"Conflitos de um programador iniciante"

Nao querer “passar fome”, entrar rapidamente no mercado e ignorar a maioria das vagas (que envolvem web)? Trabalho é trabalho, dentro da área claro, mas se desligue dessa visao romantica de determinada tecnologia.

1 curtida

Palestra java - como iniciar no mercado sem medo #javou

Vale a apena assistir esta palestra cara . se joga…

1 curtida

Tem alguma fonte pra podemos acompanhar? Gostaria de ver a métrica que eles usaram pra se chegar nessa conclusão.

Não deve haver uma grande demanda para xamarin, mas já vi vagas de emprego ou e uns freelances com requisição em xamarin, sei que o foco da discussão não é essa, mas acredito eu que se essa tecnologia existe ela tem um significado e valor.

Se eu posso produzir algo bom, atendendo as 3 plataformas(Android, IOS e WP) com qualidade e um tempo menor, acho totalmente valido.

Claro que tem situações a situações, o que vai desenvolver, sua equipe etc.

Isso falando de xamarin, não phonegap.

O que eu almejo é programação de games, mobile, se ainda fosse possivel um pouco de desktop e futuramente algo relacionado a segurança(seja algo de segurança de games etc, meio que juntar uma na outra).

Ate então eu conheci o xamarin por interesse em aprender mobile, tipo para fugir de web, e foi bem antes da microsoft comprar.

Realmente o certo é focar naquilo que queremos seguir, pois não adianta saber o geralzão de cada e não se especializar em nada, e é isso que estou com medo, estou estudando e pelos planos vou estudar de tudo um pouco(claro uma por vez), porem sinto que vou cair nessa de “geralzão” e que ficarei sem tempo no futuro para realmente se especializar no que quero.

Mas ai vem o dilema, estudar e se especializar naquilo que é meu foco ou substituir minha vontade pela camada maior do mercado de trabalho.

Não querendo ser ignorante nem nada, mas não é “romance”, mas sim aquilo em que eu quero levar para vida toda, aquilo que realmente quero me especializar e trabalhar nisso, apesar de ser algo que eu gosto, vai existir muito trabalho e desafios, principalmente para aprender e ficar realmente bom nisso, por isso acho o “tempo” algo crucial em todos sentidos.

Obrigado, pode deixar

Chegando um pouco atrasado. Gostei bastante da resposta do @Bruno_M_Gasparotto.

Guilherme, você tem razão: todo mundo, inclusive eu, fica falando da importância da web e de como os empregos estão concentrados aí. Creio que seja verdade.

Mas isso não quer dizer que não haja espaço suficiente nas outras áreas. Pelo contrário. Tanto em games quando mobile quando back-end sempre haverá oportunidades. Desktop? Aí um pouco mais complicado.

Mas não deixe de seguir suas preferências só porque HTML/CSS/JS se tornaram essenciais na grande maioria das ofertas.

2 curtidas

Se voce quer só trabalhar com games usando C++ então vá em frente, comece a frequentar tribos desse segmento para conquistar contatos, poderá ter mais sucesso do que muitos desenvolvedores atuando com web considerando setor privado. Mas nao tem sentido falar em querer entrar rapidamente no mercado pra nao “passar fome” e ficar ignorando a maioria das oportunidades, que querem pessoas que resolvam problemas para o dia a dia do Negocio, independente da tecnologia do momento.

2 curtidas

Esse teu conflito é normal, eu sofria parecido no início, mas na verdade em breve tu vai perceber que ele não faz sentido.
Logo logo vai ser muito rápido aprender outra linguagem, e ter de aprender PHP ou Javascript será muito rápido. Fora que games usam a web, é fundamental entender disso também.
Se tu ficar só pensando em backend de games, vai se ferrar quando teu chefe te pedir um Webserice que será usado para o jogo, por exemplo.
Aprenda a triturar os desafios tecnológicos que te derem, seja o que for, e isso te ajudará muito no teu caminho como programador de jogos.

E como já falaram, web não é só front end. No meu caso, só trabalho com softwares que rodam na web, mas na verdade estou quase todo tempo pensando em arquitetura, código de qualidade e traduzindo em código o negócio do cliente. Essa evolução toda ajuda diretamente no desenvolvimento de games.
Antes de ser um bom desenvolvedor de games, tu tem de ser um bom desenvolvedor.

