Continuo no mercado, mas desisto da profissao

Pode mesmo? Posso aprender a manipular substancia quimicas/toxicas em casa? na base da tentativa e erro? sem colocar minha vida ou de outros em risco?
EXiste teste unitario em quimica?
Posso aprender engenharia/medicina em casa? Leio um livro e começo a fazer testes? Facil assim?
Existe teste unitario nessas profissões?
Eu não conheço essas profissões por isso pergunto. Mas eu sei que na Ti eu posso fazer isso.
Posso ler, testar, executar quantas vezes eu quiser. Sem risco nenhum a ninguem.

Não estou aqui defendendo A ou B, mas esse argumento de comparar TI com outras profissões não da p/ aguentar.
Ate parece que elas tem alguma coisa em comum.

[]´s

[quote=LeandroRodrigues]Alguém já viu em algum projeto de arquitetura ou engenharia que o projetista não tenha CREA?
Então se o projeto vem abaixo que é que responde?
O Arquiteto ou o Engenheiro responsável.[/quote]

Ah, a mítica comparação com engenharia civil. Software não é a mesma coisa que construir edifícios. É um processo muito mais dinâmico, muito mais complexo e que envolve muito mais sistemas do que aquele que você está construindo. É muito mais do que simplesmente seguir padrões e normas estabelecidas.

E para todos aqueles casos de software para situações críticas exige-se uma série de condições, certificações, etc (vide licitações públicas). Portanto a probabilidade de uma pessoa não qualificada ser encarregada de algo crítico é zero.

Nem o PC foi feito para ser estável, como saberemos se uma aplicação falhou porque a conexão de internet caiu, o Windows travou, o HD deu pau, a memória RAM tem defeito, ou era bug na API da linguagem, etc? Vocês perderam o juízo? Isso não tem cabimento. É colocar um ônus que é impossível de ser feito. Como alguém garantirá que 100% do sistema rodando, incluindo o SO e outras bibliotecas de terceiros, funciona perfeitamente sem problemas?

Isso é coisa de comunista. É em países como Cuba que você não pode fazer nada sem permissão do governo, nem trabalhar.

Com regulamentação vocês não apenas continuarão ganhando miséria, mas também empresas usarão essa lei para garantir que vocês continuem ganhando miséria como peões da informática. Ainda terão que pagar taxa anual e ainda correr o risco de serem impedidos de trabalhar pelo seu sustendo caso o Windows dê pau.

Tem um pessoal do GUJ que parece que come cocô.

[quote=LeandroRodrigues]Alguém já viu em algum projeto de arquitetura ou engenharia que o projetista não tenha CREA?
Então se o projeto vem abaixo que é que responde?
O Arquiteto ou o Engenheiro responsável.
[/quote]

Vc já viu um projeto de software vir abaixo ? E quem foi castigado ?

Não compare software com casas e engenharia civil com engenharia de software nem arquitetos com gerentes de projeto de software.São dois mundos diferentes.

Para ser um bom desenvolvedor vc tem que ter formação em matemática, informática , ciência em geral. Veja quantos desenvolvedores têm sequer noção do que são essas coisas.

[quote=- The Garbage Guy & Dilbert]
“Pardon me sir, but I couldnt help noticing these equations in your garbage. I took the liberty of correcting a few quantum calculations.”
“Gosh. Why are you a garbage man?”
“I think the question is why are you an engineer?”

  • The Garbage Guy & Dilbert[/quote]

Gente, não vamos desviar o assunto falando de regulamentação senão vamos cair em mais um topico imenso de brigas sobre regulamentar x não regulamentar que já tem dezenas no GUJ.

Existem vários modelos de regulamentação em vários países pra várias profissões. E o governo não deixou claro como vai ser o modelo nosso, por isso não dá pra falar se vai ou não vai ser bom. Daí vem essas conclusões absurdas, achando que o governo vai exigir ferramentas, vai criar reserva de mercado, vai fazer isso, aquilo.

Agora, o maior erro do governo nesse projeto é querer vincular a regulamentação com exigência de curso superior pra atender lobby de faculdades particulares.

Antes de discutir isso, deveria começar ajudando o MEC a definir o que uma pessoa deveria sair sabendo da faculdade em cada um dos cursos. Tá cheio de nomes diferentes nos cursos de informática que ensinam a mesma coisa.

Depois disso, teria de discutir as responsabilidades legais da profissão pra evitar o que acontece hoje de cada juiz interpretar os casos relacionados a informática de maneira diferente.

