Sejam bem vindos ao maravilhoso mundo do software proprietário!
Bem com isto devo dar adeus a certificação de arquiteto que queria tirar… 20k é sem condições.
Logo logo esta certificação passara ser quase que inexistente… sendo que ngn e retardado o suficiente para pagar 20k em uma certificação!
[quote=luistiagos]Bem com isto devo dar adeus a certificação de arquiteto que queria tirar… 20k é sem condições.
Logo logo esta certificação passara ser quase que inexistente… sendo que ngn e retardado o suficiente para pagar 20k em uma certificação![/quote]
JavaRanch:
[quote=luistiagos]Bem com isto devo dar adeus a certificação de arquiteto que queria tirar… 20k é sem condições.
Logo logo esta certificação passara ser quase que inexistente… sendo que ngn e retardado o suficiente para pagar 20k em uma certificação![/quote]
Caraio, 20k?!?!
Será que posso vender a minha? 10k tá na mão já
Essa forma de monetizar o Java deve trazer preocupações sérias para as empresas que oferecem
cursos Java como a Caelum e outras.
Porque se a oracle resolve estender que todas as certificações Java requerem o curso oficial deles, então
as outras empresas que já tenham algum curso voltado para certificações estarão com sérios problemas.
Não gosto de especular, principalmente porque o que a oracle decide pode mudar do dia para noite, totalmente
repentino e sem aviso prévio. A única certeza mesmo é que a oracle quer dinheiro, dinheiro dos clientes, dos desenvolvedores
e de todos em que ela conseguir arrancar.
Um profissional certificado chega a ganhar o dobro do salario de um profissional que não é certificado
[quote=benflodin]Um profissional certificado chega a ganhar o dobro do salario de um profissional que não é certificado
Não onde eu trabalho…
[quote=jubiraco][quote]
Se o cara é autodidata, então não tem interesse na certificação.
[/quote][/quote]
Não sei é bem verdade… várias pessoas aqui no fórum (eu inclusive) fizeram a certificação estudando sozinho
Acompanhamos, claro, todo movimento do mercado com atenção. Mas a coisa não é tão negativa assim como parece.
Como falei, hoje não nos afeta porque não oferecemos prepatórios para essas certificações. Mas mesmo que a SCJP entre no rolo algum dia, afetaria uma pequena parcela dos nossos alunos. A Caelum nasceu como uma alternativa aos cursos oficiais, que aliás sempre existiram. Quem tinha interesse em selo de oficial sempre procurou a Sun/Oracle e já não era nosso cliente. Nosso aluno é o que foca em conteúdo de qualidade, em prática para a realidade do mercado, e não liga muito para ser oficial ou não. A Caelum lá atrás foi pioneira em oferecer cursos com Eclipse, Struts1, Hibernate, Ant; ferramentas que todo mundo usava no mercado mas que passavam longe dos cursos oficiais.
[quote=johnny quest]
Não gosto de especular, principalmente porque o que a oracle decide pode mudar do dia para noite, totalmente
repentino e sem aviso prévio. A única certeza mesmo é que a oracle quer dinheiro, dinheiro dos clientes, dos desenvolvedores
e de todos em que ela conseguir arrancar.[/quote]
Pois é, tudo muda da noite pro dia. E parece que a Oracle fez esse movimento com essas 2 certificações por enquanto pra ver como as pessoas reagem. Acho que a longo prazo pretendem fazer com todas as certificações, mas podem voltar atrás se a manifestação popular foi muito intensa.
Na minha modesta opinião a Oracle está perigosamente começando a quebrar uma das premissas do java que é a liberdade de escolha… Onde temos a liberdade de escolher o SO, O servidor de aplicação, etc etc… Seguindo a linha de raciocionio, queremos ter a liberdade de poder escolher a escola que queremos cursar…
A venda casada não é proibida no Brasil?
O conteúdo dos cursos parece ser bem interessante. Acho até que realmente pode ser uma mão na roda pra tirar a certificação.
Mas obrigar a fazê-los é sacanagem… Discordo completamente…
Conclui a pouco tempo a primeira fase da prova de certificação, escapei desse roubada.
Conclui a pouco tempo a primeira fase da prova de certificação, escapei desse roubada.
Cuidado que você precisa fazer as 3 fases até Julho. Se quiser fazer as outras 2 depois de Julho, vai ter que fazer o curso.
[quote=Kanin Dragon]Conclui a pouco tempo a primeira fase da prova de certificação, escapei desse roubada.
Cuidado que você precisa fazer as 3 fases até Julho. Se quiser fazer as outras 2 depois de Julho, vai ter que fazer o curso.[/quote]
Realmente agora ficou complicado, visto que a partir do mês que vem ficarei 4 meses fora do país em um projeto na Irlanda.
A venda casada não é proibida no Brasil?
Acho que entraria. Mas aí depende da visão. Isso é coisa de advogado, mas é algo a se pensar. Enfim, só podemos especular, como já estamos fazendo aqui.
