Criar uma mini-linguagem de Programação[RESOLVIDO]

Bom, faço outros exemplos pra vcs verem, mas este é um teste simples, se quiserem ver algum com subrelatório ou algo mais complexo, ou gráficos, faço tmbém, este é um dos gerados pela minha ferramenta, que é uma api que poderá ser incorporada a qualquer código php:

Na hora de pegar a imagem, cortou o pagefooter e o restante, mas tá gerando normalmente, e com quebra de página entre outros…

[quote=eduveks][quote=xjunior][quote=eduveks] :arrow: Mas vc quer traduzir o JasperReports para PHP!? Ou seja, traduzir código Java em PHP…

:arrow: Ou quer chamar o JasperReports a partir do PHP? Ou seja, executar Java a partir do PHP…

Qual das duas??? A primeira hipótese penso que é doidera :twisted:

[/quote]
Meu amigo, é totalmente inviável ler o código java e transferir em php, estou criando uma aplicação nova com os aspectos do jasper e baseado no seu xml, não é o jasper e nem tem código fonte do jasper, é algo novo, inexistente no mundo PHP, e não quero fazer JAVA Bridge, e já estou em fase avançada de desenvolvimento desta ferramenta, já não é que quero fazer e sim acabá-la e partir pro próximo produto…
entende?

Nem tentei ler o código fonte do jasperreports, fiz tudo novo, baseado em minha lógica…[/quote]

Ok, certo… então para que a tal linguagem nova?! E o Java na conversa?

Só para executar as expressões Java do Jasper? Hummm para isto mais vale criar um interpretador na pata e nas marteladas para isto…

Pois o mundo que vc montou no PHP é incompatível e não é linear ao mundo do Jasper/Java. Portanto nenhum meio automático deve servir.

Vc tem que interpretar as expressões do Jasper da maneira que se enquadra com o teu cenário no PHP.

E quem sabe criar as tuas próprias expressões… pois podes ter coisas que o Jasper não tem, e o Jasper pode ter coisas que o teu não tem…[/quote]

Muito bom amigo, era esse tipo de coisa que tava esperando ler, pois eu estava com muitas dúvidas, pois meu tempo para terminar a solução é curto, tenho somente um mês pra terminar e integrar com metadados, e não quero tomar decisões erradas quanto a solução para este caso, odeio voltar e ter que mudar código, gosto de projetar primeiro a solução e implementá-la, cada parte do meu jasperreports em php é através de blocos e todos muito bem projetados, o que mais vc vê como solução para este caso, algo que seja o máximo possível bem implementado e bem pensado?

O interessante é que vc está certo, terá muitas outras coisas que o jasper não tem, como suporte a metalinguagem que será criado ainda, esse suporte ao java pois ele tem que ser compatível a qualquer versão do jrxml, suporte as expressoes do qrdesign(vamos ver se é importante mesmo), entre outras coisas, fraga…

um grande conselho… jogue este php no lugar dele (no lixão) e use algo que preste…

de boa php tem suas vantagens mais é para apps de pequeno porte… sites, blogs, forums e sisteminhas de pequeno porte… o que vc ta querendo é fazer algo de grande porte… o que é pouco viavel em php…

bem mas voltando a seu problema… criar uma linguagen do zero é inviavel para o que vc quer que é apenas um gerador de relatorio,
o melhor é vc usar xml… customizar uma DTD e pronto…

Bem meu é assim, a única coisa que tenho como base é que vc esta trabalhando com PHP tentando clonar o Jasper, ou partes dele, e ter alguma compatibilidade…

Agora, como chegar ao resultado final e qual o melhor caminho a seguir só tu que deve saber, pois vc sabe como esta o código PHP e o que que vc precisa fazer igual ao Jasper.

Como entendo que vc esta tentanto colocar algo semelhante, ou algo que funciona no Jasper, e que também passe a funcionar no teu. E como são duas tecnologias diferentes, não vejo outra forma a não ser “clonar”=implementar|interpretar a parte que queres ter compatibilidade com o Jasper, no caso as expressões.

Ou seja tens que fazer em PHP, pois se o teu projeto esta todo em PHP, mesmo que fosse fácil usar o Jasper e o Java para fazer esta parte, terias uma grande dependência. E se o trabalho grosso já esta feito, então por que não ficar 100% em PHP?

