Existem diversas linguagens de programação e fico encucado com tanta coisa que tem para aprender…Sou iniciante e tenho um amigo que me falou que o início é o mais difícil, tipo tem todo o processo de se estudar a lógica de programação e algoritmos, programação orientada a objetos(que é a base pra tudo acho ), e a primeira linguagem de sua escolha…
Depois disso me falou que fica mais fácil pegar outras coisas…
Ele esta certo ? é assim mesmo ?
Cada pessoa tem uma forma de aprender programação. Depois que você entende a lógica, é fácil fazer o básico.
Houve uma discussão recente aqui sobre essa questão de programação - De Fisioterapia para Data Science - Ajuda
A minha opinião PESSOAL é que primeiro deve-se estudar lógica de programação (simples, portugol mesmo), e depois ir direto para a linguagem que você quer trabalhar.
Diversificar linguagens, no início, pode gerar confusões desnecessárias. Então, meu ponto de vista, é: veja o que você quer fazer com programação, veja qual a linguagem mais apropriada para aquilo, e se aperfeiçoe nela.
Aos poucos você vai estudar outras coisas, outras tecnologias, outras linguagens, UML, padrões de projeto etc etc etc.
Mas dê um passo por vez: comece com um conhecimento sólido (e muitos projetos reais, para praticar) numa linguagem só.
E saiba que para tudo existe uma ferramenta apropriada. Se você pretende fazer data mining, por exemplo, vai ser muito mais fácil usar Python do que C.
Eu estou procurando na net cursos para iniciantes e achei aos montes… tá difícil de escolher kkkkkk
Já saquei que o mais importante é a base , achei na udemy um muito bem avaliado ,onde o instrutor fala que ensina usando Visual G e um pseudo código chamado Portuguol… sera que esse método é bom ou o melhor é aprender usando uma linguagem real tipo java…?
@ds1990 olha só… na Udemy você tem a opção de assistir a algumas aulas dos cursos, antes de comprar eles. Vou te enviar um link de um curso que eu sempre recomendo para os novatos, porque eu acho a didática do professor excelente para entender a lógica básica de programação:
Assista às aulas experimentais e veja se você consegue se adaptar à didática dos professores. Escolha o que você melhor conseguir compreender a lógica. É uma escolha muito pessoal.
O que vc acha desse aqui ? tava pensando em comprar
Algoritmos e Lógica de Programação 2021 - O Curso COMPLETO | Udemy
Como te falei: é uma opinião muito pessoal. Você precisa ver qual professor que VOCÊ se identifica com a metodologia.
Outra coisa… fique atento aos cursos da Udemy. Se encontrar algum caro, coloque na sua lista de desejos e deixe lá umas semanas. Quando você menos esperar, ele vai aparecer com um superdesconto, entre uns 22 e 25 reais, em média.
Lembre de selecionar um trecho da mensagem de quem você está respondendo, para que a pessoa receba a informação de resposta e possa te responder mais rápido.