Devo fazer comentários em todos os meus códigos?

Tente ser mais objetivo @andrebmarinho, ficar dando voltas no assunto só confunde a galera, voltando ao assunto relacionado a “boas práticas” e “comentários no código”, eu creio que já chegamos num consenso. Basta entender o ponto de vista que estou apontando aqui. Existem momentos em que os comentários são importantes. Por exemplo: vamos supor que você tenha um trecho em seu código que vai demandar um tempo de processamento alto ou a disponibilidade de um recurso, ou também quando não se consegue colocar um nome em um método que explique o porquê o desenvolvedor tomou aquela decisão… Nesses casos isso pode ser útil e sim, é uma boa prática.

A minha resposta desde o começo vou simplificar para que a @GabsCH, que fez a pergunta, entenda de uma forma mais simples, pois “nosso amiguinho” está começando agora na área da programação!

1 curtida

Sim, eu acredito que entendi seu ponto.
Você está pedindo referência de livros para dar validade as opiniões apresentadas. Acho justo.

O meu ponto é, se você for apresentar um livro como referência, que não seja um livro apenas baseado na opinião de outra pessoa (mesmo que essa pessoa seja o Robert C. Martin!).

Como eu desconheço estudos utilizando método científico sobre esse assunto e conheço gente com opinões pró e contra, eu considero isso uma questão de opinião. Mesmo que uma opinião seja muito mais popular que outra.

1 curtida

Obrigada por lembrar que sou uma iniciante, me ajudou a entender o emaranhado de informações novas. É difícil se situar com tantas informações e opiniões muitas vezes fortes sobre um assunto aparentemente simples.
@jrbyte thank you

A questão é simples: o comentário vai deixar o programa mais fácil de ser entendido ou só adicionar ruido?

Isso vale não só pra avaliar se vai comentar ou não, como também pra avaliar o que você vai escrever no comentário.

1 curtida