Isso é como funciona nos países de primeiro mundo e não tem nenhum com profissão regulamentada que exige curso superior.

Já existem cirugias feitas quase que totalmente pela maquina vcs confiam no software que esta lá dentro?
E se o TESTE UNITÁRIO deixou passar algo a pessoa morre ou vcs vão mandar uma atualização do sistema para que as próximas pessoas não morram mais e ficar por isso mesmo?

[quote=LeandroRodrigues]Já existem cirugias feitas quase que totalmente pela maquina vcs confiam no software que esta lá dentro?
E se o TESTE UNITÁRIO deixou passar algo a pessoa morre ou vcs vão mandar uma atualização do sistema para que as próximas pessoas não morram mais e ficar por isso mesmo?[/quote]

Ta certo entao… 99% dos desenvolvedores de software trabalham em sistemas assim…
Pq as opiniões tem que ser sempre 8 ou 80? Sempre nos extremos ou casos isolados.
Qual a possibilidade de alguem despreparado desenvolver um softwre assim?
Na falta de argumentos, argumentos extremos.

Não estou defendendo nenhum lado, so não aceito comparações entre informatica e outras profissões, pq não existe essa comparação.

Eu entendo que a Engenharia de Software ainda está na fralda, e ainda falta muito para se construir suas bases sólidas, pode até mesmo aparecer um maluco ai com a “bala de prata” nas maos… Mas não vamos nos preocupar com o que esta por vir, pq ja mal conseguimos entender o presente.

A Engenharia de Software, é um disciplina que cuida antes de mais nada do PROCESSO.

O PROCESSO de produção de um software é extremamente peculiar. Não é como uma linha de montagem, mas também não é uma expressão artística. A beleza do código, não é exatamente um Atributo de Qualidade do ISO/IEC 9126, mas poderia de uma forma restrita ser relacionada a questão de manutenibilidade.

Hoje em dia balbuciam por aí Metodlogia Ágeis como se fossem antíteses da Engenharia de Software, o que é uma grande baboseira, e um perfeito retrato do quanto as pessoas dessa nossa área estão alienados.

SCRUM é tão iterativo e incremental quanto o Processo Unificado. A única grade diferença é que ele é extremamente didático e rapidinho de aprender. Em troca, não é nenhum um pouco flexivel, sendo aplicavel somente a pequenas equipes e pequenos projetos.

ENfim, eu respeito a opiniao de Sergio Taborda. Imagino que ele seja um profissional com uma boa bagagem, e fala com a propriedade de quem tem conhecimento de causa. Sabe que existe muita coisa podre na área de TI, porém acredita com fé na idéia de que o mercado pode auto-regular essa atividade.

Agora existem pessoas nessa área cuja opinião simplesmente não deve ser considerada, porque não conhecem o problema.

São jovens como o Thiagosc que ainda estão vislumbrados com o seu computador, e o professores da SBC que apesar de velhos ainda não amadureceram com seus anos de vida. São escovadores de bit que não se preocupam com questões maiores. Talvez seja o computador que isola a pessoa da vida social e da cultura.

[quote=FrancoC]
São jovens como o Thiagosc que ainda estão vislumbrados com o seu computador, e o professores da SBC que apesar de velhos ainda não amadureceram com seus anos de vida. São escovadores de bit que não se preocupam com questões maiores. Talvez seja o computador que isola a pessoa da vida social e da cultura.[/quote]

O que vida social e cultura tem a ver com regulamentação? Quais questões maiores?

[quote=J2Alex]Analista de sistemas? O que é isso??? :twisted: [/quote] (2)

Se certa forma é. Nâo na essencia, mas na prática. È que as pessoas ainda associam “engenharia” com “planta” e esse é o problema. Afinal porque se fala em “engenharia” de software. O que ha para “engenherizar” ?

Isso é falso. Leia The Entreprise and Scrum. Scrum pode ser tão macro quanto uma empresa inteira com centenas de pessoas.
Lembre-se que scrum é para gerencia, não para desenvolvimento.

Eu nunca disse que acho que o mercado se pode auto-regular. Aliás acho exaxctamente o contrário. Apenas os desenvolvedores sérios podem regular o mercado. E eles têm que fazer isso exponde o que está errado para os clientes. É como quando vc compra um carro ou um casa e manda alguem avaliar se está em bom estado. Ou se , pelo menos, está no estado que o vendedor disse. Sem a pressão dos clientes na cabeça das empreas elas nunca vão mudar de rumo. Todas as empresas que mudaram para Scrum foi porque sentiram essa pressão e a consciencia que do jeito comum não dá certo.

