Dúvida de como descrever conhecimentos no currículo

[quote=norbAns]Olá pessoal!

Comecei a estudar Java em abril desse ano, iniciamente a partir do livro ‘Use a Cabeça Java’ e da apostila FJ-11 da Caelum. Depois de alguns meses comecei a estudar Java para Web, através da apostila FJ-21 da Caelum e também através de diversos tutoriais.

Consigo tranquilamente desenvolver um CRUD com controle de acesso usando Servlets/JSP ou com frameworks como Spring MVC e VRaptor, além de fazer a persistência dos dados através de JPA/Hibernate ou JDBC.

Estou cursando o 4º semestre de SI e comecei a procurar um oportunidade na àrea, atualmente sou analista de infra. E começou a surgir algumas dúvidas de como explicitar esses conhecimentos no meu currículo. Por exemplo, devo definir como conhecimentos básicos o que tenho estudado? Através da situação que descrevi, tenho condições de procurar uma oportunidade como programador júnior ou estágio?

Obrigado.[/quote]

ja vi alguns plenos com menos conhecimentos do que você disse ter…

na real, com esse conhecimento ja daria para ser junior sim, mas sem alguma experiência comprovada, acho que vai te faltar oportunidade (assumindo que você “conhece” isso, as vezes especialmente no começo agente acha que ja sabe bastante coisa masvai ver ainda está no básico e tem um monte de coisa que não pensamos… enfim)…

eu recomendo primeiro de tudo tirar a ocpjp, ao menos a antiga scjp com o devido estudo era relativamente facil de tirar e isso tem certa valorização para quem está começando, vale a pena.

o segundo passo seria ir para um estagio em uma empresa “de nome”, você precisa agora é montar curriculum, como eu sei que estagio paga uma micharia, eu diria que no quarto mês se não te disserem nada quanto a “vamos te efetivar para programador jr em breve”, você deva procurar isso por conta própria…

[quote=maior_abandonado][quote=norbAns]Olá pessoal!

Comecei a estudar Java em abril desse ano, iniciamente a partir do livro ‘Use a Cabeça Java’ e da apostila FJ-11 da Caelum. Depois de alguns meses comecei a estudar Java para Web, através da apostila FJ-21 da Caelum e também através de diversos tutoriais.

Consigo tranquilamente desenvolver um CRUD com controle de acesso usando Servlets/JSP ou com frameworks como Spring MVC e VRaptor, além de fazer a persistência dos dados através de JPA/Hibernate ou JDBC.

Estou cursando o 4º semestre de SI e comecei a procurar um oportunidade na àrea, atualmente sou analista de infra. E começou a surgir algumas dúvidas de como explicitar esses conhecimentos no meu currículo. Por exemplo, devo definir como conhecimentos básicos o que tenho estudado? Através da situação que descrevi, tenho condições de procurar uma oportunidade como programador júnior ou estágio?

Obrigado.[/quote]

ja vi alguns plenos com menos conhecimentos do que você disse ter…

na real, com esse conhecimento ja daria para ser junior sim, mas sem alguma experiência comprovada, acho que vai te faltar oportunidade (assumindo que você “conhece” isso, as vezes especialmente no começo agente acha que ja sabe bastante coisa masvai ver ainda está no básico e tem um monte de coisa que não pensamos… enfim)…

eu recomendo primeiro de tudo tirar a ocpjp, ao menos a antiga scjp com o devido estudo era relativamente facil de tirar e isso tem certa valorização para quem está começando, vale a pena.

o segundo passo seria ir para um estagio em uma empresa “de nome”, você precisa agora é montar curriculum, como eu sei que estagio paga uma micharia, eu diria que no quarto mês se não te disserem nada quanto a “vamos te efetivar para programador jr em breve”, você deva procurar isso por conta própria…[/quote]

Realmente, ficar 6 meses estagiando sem perspectiva de ser efetivado é tenso…

Vale mais a pena então procurar outra boa empresa pra estagiar mais 6 meses, pelo menos enche o currículo…

Fico “de cara” com esse pessoal que estagia durante 2 anos, e acha que vai ser efetivado no final. Fico fulo da vida com empresas que só se aproveitam de estagiários…

[quote=gomesrod]Dependendo dos seus conhecimentos não precisa ser estagiário.

Duas coisas para você refletir (mas seja sincero consigo mesmo!)

  • Realmente consegue fazer as atividades que descreveu no post inicial sem supervisão? Se você chegar na empresa e te passarem um trabalho básico (por exemplo, adicionar um campo novo em uma tela, e ir fazendo as alterações necessárias para gravar esse campo no banco de dados junto com os demais) você faria sem problemas? Ou se a aplicação estivesse dando um erro, saberia por onde começar a procurar?

  • Na área de infra você tem vivência com sistemas? Coisas do tipo… o que costuma dar pau? Quais os componentes de infra que mantém um sistema no ar? Quais as rotinas de manutenção? Qual o processo seguido quando o usuário encontra um erro? etc… o que quero saber é: você se considera um cara que, apesar de ainda não programar, tem experiência na área de TI ? )[/quote]

Sim para as duas perguntas. Tenho grande vivência em administração de servidores e suporte a sistemas. Obrigado por colaborar com essas duas colocações, precisava de algo assim para pensar sobre minha dúvida.

Falou e disse Ruttmann, agora eu realmente acho que é uma boa fazer um tempo de estágio (que seja até mesmo 2 anos) pra experiência mais estando sempre na atividade no mercado de trabalho para buscar outro senão obtiver nenhuma expectativa de crescimento profissional!

Depende, se eu tivesse 18, 19, 20 anos e não precisasse pagar aluguel, faculdade e todo tipo de despesa que um adulto tem, não me importaria em ficar 2 anos estagiando.

Depende, se eu tivesse 18, 19, 20 anos e não precisasse pagar aluguel, faculdade e todo tipo de despesa que um adulto tem, não me importaria em ficar 2 anos estagiando.
[/quote]

Com certeza mas cada um tem uma visão e “necessidade” do que é melhor para si!