Também tens que pensar que ao fazer isto vc vai ter que dar suporte, resolução de bugs, etc, a algo que já existe em outra tecnologia, no caso Jasper/Java. Ou seja, tas a duplicar o esforço. Mas se é para ganhar dinheiro e se é um produto, e que vai dar um bom retorno, então talvez justifica.

[quote=luistiagos]um grande conselho… jogue este php no lugar dele (no lixão) e use algo que preste…

de boa php tem suas vantagens mais é para apps de pequeno porte… sites, blogs, forums e sisteminhas de pequeno porte… o que vc ta querendo é fazer algo de grande porte… o que é pouco viavel em php…

bem mas voltando a seu problema… criar uma linguagen do zero é inviavel para o que vc quer que é apenas um gerador de relatorio,
o melhor é vc usar xml… customizar uma DTD e pronto…[/quote]

heee como tb faço coisas em PHP, e dou suporte a aplicações PHP, nada muito grande claro, concordo plena mente :smiley:

mas PHP é um grande mercado, bom ou mau, mas tem mercado… mas não deixa de ser um tiro no pé, e talvez seja por isto que não há um Jasper bom para PHP, talvez por que quem já tentou viu que não valia a pena… talvez… não sei :twisted:

Aproveitando o gancho, gostaria de deixar um link aqui:
Let’s build a compiler
Este artigo aborda os tópicos básicos de projeto de uma linguagem.

[quote=luistiagos]um grande conselho… jogue este php no lugar dele (no lixão) e use algo que preste…

de boa php tem suas vantagens mais é para apps de pequeno porte… sites, blogs, forums e sisteminhas de pequeno porte… o que vc ta querendo é fazer algo de grande porte… o que é pouco viavel em php…[/quote]

Meu caro, sinto em dizer mas vc está completamente enganado, php tem os seus pontos fortes e fracos como outras linguagens, não se pode globalizar a linguagem porque seu primo de 15 anos desenvolve porcamente e cria produtos sem performance totalmente estruturado e ainda cheio de problemas.

O problema do php é que ele dá muita liberdade ao desenvolvedor, isso é ruim, é péssimo, pois dá liberdade a porqueira e a POG, agora, se vc desenvolver totalmente orientado a objetos e for excelente de lógica, conhecer bem design patterns, ser o foda para solucionar problemas relevando a performance e a manutenabilidade, php é um excelente candidato a qualquer sistema, se vc visse o framework que nossa empresa está desenvolvendo e sua performance, a arquitetura empregada e o seu tamanho e complexidade, vc ficaria de boca aberta, pois aqui tudo é bem arquiteturado, e ainda, vc veria que está totalmente enganado.

Um ponto ruim de php é o não suporte a threads, o qual acho muito importante, bom, vamos ver se vc conhece o que está falando, já ouviu falar de doctrine? cara é uma excelente framework de mapeamento de objeto realcional, baseado inteiramente no hibernate, já ouviu falar em P4A, Zend, ou outras frameworks?? bom, aconselho vc estudar um pouco mais, e abrir mais a mente…

Bom, estou criando um jasperreports em php, e olha, usando tanto oracle como outros bancos de dados, a performance está razoável, não fica tão atrás do jasper, peguei relatórios com milhoes de registros e testei a eficácia… Depende de como vc programa…

[quote=xjunior][quote=luistiagos]um grande conselho… jogue este php no lugar dele (no lixão) e use algo que preste…

de boa php tem suas vantagens mais é para apps de pequeno porte… sites, blogs, forums e sisteminhas de pequeno porte… o que vc ta querendo é fazer algo de grande porte… o que é pouco viavel em php…[/quote]

Meu caro, sinto em dizer mas vc está completamente enganado, php tem os seus pontos fortes e fracos como outras linguagens, não se pode globalizar a linguagem porque seu primo de 15 anos desenvolve porcamente e cria produtos sem performance totalmente estruturado e ainda cheio de problemas.

O problema do php é que ele dá muita liberdade ao desenvolvedor, isso é ruim, é péssimo, pois dá liberdade a porqueira e a POG, agora, se vc desenvolver totalmente orientado a objetos e for excelente de lógica, conhecer bem design patterns, ser o foda para solucionar problemas relevando a performance e a manutenabilidade, php é um excelente candidato a qualquer sistema, se vc visse o framework que nossa empresa está desenvolvendo e sua performance, a arquitetura empregada e o seu tamanho e complexidade, vc ficaria de boca aberta, pois aqui tudo é bem arquiteturado, e ainda, vc veria que está totalmente enganado.