É verdade que os estudantes que saem das faculdades ( ou nem sairam ainda, na maioria das vezes) tem os valores trocados. È como esperar que alguem ensinadao por Darth Vader possa usar a força para o bem. As escolas são ruins. Os professores são ruins. Os caras chegam despreparados tecnicamente, psicologicamente e profissionalmente. O que as empreas fazem ? doutrinam-os nos seus costumes atrazados. É este ciclo de educação de zombies tem que parar e só ha um jeito: os desenvolvedores que reconhecem a necessidade de mudar devem se dedicar a educar estas pessoas.

O meu apelo è à educação. Tanto a instituicionalizada como a de classe. Os desenvolvedores têm que educar os outros desenvolvedores.

Na verdade Thiagosc eu nao terminei meu comentario quanto aos professores da SBC.

A questão é que aquele povo está mais preocupado com problemas NP-completos, inteligencia artificial, e outras coisas desse tipo

Estão muito bem isolados dos nossos problemas… Enfim são academicistas cuja opinião tambem nao deveria ser relevada.

[quote=FrancoC]Na verdade Thiagosc eu nao terminei meu comentario quanto aos professores da SBC.

A questão é que aquele povo está mais preocupado com problemas NP-completos, inteligencia artificial, e outras coisas desse tipo

Estão muito bem isolados dos nossos problemas… Enfim são academicistas cuja opinião tambem nao deveria ser relevada.[/quote]

Então FrancoC, deixa ve se entendi, vc acha que cirurgiões médicos, engenheiros civis e quimicos sabem mais sobre a nossa area do que o pessoal que estuda computadores e inteligência artificial, e por isso se eles regulamentam agente tem fazer o mesmo?

Olá

[quote=LeandroRodrigues]Alguém já viu em algum projeto de arquitetura ou engenharia que o projetista não tenha CREA?
Então se o projeto vem abaixo que é que responde?
O Arquiteto ou o Engenheiro responsável.
E o que acontece? Dependendo do estrago ele é punido judicialmente perde um CREA e nunca mais será responsável por nada. [/quote]

Paguei o CREA durante 35 anos e nunca tive vantagem nenhuma. ZERO. Pura exploração de cartório. E o CREA não defende engenheiro nenhum, só defende seu próprio interesse de cobrar taxas.

E só para citar um único exemplo bem conhecido: o elevado Paulo de Frontin no Rio caiu durante a construção. Na época na COPPE se verificou que o erro foi do engenheiro responsável pelos cálculos que autorizou abrir um buraco na laje para reaproveitar madeira. Morreram mais de 20. E o tal engenheiro, que foi o mesmo responsável pela perda da primeira ponte do lago Paranoá em Brasília, nunca sofreu nem uma advertência

O CREA só vai com tudo em cima de pobre coitado de construtor sem licença.

[]s
Luca

[quote=Luca]Olá

[quote=LeandroRodrigues]Alguém já viu em algum projeto de arquitetura ou engenharia que o projetista não tenha CREA?
Então se o projeto vem abaixo que é que responde?
O Arquiteto ou o Engenheiro responsável.
E o que acontece? Dependendo do estrago ele é punido judicialmente perde um CREA e nunca mais será responsável por nada. [/quote]

Paguei o CREA durante 35 anos e nunca tive vantagem nenhuma. ZERO. Pura exploração de cartório. E o CREA não defende engenheiro nenhum, só defende seu próprio interesse de cobrar taxas.

E só para citar um único exemplo bem conhecido: o elevado Paulo de Frontin no Rio caiu durante a construção. Na época na COPPE se verificou que o erro foi do engenheiro responsável pelos cálculos que autorizou abrir um buraco na laje para reaproveitar madeira. Morreram mais de 20. E o tal engenheiro, que foi o mesmo responsável pela perda da primeira ponte do lago Paranoá em Brasília, nunca sofreu nem uma advertência

O CREA só vai com tudo em cima de pobre coitado de construtor sem licença.

[]s
Luca[/quote]

Corporativismo FTW. É a única coisa pra qual esses conselhos infelizes servem, esconder os incompetentes.

[quote=clone_zealot]Um problema de IT em geral é que as pessoas se supervalorizam demais…
Muitos se acham a última bolachinha do pacote[/quote]

Eu já penso diferente, acho q a maioria é q não se valoriza.

A verdade sobre os conselhos profissionais eh:

RUIM COM ELES, PIOR SEM ELES!

