Vamos comprar uma máquina para usar como servidor na empresa (pequeno/médio porte) em que trabalho. O objetivo é montar uma máquina simples, apenas para rodar aplicativos utilizados localmente. A empresa trabalha com desenvolvimento de software, portanto o principal objetivo é instalar os aplicativos desenvolvidos para homologação/testes internos. Seguem alguns recursos que serão instalados:
SO ubuntu server
Gitlab CE, Jira e Jenkins
Aplicativos java (web). Atualmente temos a necessidade de rodar algo em torno de 10 aplicativos simultaneamente. Necessário uma observação aqui, os aplicativos ficam ociosos na maior parte do tempo, acredito que algo em torno de 90 - 95% do tempo.
Banco de dados ficarão em outra máquina que temos.
Pensamos em utilizar docker para isolar ambientes/aplicativos.
O objetivo é não gastar muito, algo em torno de 5K. Seguem configurações (apenas o relevante) propostas:
As duas opções são iguais, trocando apenas o processador, certo?
Eu aconselharia vocês a talvez investirem um pouco mais (não sei o preço certo) e comprar um processador de servidores, mesmo. Em exemplo, o Xeon.
É que é CLARO que depende MUITO de MUITAS coisas. Tipos de aplicativo que rodarão e afins, mas de forma geral, é realmente necessário que esse servidor seja local? Amazon não é uma opção?
Estude todas as possibilidades, meu caro. As vezes, o mais barato realmente não vale a pena.
Entre essas duas, a com AMD seria melhor para virtualização/containerization. Com a chegada do Ryzen fica difícil justificar o investimento em um Xeon, não só pelo preço, mas também pela performance que é superior no processador da AMD.
De qualquer forma, em ambas as configurações, talvez fosse interessante pegar 2 HDs/2 SSDs e configurar RAID1 para redundância.
Muda apenas o processador. O problema do Xeon é o preço elevado, queremos gastar pouco e acreditamos que não precisamos de algo tão robusto. Cheguei a avaliar (por alto) usar Amazon, mas por conta de processos internos seria difícil colocar nosso banco de dados na nuvem. Obrigado.
Vou conversar sobre o processador AMD aqui na empresa, mas já sei que existe aqui um preconceito com relação a AMD… hehe. Vou avaliar a opção do RAID1, obrigado.
Na verdade o HD secundário (2TB) seria para armazenar backups de outra maquina que temos na rede. O HD principal dessa maquina nova seria o SSD (480GB). Poderíamos usar o HD secundário também para fazer backup do primário (SSD) mas seria apenas de alguns arquivos e por algum rotina automática. Estamos avaliando o cloud.