Dúvida sobre estudo de programação !?

Existem diversas linguagens de programação e fico encucado com tanta coisa que tem para aprender…Sou iniciante e tenho um amigo que me falou que o início é o mais difícil, tipo tem todo o processo de se estudar a lógica de programação e algoritmos, programação orientada a objetos(que é a base pra tudo acho ), e a primeira linguagem de sua escolha…
Depois disso me falou que fica mais fácil pegar outras coisas…
Ele esta certo ? é assim mesmo ?

Cada pessoa tem uma forma de aprender programação. Depois que você entende a lógica, é fácil fazer o básico.

Houve uma discussão recente aqui sobre essa questão de programação - De Fisioterapia para Data Science - Ajuda

A minha opinião PESSOAL é que primeiro deve-se estudar lógica de programação (simples, portugol mesmo), e depois ir direto para a linguagem que você quer trabalhar.

Diversificar linguagens, no início, pode gerar confusões desnecessárias. Então, meu ponto de vista, é: veja o que você quer fazer com programação, veja qual a linguagem mais apropriada para aquilo, e se aperfeiçoe nela.

Aos poucos você vai estudar outras coisas, outras tecnologias, outras linguagens, UML, padrões de projeto etc etc etc.

Mas dê um passo por vez: comece com um conhecimento sólido (e muitos projetos reais, para praticar) numa linguagem só.

E saiba que para tudo existe uma ferramenta apropriada. Se você pretende fazer data mining, por exemplo, vai ser muito mais fácil usar Python do que C.

2 curtidas

Eu estou procurando na net cursos para iniciantes e achei aos montes… tá difícil de escolher kkkkkk
Já saquei que o mais importante é a base , achei na udemy um muito bem avaliado ,onde o instrutor fala que ensina usando Visual G e um pseudo código chamado Portuguol… sera que esse método é bom ou o melhor é aprender usando uma linguagem real tipo java…?

@ds1990 olha só… na Udemy você tem a opção de assistir a algumas aulas dos cursos, antes de comprar eles. Vou te enviar um link de um curso que eu sempre recomendo para os novatos, porque eu acho a didática do professor excelente para entender a lógica básica de programação:

1 curtida

Assista às aulas experimentais e veja se você consegue se adaptar à didática dos professores. Escolha o que você melhor conseguir compreender a lógica. É uma escolha muito pessoal.

2 curtidas

O que vc acha desse aqui ? tava pensando em comprar
Algoritmos e Lógica de Programação 2021 - O Curso COMPLETO | Udemy

Como te falei: é uma opinião muito pessoal. Você precisa ver qual professor que VOCÊ se identifica com a metodologia.

Outra coisa… fique atento aos cursos da Udemy. Se encontrar algum caro, coloque na sua lista de desejos e deixe lá umas semanas. Quando você menos esperar, ele vai aparecer com um superdesconto, entre uns 22 e 25 reais, em média.

1 curtida

Lembre de selecionar um trecho da mensagem de quem você está respondendo, para que a pessoa receba a informação de resposta e possa te responder mais rápido.

1 curtida