Terminando um projeto de página amarelas com (seam (nunca mais) + ejb3 + richfaces).
Em casa vou começar um projeto de gerenciamento de contatos e relacionamentos para fotógrafos, quase um orkut para fotógrafow e modelos, será feito em RoR. E também precisando dedicar muito mais tempo para meu projeto de gestão financeira pessoal, esse é com vraptor.
porque nunca mais o Seam Luiz?
Prefiro usar apenas o Richfaces, tivemos muitos problemas de performance, o know how da equipe é pequeno em Seam, o que também colaborou, mas ele não me trouxe nada que eu não fiz com melhor performance de maneira mais simples e rápida com o Richfaces apenas.
Talvez em outro cenário ele seja mais útil, mas pros projetos em geral que tenho feito com JSF não vejo nada que ele agregue, alias, ele mais complicou do que falicitou, eu achei.
Mas vou tentar estudá-lo um pouco mais (se for usá-lo de novo) para realmente explorar melhor o framework.
Atualmente tenho trabalhado com LDAP, Leituras biometricas e SmartCards, fora isso estou me preparando para iniciar um novo projeto estudando JSF, EJB3, Seam, Spring, OSGi, DDD e metodologias ágeis.
[b]Luiz Aguiar[/b] por que vc vai utilizar o vraptor, você não gostou de utilizar o JSF?
P.S Visitei seu site de fotografias e gostei bastante parabens.
Abraços a todos.
JSF para “sistemas empresariais” que rodem sobre http é viável, para sites de serviços eu acho inviável.
Por isso opitei por usar um framework de controle que me dê muito em perforce de desenvolvimento e deixa a parte de interface mais customizável possível, o que não se tem quando se usa JSF, pra alterar um componentizinho de nada, é uma parto.
Pow, brigado mesmo amigo, valeu!
Sabe, também acho que tanto o Seam quanto JSF não são boas escolhas para sites, tendo em vista que os sistemas ficam um pouco pesados para o número de usuários que irão acessar o sistema
Mas olha, quando lidei com Seam não achei ele tão lento não. Mas usar Spring + JSF é bem “limpo” e mais leve
pq o JSF não é uma boa escolha?
Nunca usei muito o JSF mas ele não faz tudo usando POST ao invés de usar GET também? Só isso já acaba com qualquer utilidade do framework para criação de sites e não “sistemas empresariais”
Fora a perfomance e o fato dos componentes serem difíceis de alterar, como já disseram
Decidir entre VRaptor ou Seam é a velha discussão de framework Action vs. Component Based. Eu prefiro e me sinto bem mais confortável com frameworks action
Na minha opinião:
- Por ser um framework component-based, para os componentes poderem manipular dados, eles precisam de um estado. O estado de um componente geralmente fica na sessão ou no cliente (isso é configurável)
- JSF pode ser integrado com Javascript, mas é um pouco chata a integração. Mas como geralmente sites não são sistemas, utilizar um site “scriptful” é muito mais vantajoso. Utilizar por exemplo extJS ou GWT.
- Conheço sites que foram feitos em JSF (inclusive um deles eu ajudei a desenvolver) mas, com JSF não é possivel ter páginas “bookmarkable”, somente se você utilizar alguma coisa especialmente pra isso ou fazer alguma “gambi”. Por exemplo, o Seam permite usar páginas JSF que possam ser colocada como bookmarks, mas não é tão fácil assim.
- Há opções muito mais produtivas e rápidas do que JSF, até Struts é muito mais rápido (não em produtividade, mas sim em velocidade real da aplicação). Nunca usei VRaptor, mas parece ser uma boa opção para desenvolvimento rápido e sites mais leves. SpringMVC também
Na real não é que o JSF seja ruim (eu até sou entusiasta da tecnologia), mas acho que para sites, há opções bem melhores.
[quote=Luiz Aguiar]
Pow, brigado mesmo amigo, valeu![/quote]
[MODO-FORA-DO-TOPICO]
Sem querer desvirtuar o assunto, mas você é fotógrafo profissional, certo?
Desculpa ai gente, é que aproveitei a oportunidade pra perguntar, pq o cara manda bem nas fotografias.
[/MODO-FORA-DO-TOPICO]
Bom, retornando ao tópico, eu gosto do Seam, mas ele se dá bem com JBoss na minha opinião. Ainda uso mais JSF e RichFaces também em Tomcat, e agora no Jetty, acho mais viável.
Sou sim brother, qualquer coisa fique à vontade para me enviar MP pra trocarmos idéias.
[]'s
Luiz vc trabalha com fotografia ou com TI??? ou com os 2??? de onde tira tempo para os 2? pelo jeito q o mercado de TI anda é melhor apelar mesmo para outras alternativas…
Trabalho com dois Luis, como infelizmente não me mantenho apenos com fotografia, e tbm sou formado em “informatica” tbm trabalho com TI, mas é por gosto pessoal, nem tanto por mercado, 20 mil que eu ganhe em TI não me da a mesma satisfação pessoal/profissional de ganhar 5 com fotografia
Mas levo as duas profissões e não faço uma com mais ou menos dedicação que a outra