais devagar.

Já o Eclipse foi feito pra ser multi-linguagens, tanto que é muito mais configurável. E apesar de não possuir um plugin RAD decente, está cheio de bons plugins RAD comerciais pra ele, como os que vêm no JBuilder.

Mas não vou entrar em mérito de programar visual ser bom ou não, porque isso é da preferência e necessidade de cada um.

[quote=Luca]Olá

Não entendi nada, sei lá se você é contra, a favor ou muito pelo contrário. Brincadeira, o que quero falar é o seguinte:

1. O Netbeans 6.9 é a última versão. Só existirá alguma próxima se a comunidade fizer por sua conta.

2. O Eclipse está ficando muito complicado. Até para fazer download há um monte de versões e deixa dúvida qual baixar. No meu caso baixei duas.

3. Ainda estou com o eGit atravesado na garganta como uma espinha de peixe. É um dos suspeitos de ter ferrado meu eclipse 3.5. Tomara que funcone no 3.6.

[]s
Luca[/quote]

Netbeans 6.9 é a ultima versão??? depois ja eras?

[quote=alexrosa]Em qual parte falei besteira ? Sinceramente você deve ser um amante do NNF :smiley:

Agora sem zuação, na comparação que eu fiz eu falei que o Eclipse e o Netbeans são similares na idéia de possuírem um core base, mas que diferem nas suas ideologias. Um tende ser uma plataforma e outro é mais direcionado ao Java, apesar como já disse de ter suporte outras linguagens, mas que esse suporte depende da Sun, pelo menos até aonde eu sei e acompanho.
Outra coisa, não é a minha intenção criar um flame com o comentário, logo tem coisas “espero que os meus amigos não leiam isso :D” que o Netbeans tem que eu curto, por ex. Suporte ao JME, Suporte ao JavaFX com uma GUI super amigável, aliás essa é a grande proposta do Netbeans, funciona muito bem pra quem não tem tanto contato com o Java, faz com que o usuário consiga criar algo sem entender muito da linguagem, e veja bem… não que e o eclipse não faça isso, mas para fazer uma app Swing vc precisa de um plugin… enfim não vamos entrar nessa eterna briga de qual é o melhor.

Sobre o Helios eu achei ele bacana, principalmente pelo suporte ao Xtext, mas ainda vou ficar um tempinho com o Galileo.

Era isso…

[]s,
Alex.[/quote]

O Negócio é não ficar discutindo mesmo… ambos tem suas vantagens e desvantagens, mas nao creio que o netbeans seja para ficar longe do código java… ele tem suas facilidades com os wizards, mas desenvolver uma aplicação não tem como fugir do código.

Agora vou dar minha opnião para ambos, o que mais gosto do eclipse é o editor java de códigos, imbatível!!!..mas ultimamente estou utilizando o netbeans por que é um saco ficar catando plugin…e quando baixa uma vesão completa ele perde a performance eu ultimamente estou utilizando somente o netbeans mesmo.

Gostava muito de utilizar o eclipse com o amateras para web e sysdeo plugin era muito rápido, mas a cada nova versão do jsp, JSF da vida o plugin nao atende mais,isto é, morreu no tempo, que é uma pena!!

abs

Putz… falha minha, eu achei que era mantido pela Sun/Oracle. Bom vivendo e aprendendo :slight_smile:

Sobre a questão da discução de qual é o melhor, realmente não vale apena criar briga sobre isso, até porque o tópico é Eclipse 3.6, que já é uma boa notícia.
Aliás, a tempos atrás eu li na JM que a Eclipse Foundation estava criando um core novo pro Eclipse, que seria o Eclipse 4, com uma proposta bem diferente das versões anteriores, alguém tem alguma notícia sobre isso ?

Abraços,
Alex

Creio que não, tem muito discussão na lista de desenvolvedores pro Netbeans 7, com muita novidade explorando os recursos do JavaSE7.

Olá

[quote=Mauricio de Mello]
Netbeans 6.9 é a ultima versão??? depois ja eras?[/quote]

Sim, foi anunciado quando do lançamento. Como escrevi, sairão novas versões só se a comunidade assumir. E isto depende da Oracle deixar. No atual momento de debandada geral dos javeiros da Oracle, as chances são mínimas.

[]s
Luca

[quote=Luca]Olá

[quote=Mauricio de Mello]
Netbeans 6.9 é a ultima versão??? depois ja eras?[/quote]

Sim, foi anunciado quando do lançamento. Como escrevi, sairão novas versões só se a comunidade assumir. E isto depende da Oracle deixar. No atual momento de debandada geral dos javeiros da Oracle, as chances são mínimas.

[]s
Luca[/quote]

Oi Luca, vc pode por favor postar o link dessa notícia?

[]´s

Acho estranho existir git embutido e svn não… pq não colocam tudo lá e pronto?

Depois que instalei percebi que o Git não veio nativo não, tive que instalar pelo Eclipse Marketplace.

Puts… estava executando a ultima versão do eclipse e ele fechava sozinho… :shock:
Ainda bem que tem um novo :smiley:

Olá

[quote=davidbuzatto]

Oi Luca, vc pode por favor postar o link dessa notícia?

[]´s[/quote]

Não lembro, foi em um blog ou no twitter de um dos muitos que sairam da Sun. No roadmap do Netbeans não aparece mais nenhuma versão: http://netbeans.org/community/releases/roadmap.html

Saiu também esta notícia http://netbeans.dzone.com/announcements/netbeans-70-plans-uncovered-ne
Mas foi primeiro de abril…

[]s
Luca

Então, no roadmap já tem o intervalo para a próxima release (15 julho - 15 dezembro), só falta o nome. Essa do blog eu tbm vi, mas não botei fé não.

[quote=Luca]Saiu também esta notícia http://netbeans.dzone.com/announcements/netbeans-70-plans-uncovered-ne
Mas foi primeiro de abril…[/quote]
Essa foi boa :wink:

Eu não acredito que a versão 6.9 seja a última. Minha intuição é que a próxima versão, provavelmente “7.0”, vai sair junto com o Java 7. Pq veja só. Quando foi sair a versão após a 6.5.1, que seria teoricamente a 7.0, eles muduram para 6.7. E olha que já tinha saído o M1 sob o nome de NetBeans 7.0 M1, mas no final acabou virando 6.7. Acho que é marketing… Tá certo que nessa época a Oracle ainda não tinha adquirido a Sun, mas…

Enfim, espero que o NetBeans continue a ser desenvolvido, seja pela comunidade, ou pela Oracle.

[]´s