Diferença entre Programador, Arquiteto de Software

Cara…

como é que vc espera que os outros te valorizem se nem vc mesmo está se dando valor?

[quote]Cara…

como é que vc espera que os outros te valorizem se nem vc mesmo está se dando valor? [/quote]

Essa foi deveras sábio, vou refletir sobre isso intensamente!

ganho mais que vc …huhuhhu

vai chorar que vc ganha mais …

só sabe reclamar da vida…

Nunca…um gerente de projetos deve ter outras competências…saber programar jamais…

o dia em que vc tiver a oportunidade de trabalhar com um verdadeiro gerente de projetos, verá q sua afirmação não faz sentido… (embora haja poucas pessoas boas nessa área)

boa fracassado,

[quote]raf4ever
Discordo.
O skill mais importante de um GP é saber lidar com GENTE,o ativo mais importante de qualquer projeto.[/quote]
Obvio, saber lidar com gente é imprescindível em qualquer cargo que lida com pessoas, grupos… Desde um chefe de empregadas domesticas até nós programadores.
Porém, eu acho que para ser um bom gerente de projetos deve pelo menos ter tido um tempo como desenvolvedor e acrescentaria de analista também!

[quote]Nunca…um gerente de projetos deve ter outras competências…saber programar jamais…

o dia em que vc tiver a oportunidade de trabalhar com um verdadeiro gerente de projetos, verá q sua afirmação não faz sentido… (embora haja poucas pessoas boas nessa área)[/quote]
Está bem errado, tenho um amigo que trabalha em uma empresa onde o gerente de projeto já foi desenvolvedor, pelo que sei, ela está amando essa situação. Os prazos dos casos de uso são mais confiáveis, pois o gerente tá mais por dentro e pode opinar, especialmente quando chega um analista que não sabe porra nenhum e estima um prazo muito doido. Sem falar que é mais difícil de enrolar, ou seja, dificilmente um profissional fraco vai conseguir levá-lo na lábia.

[quote=fabioEM]boa fracassado,

[quote]raf4ever
Discordo.
O skill mais importante de um GP é saber lidar com GENTE,o ativo mais importante de qualquer projeto.[/quote]
Obvio, saber lidar com gente é imprescindível em qualquer cargo que lida com pessoas, grupos… Desde um chefe de empregadas domesticas até nós programadores.
Porém, eu acho que para ser um bom gerente de projetos deve pelo menos ter tido um tempo como desenvolvedor e acrescentaria de analista também![/quote]

Então me responda : Pra ser um grande treinador de futebol é necessário antes ter sido um craque?

Não disse que dever ser o GURU na programação, mas sim deve ter pelo menos boas noções. E, não existe uma receita de bolo para o sucesso. Acho que vai ajudá-lo a melhor administrar uma equipe de desenvolvedores e tudo mais. Penso que quanto mais se sabe melhor é.
OBS: O Felipe Scolari é um exemplo, o cara não era o fodão no futebol, mas tinha uma boa noção. :lol: :lol: :lol: :lol:

http://www.ibm.com/developerworks/forums/thread.jspa?messageID=14656510

[quote=fabioEM]
Porém, eu acho que para ser um bom gerente de projetos deve pelo menos ter tido um tempo como desenvolvedor e acrescentaria de analista também![/quote]

Isso é o mesmo que dizer que um programador só é bom se tiver PMP e conhecer o PMBOK a fundo. :smiley:

Não, acho que o cara deve ter as bases para poder fazer melhores escolhas. Sem que falar que PMP e PMBOK são certificações bem específicas da área de gerência e bem lá no topo. Acho que se deve começar passo a passo. estágiário, desenvolvedor, analista de sistemas… :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
e depois de ter sofrido um poquinho gerente de projetos :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Mas pode ser logo gerente de projetos!!!Mas as chances de se dar mal são grandes :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Acho que antes de tentar ser gerente de projetos, você deve refletir a fundo se você quer ser mesmo gerente de projetos.
Eu assumi tarefas de coordenação à dois anos. Não posso negar, apesar do perfil do meu cargo ter mudado, ainda adoro o que faço.
Mas sempre gostei de lidar com gente (não sou professor à toa).

Mas é um mundo completamente diferente, e é importante que vocês estejam atentos:
a) Você praticamente não vai mais programar: Aliás, seus conhecimentos na área de informática vão te ajudar a escolher tecnologias, dar diretrizes, prometer prazos, e entender quando seu desenvolvedor está com problemas, mas só. Quem curte muito a programação, pode se sentir frustrado ou improdutivo, pois seu desempenho técnico (se você ainda tiver atividades relacionadas) vai cair, e muito.

