Criar um PDV em Java com PostGreeSql

Meus amigos sou iniciante em Java mas gosto muito desta linguagem e gostaria de saber algo , gostaria de implantar um sistema em um cliente utilizando a tecnologia java , primeiramento iriamos colocar o PDV dele rodando java. Só que vejo se falar muito que programas com interface grafica feitos em java são muito pessados , gostaria de saber de vocês oq vocês acham e qual seria a melhor maneira. Resolvi adotar o java e o postgree por se tratarem de softwares free pq este cliente é pessoal e como será meu primeiro cliente não tenho dinheiro ainda para comprar licensa de outras linguagens nem quero quero que minha empresa trabalhe apenas com software livre para baratear as aplicações que eu fazer !!!

Sua vantagem principal, é de que vc teria um pdv idependente de plataforma, quanto ao banco de dados Postgre acho melhor o mySQL, bom enfim os dois são bom, quando a lentidão, pois depende da maquina virtual, pois é, eu tenho todas minhas aplicações aqui na empresa e ele so é mais lento ao abri-lo o que é normal… No resto é igual, mais seguro, portavel, flexivel…
Bom espero que tenha ajudado.

Viu Icefox, eu também tenho um projeto de um cliente onde seus PDV’s rodariam utilizando JAVA com interface gráfica feita em Swing, só que esbarrei num problema, a questão do hardware, o hardware em que minhas aplicações irão rodar são muito ruins, imagina um 486 DX2 66 com 16 mb de ram tentando rodar uma tela usando Swing, meu já fiz o teste, fica horrivel.
Solução: se vc quer utilizar java, faça em JSP e Servlets pois consome muito menos da máquina vc precisa somente do browser e também não vai se prender em nenhuma plataforma e te digo uma coisa, se puder use com SO alguma versão de Linux, lógico que se vc depende de hardware não va usar um Red Hat 8 da vida, que pra usa-lo somente em modo texto vc já vai precisar de no minimo um Pentium 200Mhz, 64Mb ram e 400MB de disco.
Ah o meu teste foi feito em 486 DX2 66 com 16MB ram e 170MB de disco, rodando um Linux Guarani ou Marumbi, não me recordo o nome direito. Com certeza se for usar Swing pense duas vezes.
Falow!!!
Ia me esquecendo o banco utilizado foi o Mysql.