Eu sei que voces não se interessam por ler nada além de código em Java, mas antes de fazer esses comentarios recomendo que leiam o artigo, é bem curtinho.

http://www.unirb.edu.br/egressos/artigos/importancia_conselhos_profissionais.PDF

[quote=FrancoC]A verdade sobre os conselhos profissionais eh:

RUIM COM ELES, PIOR SEM ELES!

Eu sei que voces não se interessam por ler nada além de código em Java, mas antes de fazer esses comentarios recomendo que leiam o artigo, é bem curtinho.

http://www.unirb.edu.br/egressos/artigos/importancia_conselhos_profissionais.PDF[/quote]

O que você parece não entender é que comparar a profissão de desenvolvimento de software com prática médica é ridículo. Corrupção, taxas, burocracia, etc. E para quê? Em grandes projetos as empresas exigem certificações e outras condições para pensarem em contratar algum serviço. Ou seja, não há nenhum benefício para ninguém.

O pior é em nenhuma parte do mundo isso existe. Tanto que a Microsoft vende seus softwares e na própria licença diz que não garantem o funcionamento ou performance. Ou seja, não seria apenas nocivo para os profissionais como também aniquilaria qualquer chance do Brasil criar uma indústria de software decente. Sem contar sobre os aspecto de impedir inovações, pois todos os projetos deverão ser seguidos usando-se regras estritas. E se surge uma nova metodologia de desenvolvimento? Ou novas ferramentas e formas de se trabalhar? Ficaremos parados no tempo?

Entendo que alguns vêem regulamentação como um tipo de lei de Gérson: “Oba! Mais vagas de emprego para mim! Dane-se o resto, cada um por si.” Mas é necessário ter uma visão mais ampla das consequências. Não existe absolutamente nenhuma vantagem para o Brasil e nem para os profissionais, mas apenas desvantagens.

[quote=Thiagosc]
O pior é em nenhuma parte do mundo isso existe. Tanto que a Microsoft vende seus softwares e na própria licença diz que não garantem o funcionamento ou performance. [/quote]

Você nem sabe as atribuições que o Conselho vai ter e já está concluindo. Quem disse que o Conselho vai exigir prática x ou y? Ou vai responsabilizar desenvolvedor por bug?

E existe sim em vários lugares profissão de Analista de Sistemas regulamentado. Alemanha é um exemplo que TODA profissão é regulamentada. O que não existe em nenhum lugar é a exigência de curso superior ou qualquer tipo de diploma para o exercício da profissão. São coisas distintas.

[quote=marcosalex][quote=Thiagosc]
O pior é em nenhuma parte do mundo isso existe. Tanto que a Microsoft vende seus softwares e na própria licença diz que não garantem o funcionamento ou performance. [/quote]

Você nem sabe as atribuições que o Conselho vai ter e já está concluindo. Quem disse que o Conselho vai exigir prática x ou y? Ou vai responsabilizar desenvolvedor por bug?

E existe sim em vários lugares profissão de Analista de Sistemas regulamentado. Alemanha é um exemplo que TODA profissão é regulamentada. O que não existe em nenhum lugar é a exigência de curso superior ou qualquer tipo de diploma para o exercício da profissão. São coisas distintas.[/quote]

E o que eles farão então? Apenas contarão o dinheiro das taxas?

[quote=marcosalex][quote=Thiagosc]
O pior é em nenhuma parte do mundo isso existe. Tanto que a Microsoft vende seus softwares e na própria licença diz que não garantem o funcionamento ou performance. [/quote]

Você nem sabe as atribuições que o Conselho vai ter e já está concluindo. Quem disse que o Conselho vai exigir prática x ou y? Ou vai responsabilizar desenvolvedor por bug?

E existe sim em vários lugares profissão de Analista de Sistemas regulamentado. Alemanha é um exemplo que TODA profissão é regulamentada. O que não existe em nenhum lugar é a exigência de curso superior ou qualquer tipo de diploma para o exercício da profissão. São coisas distintas.[/quote]

Não é possivel regulamentar aprofissão sem estabelecer alguma forma de controle/identificação até pra saber quem tem direito de exercer a atividade ou não, se não é por meio do curso superior é por meio de algum outro tipo de exame de admissão. Dizer que não é a primeira opção não te isenta de ter que especificar qual é a outra. Mas o problema não é nem exigir diploma, mas restringir de alguma forma a atividade da profissão, ou seja, que qualquer um possa escrever e comercializar software livremente.

ps: se puder citar referencias que falam sobre como é a situação na alemanha ou em outros países…

ps2: o que um analista de sistemas faz na Alemanha?