Tente ser mais objetivo @andrebmarinho, ficar dando voltas no assunto só confunde a galera, voltando ao assunto relacionado a “boas práticas” e “comentários no código”, eu creio que já chegamos num consenso. Basta entender o ponto de vista que estou apontando aqui. Existem momentos em que os comentários são importantes. Por exemplo: vamos supor que você tenha um trecho em seu código que vai demandar um tempo de processamento alto ou a disponibilidade de um recurso, ou também quando não se consegue colocar um nome em um método que explique o porquê o desenvolvedor tomou aquela decisão… Nesses casos isso pode ser útil e sim, é uma boa prática.
A minha resposta desde o começo vou simplificar para que a @GabsCH, que fez a pergunta, entenda de uma forma mais simples, pois “nosso amiguinho” está começando agora na área da programação!
Sim, eu acredito que entendi seu ponto.
Você está pedindo referência de livros para dar validade as opiniões apresentadas. Acho justo.
O meu ponto é, se você for apresentar um livro como referência, que não seja um livro apenas baseado na opinião de outra pessoa (mesmo que essa pessoa seja o Robert C. Martin!).
Como eu desconheço estudos utilizando método científico sobre esse assunto e conheço gente com opinões pró e contra, eu considero isso uma questão de opinião. Mesmo que uma opinião seja muito mais popular que outra.
Obrigada por lembrar que sou uma iniciante, me ajudou a entender o emaranhado de informações novas. É difícil se situar com tantas informações e opiniões muitas vezes fortes sobre um assunto aparentemente simples. @jrbyte thank you