b) Você vai ter que lidar com pessoas: Logo você vai sentir falta de conceitos de administração e, o pior de tudo, vai ver que lidar com pessoas é muito complicado. Especialmente porque muitas vezes você precisa entender o que elas não dizem, manter-se calmo em situações hostis, gerenciar pessoas que querem puxar seu tapete, ou que agem de maneira não ética. Você deverá responder à direção da empresa e à gerencias e ter um conhecimento bem claro sobre seu papel (e de todos os outros) na hierarquia. Você deve entender que existem diferentes tipos de pessoa, com diferentes linhas de pensamento, e que todos os tipos são importantes. Administrar como melhor usa-los, é seu papel;

c) Você vai assumir responsabilidades: Suas decisões passam a ter impacto muito mais profundo na organização. Você deve entende-los, não só do ponto de vista de software, mas também do negócio. Você deve entender o que representa o caminho a ou b para os demais setores da empresa. O que pensa o departamento comercial. O que está sendo desenvolvido em outras áreas. Quando você deve ser purista, e quando você deve fazer um software porco, com programadores de baixo custo, para atender uma demanda urgente. E vai ver que assumir responsabilidade pelos seus erros é bem mais difícil do que parece quando a coisa desanda feio.

d) Você terá que ser político: Existe um papel político importante no cargo. Você deve participar de diversas reuniões, com sua equipe, com outras equipes e com as chefias. Deve entender quando deve ceder membros de sua equipe para know-how transfer, a custo do tempo do seu projeto. Deve entender quando deve lutar por um funcionário, e quando deve dizer não. E tem que aprender a dizer não, a contratar e a demitir.

e) Você terá que entender os custos envolvidos nas coisas: E como otimizar esses custos. Bem ou mal, você passa e entender pq administradores chamam pessoas de “recusos humanos”. E passa a ver que há sim, custo envolvido em tudo. Atribuir tarefas de acordo com esses custos e risco é uma escolha o gerente. Aprender a quando arriscar passar algo mais complexo para um jr., ou mesmo seguir a orientação de um senior, e justificar porque gastou esses recursos desse jeito é um papel seu. Entender as expectativas de retorno sobre investimento da diretoria, e pensar em meios de atender as demandas do comercial sobre captação de recursos do sistema também.

Esqueça. Não vai mais existir o fato de você simplesmente chegar na empresa, fazer seu serviço e ir embora com a cabeça tranquila.
Um cargo de gerência envolve decisões, frustrações, e um bom tanto de solidão (não pense que seus colegas de trabalho continuarão tão colegas seus depois que você assumir o cargo).

As vantagens? Novos (e grandes) desafios, respeito, e boa remuneração.

Não há mal nenhum em ser um bom técnico. Muitas empresas de grande porte tem ótimas oportunidades para seniores, com bons salários. Pense bem na escolha pois é uma decisão sem volta.
Uma vez na área gerencial, dificilmente uma empresa te chamará para ser técnico novamente.

Falou e disse Vini!

se eu mandar alguém ir a merda porque quebrou a minha barra de rolagem, eu vou ser banido?!

Obs.: ótimo post Vini

Na verdade é tudo programador sendo que o arquiteto seria tipo um Jedi e o programador um aprendiz de Jedi…

É até um problema quando o gerente de projeto acha que sabe alguma coisa da parte técnica, pois quer impor “maluquices” dentro do projeto achando que está descobrindo a chave do sucesso para o projeto. Deveriam ter mais foco em gerenciar pessoas, atendimento das reais necessidades da empresa, alocar as pessoas certas nas tarefas certas, motivação da equipe e outras coisitas mais.

Acho que é importante saber disso antes de começar a trilar um caminho na sua carreira profissional, pois você vai ter que exercitar skills diferentes.

[quote]
ViniGodoy
Mas é um mundo completamente diferente, e é importante que vocês estejam atentos:
seus conhecimentos na área de informática vão te ajudar a escolher tecnologias, dar diretrizes, prometer prazos, e entender quando seu desenvolvedor está com problemas, mas só[/quote]

seus conhecimentos na área de informática vão te ajudar a escolher tecnologias
Isso mesmo, ou seja, quanto mais se sabe e se já programou melhor ainda :lol: :lol: :lol: :lol:
Só confirmou o que penso.

na empresa onde eu trabalho nao tem essa divisão rigida. o cara senior tambem pode ser arquiteto, só nao rola é junior ou estagiario ser arquiteto pois isso seria ridiculo.

eu sou a favor de eleger sim um arquiteto pra os sistemas, principalmente se são grandes, PORÉM, o cara não deve só ficar nisso de encher o saco dos outros e só ficar posando de bonito com gerente. o cara tem que enfiar a mão na massa.

já fui arquiteto de maneira não oficial, foi preciso alguem assumir a rédea tecnologica de um portal que estavamos construindo. porém, uma vez definido entrei junto com o restante da equipe pra fazer o serviço.

acho que é assim que deve ser, nego não deve ficar crescendo o olho e bater no peito dizer: ‘SOU ARQUITETO’ porque só conseguirá fazer papel de otário e chato perante a equipe. :lol:
este modelinho fechado já tá acabando pois na maioria das empresas o que conta é agilidade e não burocracias imbecis.

Na boa galera cada questionamento!

O que pesa mais 1KG de chumbo ou 1KG de algodão?