Sobre essa idéia de pegar o mercado de Globalcode, Caelum, Treinaweb, Dextra, etc, concordo com o Sérgio. As empresas dão os cursos, mas acho que pensam mais em ensinar a pessoa a fazer a coisa direito do que simplesmente um preparatório para cursinho. Estão bem acima de só ensinar para a pessoa a passar na prova. Quem já fez curso nas maiores sabe disso. O aluno que procura é aquele que quer melhorar em qualidade o serviço que quer fazer ou já faz.
Complicado essa atitude da oracle, acho que muita gente que estava pretendendo fazer uma das provas vai deixar de fazer por causa dessa nova exigência, eu por exemplo estava querendo fazer a SCEA agora no 2º semestre, mas agora com essa notícia não sei mais.
Acho que é por isso que o boleto que deveria chegar o mês passado ainda não veio, eles estão esperando passar o prazo…
Também comprei o voucher no mês passado e até hoje não recebi o boleto.
Realmente me revolto com esses tipos de post do pessoal que simplesmente fala que o pessoal decora, se o cara conseguir passar e decorou que deve raro pois da muito trabalho decorar tudo.
com 3 perguntas tu pega o cara no pulo.
agora me diga “se o cara é bom ele não liga pra certificação”?
e você entre 1000
que falou que você é bom???
quer dizer se o cara não tem experiência quer dizer que ele não sabe de nada e não presta.
"curso devia ser obrigatório pra que?"
ta cheio de curso PORCARIA que simplesmente é so uma leitura porca de um kathy sierra por exemplo…
onde mostra o códigos e você simplesmente copia e cola e ganha o diplominha.
como muitas pessoas dizem o curso de CSM você pode dormi na aula e ganha o certificado no final.
se quiser um diploma? É só fazer um curso…
A certificação tem outro FOCO é conhecer profundamente as tecnologias.
Queria ver um curso que caia todo conteúdo sobre a SCBCD por exemplo!!
o curso ia durar MUITO tempo pois é muito conteúdo praticamente não da pra decorar e nen aprender tudo de uma vez. tem que digerir aos poucos.
e sobre o exame a pessoa e interpretar as questões do exame pois se mudar uma frase muda a resposta…
1 - E só para completar você deve fazer um curso quando achar que ele ira te agregar!
por exemplo vou fazer o primeiro curso da minha vida, o de arquitetura da caelum pois acho que eles tem experiência para passar neste tipo de curso, coisa que não vou aprender com livros por exemplo.
2 - Hoje eu tenho condições de PAGAR um curso mais antes nunca tive e sei que essa é a situação de muita gente que esta começando.
porém consegui estudar lendo um pdf de um livro, depois comprando ele e um curso não me fez falta.
é um absurdo dizer que tudo tem que ter um curso obrigatório pois seria limitar a playboys.
3 - Frases do tipo "Joazinho tem certificação , mas la na empresa não sabe fazer " as vezes não é por que o cara colou mais sim porque ele é um [color=red]Programador Java [/color]com pouca experiência, vale lembrar que um programador não é um [color=darkred]Desenvolvedor Java[/color] o qual se tem projetar um software de forma elegante…
frequentemente o pessoal esquece disso, o SCJP tem que saber a sintaxe do java e como funciona, receber uma tarefa especificada e executar que for mandado…
Só para esclarecer alguns fatos, trouxe algumas questões extraídas do FAQ que a Oracle criou:
[quote]Why is Oracle adding a hands-on course requirement?
Many Oracle certifications require hands-on course attendance as a part of the certification path. The course requirement is being added to these certification paths to bring them in line with Oracle Certification Program?s standards for the levels of certification under which they fall.[/quote]
Ou seja, para Oracle é apenas um alinhamento para sua já existente política de certificação.
[quote]I have 10 years of experience with Java (or Oracle Solaris); do I have to complete the course requirement?
Yes. Anyone who does not hold one of the applicable certifications before August 1, 2011 will be required to fulfill the training requirement. Oracle offers a variety of courses that fulfill the requirement so that candidates can find a course that best suits their needs.[/quote]
Segundo essa resposta, você deve fazer o curso que achar necessário para complementar sua formação e não todos os cursos.
[quote=marceloquinta]PS: Eu também estou esperando (a 2 meses) meus boletos dos vouchers chegarem. Devo tirar duas ou tres. Preciso das certificações para o trabalho. Ja tentei email, telefone, sinal de fumaça e tudo mais. Nada de resposta da Oracle.
E tem mais 12 pessoas comigo aqui em Goiânia com esse problema. Está na lista do GOJava. Quem quiser “se juntar ao time” é só postar o nome lá também.[/quote]
Acho que a Oracle está enrolada com isso mesmo. Fiz a prova em novembro e nada do certificado chegar. Mandei um email e não recebi resposta. Depois de insistir com mais alguns emails, recebi uma resposta e finalmente me enviaram o certificado.
Pedimos na lista de jug-leaders para a Oracle falar alguma coisa sobre isso, mas até agora nada.
É claro que todos discordam disso, e a conclusão é que ninguém mais vai fazer essa certificação.
Para países de primeiro mundo, isso não vai afetar, pois lá eles não ligam pra certificação (só Brasil mesmo pra dar tanto valor a um pedaço de papel).
Vamos ver se hoje a Oracle fala alguma coisa.