Um ponto ruim de php é o não suporte a threads, o qual acho muito importante, bom, vamos ver se vc conhece o que está falando, já ouviu falar de doctrine? cara é uma excelente framework de mapeamento de objeto realcional, baseado inteiramente no hibernate, já ouviu falar em P4A, Zend, ou outras frameworks?? bom, aconselho vc estudar um pouco mais, e abrir mais a mente…

Bom, estou criando um jasperreports em php, e olha, usando tanto oracle como outros bancos de dados, a performance está razoável, não fica tão atrás do jasper, peguei relatórios com milhoes de registros e testei a eficácia… Depende de como vc programa…[/quote]

Desculpa mas ao falar em performance PHP já fica arrumado no canto.

Se vc pegar um programador assim, e mandar ele fazer uma cosia em PHP e depois fazer em Java (por exemplo), não me venha dizer que a versão em PHP vai ter mais performance, que isto não cola!

E orientação a objetos, lá esta, PHP? Quer comparar controle, segurança, escalabilidade, etc, do Java com o PHP?

Nenhum sistema grande e sério de sucesso usa PHP, me diga um?

Em Java há tantos (SAP, Reuters, etc… dava uma lista gigante) e por que será?..

Eu acho que o problema é está aí. “Ter um Jasper bom para PHP”. PHP não é Java. Quando trabalhava com PHP(em um projeto grande, acreditem, e usam ele até hoje e funciona muito bem), vieram com essa de “Jasper para PHP”. Existem boas formas de gerar relatório em PHP. Mas nenhuma delas é o JasperReports. No projeto em que trabalhava, usavamos um esquema parecido com aquele que descrevi no meu post anterior deste tópico. Criavamos em HTML, que pode ser criado com qualquer editor HTML(se quiser algo fácil e free use o Kompozer) e usavamos o Smarty para gerar os HTML’s e PDF’s a partir de templates. Funcionava bem, não era tão fácil como criar como o Jasper, mas mesmo assim era fácil. Mas não tem nada a ver com Jasper. Mas o resultado final é o mesmo.

1: http://www.magentocommerce.com/
2: http://ez.no/br/
3: http://www.facebook.com/

[quote=eduveks][quote=xjunior][quote=luistiagos]um grande conselho… jogue este php no lugar dele (no lixão) e use algo que preste…

Bom, estou criando um jasperreports em php, e olha, usando tanto oracle como outros bancos de dados, a performance está razoável, não fica tão atrás do jasper, peguei relatórios com milhoes de registros e testei a eficácia… Depende de como vc programa…[/quote]

Se vc pegar um programador assim, e mandar ele fazer uma cosia em PHP e depois fazer em Java (por exemplo), não me venha dizer que a versão em PHP vai ter mais performance, que isto não cola!

E orientação a objetos, lá esta, PHP? Quer comparar controle, segurança, escalabilidade, etc, do Java com o PHP?

Em Java há tantos (SAP, Reuters, etc… dava uma lista gigante) e por que será?..[/quote]

Bom meu amigo, não quis dizer isso, mas estou falando que PHP não é uma linguagem ruim, e pode-se desenvolver totalmente orientado a objetos e tentar suprir o máximo de performance possível, agora, não sou doido o suficiente para dizer que PHP é melhor que Java, pois sei do grande poder de Java, no qual tenho gosto muito da performance de tal linguagem, mas o ponto foi mostrar que PHP tem seu lugar e pode-se criar sistemas de grande porte também, no caso de sistemas grandes usar Java, foi porque naquela situação foi melhor aplicado usar esta linguagem, tudo é analisado, tudo tem que ser pesado de acordo com o que se deseja.

