Não tenho 100% de certeza sobre o que postei esteja correto, mas talvez ter dito que “todas as classes são modelos e as views são os xhtml” tenha sido equivocado. Quando o projeto é bem feito, no JSF as classes costumam fazer parte do modelo, acredito que seja possível usar o ManagedBean como controle, mas não seria recomendável.
Pq na minha opinião o modelo e responsável pela persistência e pelas validações ou estou errado?
E gente estou programando em Java SE pelo amor de Deus não estou usando Java EE e tambem queria fazer uma modelagem que sirva para outras codificações em outras linguagens que usem o MVC.
Obrigado
Neste âmbito, sugiro considerar o seguinte:
Telas + listeners: view
Crie uma camada de controle, isolada
Crie as services necessárias.
Crie DAOs isolados
Acho que é isso
Não sei programar em PHP, mas dei uma pesquisada sobre “framework web PHP” e encontrei um que me parece fácil de usar:
Na documentação explica como usar o MVC, caso não queira usar um framework, vc pode implementar parecido.
Agora fiquei perdido. De onde veio o PHP para essa história?
Nao sei qual valor disso pro Negócio dele, mas parece que ele quer usar esse diagrama e implementar em mais de uma tecnologia seguindo a mesma arquitetura. Mas não ficou claro o que ele quer fazer com Java e PHP.
Teoricamente, a modelagem deveria permitir implementação em qualquer linguagem.
Me parece mais um trabalho acadêmico.
Mas, não faz sentido implementar em duas linguagens.
Também não entendi o sentido de nada, parece ser academico mesmo.
Galera relaxa esquece que eu disse sobre usar modelo para implementar em duas linguagens de programação
Obs: isso não e um trabalho acadêmico pois já sou formado em Analise de Sistemas minha duvida e pq na faculdade onde aprendi só ensinaram de um model para outro.
Tranquilo, pq essa preocupação toda com diagrama de UML faz parecer ser acadêmico.
@javaflex to modelando um sistema de controle de estoque só para exercitar Ok!! Abraços a todos do Forum!!!
Ola galera surgiu outra duvida em Mvc.
Os métodos de verificação de campos em branco e validação do CPF fica em que Parte do MVC?
No modelo ou na Controle?
Obrigado.
Resumindo: No modelo.
Pois @javaflex se e no modelo então que tenho que fazer a validação tenho que criar outra classe para validar contendo somente os métodos de validação ou posso fazer na mesma classe Usuario?
E na hora de Logar eu posso fazer um metodo na classe validar para realizar o login ou tambem posso fazer na classe usuario.
Exemplo:
public class Usuario {
private String nome;
private String email;
private String usuario;
private String senha;
public String getNome() {
return nome;
}
public void setNome(String nome) {
this.nome = nome;
}
public String getEmail() {
return email;
}
public void setEmail(String email) {
this.email = email;
}
public String getUsuario() {
return usuario;
}
public void setUsuario(String usuario) {
this.usuario = usuario;
}
public String getSenha() {
return senha;
}
public void setSenha(String senha) {
this.senha = senha;
}
}
import javax.swing.JOptionPane;
public class validacao {
public void validarCampos(Usuario u) {
if (u.getNome().isEmpty() || u.getEmail().isEmpty() || u.getUsuario().isEmpty() || u.getSenha().isEmpty()) {
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Por Favor Preencha Todos os Campos!!!!", "AVISO", JOptionPane.ERROR_MESSAGE);
} else {
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Usuario Cadastrado com Sucesso!!!!", "AVISO", JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE);
}
}
}
Portanto que fique no model, pra MVC não importa o como vai ser feito. Eu prefiro fazer validações em classes separadas. No caso do Java é mais prático usar bean validation.
Obs.: JOptionPane é view, não deverá ter isso no model.
@javaflex se não posso usar o JOptionPane em outras camadas como vou carregar minhas consultas do banco na camada Dao se não posso usar o ArrayList.
E eu não estou implementando o meu código em JavaEE e sim JavaSE
Onde viu que nao pode usar ArrayList? Voce vai retornar uma List com as validações ou consultas. JOptionPane só na view Swing.