3 curtidas

@Guilherme_Marcial_Fe Bom eu sou programador web e tive muitas dúvidas também quando comecei. O negócio é o seguinte … Realmente tudo vai virar web mas existem “vários tipos de web” e uma delas é a criação de softwares usando a web como plataforma.

O que eu quero dizer é que web não é só sites, lojas virtuais, blog ou coisas do tipo … existem uma área de software na web que permite que você construa aplicações que rodam na web mas não deixa de ser SOFTWARES, passando bem ao lado dessas “coisas da web” como websites, lojas virtuais, blogs, fórums e outras coisas mais.

É uma opinião bem humilde mas que deve te ajudar em alguma coisa.

1 curtida

Isso é verdade. Nos dias de hoje, tudo gira em torno de uma API, um pedaço de software que roda na web e permite diferentes serviços se conectarem, e não a Web conhecida como HTML/JS/CSS que, francamente, está em forte decadência desde a proliferacao de apps, smartphones & Ad blockers.

1 curtida

Fonte pra acompanhar o quê?

Agradeço a todos que de boa vontade vinharam aqui dar apoio e isso me ajudou bastante, já sei como prosseguir.

@TEC.ER, Realmente esse vídeo é fantástico, gostei bastante da palestra e me fez dar uma grande importância sobre os conceitos, principalmente pelo fato que pouca das vezes foi me instruído com os conceitos em vez do foco de apenas fazer e acredito que com muitas pessoas é assim.

Aproveitando o tópico, andei procurando sobre, arquitetura, infraestrutura etc em cada plataforma(desktop, web, mobile, games etc) para separar material sobre os conceitos de cada uma(comunicação entre a aplicação é o banco etc), mas não um sucesso muito efetivo.

Poderiam indicar algum conteúdo ?

Não podemos apegarmos a ferramentas ou plataformas. Precisamos adaptar-nos melhor as mudanças constantes que o mercado de TI nos impõe. Quando um profissional de TI diz que a tecnologia a qual ele trabalha é a solução para tudo no mercado, equivocadamente ele mergulha num poço da estagnação tecnológica, criando uma certa aversão ao novo. Se propondo a trabalhar com Tecnologia da informação, precisamos ser adaptáveis ao novo, pois o novo faz parte da evolução tecnológica.

2 curtidas

Cara mundo agora é total internet tudo banco de dados, computação em nuvem, agora servidores nuvem, tudo é legal aprender não desanima véio só vai mudar a sintaxe mas lógica é tudo a mesma, se você está pagando do seu bolso esse curso eu te dou a razão de sair, mas se o curso é de graça então APROVEITA, agora eu vou fazer um comentário pessoal, poxa esses caras são uns cabeças de bagre onde já se viu mudar um curso assim desse jeito. questiono a seriedade dessa instituição. Aceite o conselho do amigo ali de cima NODE.JS é o futuro pra ter um idéia a paypal mudou drasticamente do java para a NODE.JS então fica no curso que tu provavelmente vai ter aula de javascript vai ser o começo de tudo pra você. e te digo mais tu vai curtir php é gostosinho facinho vai ser massa. NÃO DESANIMA PROGRAMADOR É APRENDER SEMPRE.

2 curtidas

Sua resposta foi uma das melhores, realmente eu deixei essa parada de lado e estou aprendendo tudo que surgir, estou vendo a web de uma forma diferente, porem quero fazer diferente, fazer coisas diferentes com a web. Se eu for criar um software em web, quero criar ele diferente, como por exemplo deixar ele com cara de desktop, igual temos aplicativos que são web, mas executam a partir do desktop e não se parecem web e diversas outras coisas.

Outra coisa que me animou bastante foi as noticias do WebAssembly, pois realmente o que tudo indica é que os “browsers” estão caminhando e sempre caminharam a se aproximar ao desktop.

Sobre o curso ele não é pago, não pretendo abandonar, nem pretendia, mas foi realmente complicado e chato a mudança drástica de linguagem.