O ponto principal foi: PHP não é lixo, mas sei muito bem que não é a melhor linguagem do mundo, gosto muito de desenvolver em php, como gosto de java, e gosto de scala, gosto tambem de C++, e assim por diante…

Agora, escalabilidade, Java é muito melhor, eu sei que Java é melhor que PHP, não foi isso que quiz dizer, e sim que PHP não é lixo :slight_smile:

Eu acho que o problema é está aí. “Ter um Jasper bom para PHP”. PHP não é Java. Quando trabalhava com PHP(em um projeto grande, acreditem, e usam ele até hoje e funciona muito bem), vieram com essa de “Jasper para PHP”. Existem boas formas de gerar relatório em PHP. Mas nenhuma delas é o JasperReports. No projeto em que trabalhava, usavamos um esquema parecido com aquele que descrevi no meu post anterior deste tópico. Criavamos em HTML, que pode ser criado com qualquer editor HTML(se quiser algo fácil e free use o Kompozer) e usavamos o Smarty para gerar os HTML’s e PDF’s a partir de templates. Funcionava bem, não era tão fácil como criar como o Jasper, mas mesmo assim era fácil. Mas não tem nada a ver com Jasper. Mas o resultado final é o mesmo.[/quote]

Meu amigo, se eu te dizer que com um ireports e quatro linhas de código php vc renderiza um relatório?

tem coisa mais fácil que isso?

[quote=serathiuk][quote=eduveks]
(…)
[/quote]

3: http://www.facebook.com/[/quote]

Você esta de brincadeira comigo né?

Facebook, por exemplo, dos mais lentos, esta agora com vários problemas de performance, quem usa sabe, e qual a arquitetura dos servidores daquilo? E o consumo de CPU que deve ser descumunal. Isto pra mim explica a lentidão do Facebook…

Quanto ao resto, não sei dizer, mas o que sei é trabalho em grandes bancos e grandes empresas a alguns anos, e nunca vi nada em PHP… quando digo nada é nada mesmo!

Portanto ao meu ver PHP não atinge os grandes clientes e ponto! No Brasil a coisa pode estar diferente, mas na minha opinião se tiver, estão meio loucos.

[quote=xjunior][quote=eduveks][quote=xjunior][quote=luistiagos]um grande conselho… jogue este php no lugar dele (no lixão) e use algo que preste…

Em Java há tantos (SAP, Reuters, etc… dava uma lista gigante) e por que será?..[/quote]

Bom meu amigo, não quis dizer isso, mas estou falando que PHP não é uma linguagem ruim, e pode-se desenvolver totalmente orientado a objetos e tentar suprir o máximo de performance possível, agora, não sou doido o suficiente para dizer que PHP é melhor que Java, pois sei do grande poder de Java, no qual tenho gosto muito da performance de tal linguagem, mas o ponto foi mostrar que PHP tem seu lugar e pode-se criar sistemas de grande porte também, no caso de sistemas grandes usar Java, foi porque naquela situação foi melhor aplicado usar esta linguagem, tudo é analisado, tudo tem que ser pesado de acordo com o que se deseja.

O ponto principal foi: PHP não é lixo, mas sei muito bem que não é a melhor linguagem do mundo, gosto muito de desenvolver em php, como gosto de java, e gosto de scala, gosto tambem de C++, e assim por diante…

Agora, escalabilidade, Java é muito melhor, eu sei que Java é melhor que PHP, não foi isso que quiz dizer, e sim que PHP não é lixo :slight_smile: [/quote]

Linguagens são como uma caixa de ferramenta… vc não usa um machado para cortar um pão e não usa uma faca de cozinha para cortar uma arvore certo?
o mesmo se aplica as linguagens… se vc fosse criar um sistema embarcado usuaria algo de baixo nivel como: C ou assembly, se fosse criar um jogo de uma capacidade grafica alta usaria provavelmente C++, assim como se vc for criar um blog ou uma app de pequeno a medio porte não precisa usar java pode sim usar php… agora se vc for usar php para uma app de grande porte e muitas transações é o mesmo que vc tentar cortar uma arvore com uma faca de cozinha…

Eu sei que é fácil. Eu uso iReports. E nem falei que é ruim. Só falei que se deve procurar soluções mais ao alcançe da linguagem e tecnologia. È a mesma coisa que um povo um tempo atrás quis criar um equivalente ao Hibernate com mapeamento via annotations para PHP. Mas ele se esqueceram que PHP nem tem annotations. Daí você colocava ela em comentários e ficava maior bizarrice.

E acho que é melhor nós se focarmos no problema do tópico do que na flamewar.

…[/quote] … [/quote]

Agora, escalabilidade, Java é muito melhor, eu sei que Java é melhor que PHP, não foi isso que quiz dizer, e sim que PHP não é lixo :slight_smile: [/quote]

Portanto… para que ter um sistema em PHP se tens Java a disposição?

Para quer fazer um sistema que já de cara poderá ter grandes limitações no futuro?

Bem eu não sei o que leva a ponderar PHP em diversos casos… mas não sendo eu a ter que suportar esta empreitada, não estou nem ai, cada um é que sabe e não sou contra o PHP para os outros, sou contra para MIM, jamais faria um sistema de raiz em PHP seja para o que for, justamente por conhecer PHP e Java não fico com a menor dúvida.

[quote=eduveks][quote=serathiuk][quote=eduveks]
(…)
[/quote]

3: http://www.facebook.com/[/quote]

Você esta de brincadeira comigo né?

Facebook, por exemplo, dos mais lentos, esta agora com vários problemas de performance, quem usa sabe, e qual a arquitetura dos servidores daquilo? E o consumo de CPU que deve ser descumunal. Isto pra mim explica a lentidão do Facebook…

Quanto ao resto, não sei dizer, mas o que sei é trabalho em grandes bancos e grandes empresas a alguns anos, e nunca vi nada em PHP… quando digo nada é nada mesmo!

Portanto ao meu ver PHP não atinge os grandes clientes e ponto! No Brasil a coisa pode estar diferente, mas na minha opinião se tiver, estão meio loucos.[/quote]

Não meu amigo, pelo que vejo vc é um cara muito inteligente, visualize comigo::

Tudo muda, tudo tende a melhorar, php não está mais na versão 4, não é? a performance ainda tem que melhorar mas não fica atrás de outras linguagens, mas também não é das melhores, aí em Portugal realmente, vc não deve ver falar em php mesmo…, aqui no Brasil se usa muito, mas nas próximas versões isso tende a melhorar como está melhorando, gostei muito da versão 5.3 e estou com muita vontade de ver a 6.0…

Bom, agora, PHP tende a melhorar, mas para enterprise é mais adequado Java mesmo, sabemos bem… Agora, sou desenvolvedor PHP e aqui na empresa escolheram PHP, porque? Fizeram um estudo e análise, e viram que ela iria suprir bem o que nescessitamos, aqui, produzimos sim sistemas grandes, e nossos sistemas que são em desktops lideram o mercado mercosul do segmento, é uma grande empresa com grandes sistemas… e em breve vão ter grandes sitemas em php,kkkkkkkk

Temos um problema pra resolver aqui gente, não fujam do foco da discussão, por favor.

Três questões:

Existe tradutor de código Java para código PHP?

Existe alguma forma do código PHP chamar um código Java, este gerar os relatórios, o PHP pegar o resultado e dar para o usuário? Ou não quer/não pode usar um pingo de código de outra linguagem na tua solução?

Eu acho muita besteira fazer a sua própria ferramenta se já tem outra feita, muitos anos à frente, mesmo que esteja em outra linguagem. Sem falar que a JasperForge pode encrencar pro teu lado se descobrir a kibada de código, mesmo traduzido.

[quote=Bruno Laturner]Temos um problema pra resolver aqui gente, não fujam do foco da discussão, por favor.

Três questões:

Existe tradutor de código Java para código PHP?

Existe alguma forma do código PHP chamar um código Java, este gerar os relatórios, o PHP pegar o resultado e dar para o usuário? Ou não quer/não pode usar um pingo de código de outra linguagem na tua solução?

Eu acho muita besteira fazer a sua própria ferramenta se já tem outra feita, muitos anos à frente, mesmo que esteja em outra linguagem. Sem falar que a JasperForge pode encrencar pro teu lado se descobrir a kibada de código, mesmo traduzido.[/quote]

Não meu amigo, já leu a licença do JaspeReports, e ainda, meu enginner, ou seja, meu robô não tem nada a ver com o implementado pelo jasperreports, entende?
Isso é um novo projeto, a única coisa que vou ler é o xml gerado pelo ireports.

Olha esse projeto que vi no freashmeat:
http://freshmeat.net/projects/phpjasperxml

O único ruim é que ela não presta e é feita porcamente…

Aqui, isto não vai se chamar jaspereports e nem será vendido separadamente, isto é pra integrar uma framework, ok?