estou tentando me conectar com o banco de dados access mas esta dando esse erro :
java.sql.SQLException: No suitable driver found for jdbc: odbc://C:/K Atualizador/banco1
at java.sql.DriverManager.getConnection(DriverManager.java:602)
at java.sql.DriverManager.getConnection(DriverManager.java:185)
at k_atualizador.Conexao_fornecedor.CONECTAR(Conexao_fornecedor.java:29)
e esse é o código que estou usando !
public class Conexao_fornecedor {
private String Drive="sun.jdbc.odbc.JdbcOdbcDriver";
private String URL="jdbc: odbc://C:/K Atualizador/banco1";
private String senha="";
private String usuario="";
private Connection Con=null;
private Statement St=null;
public boolean CONECTAR()throws SQLException{
boolean test;
try{
Class.forName(Drive).newInstance();
Con= DriverManager.getConnection(URL,usuario,senha);
St= Con.createStatement();
test=true;
}
catch(Exception ex){// ERRO DE CONEXIÇAO COM BANCO
ex.printStackTrace();
JOptionPane.showMessageDialog(null,"ERRO SO CONECTAR COM O BANCO DE DADOS"+ex,"ERRO 01.4",JOptionPane.ERROR_MESSAGE);
test=false;
}
return test;
}
}
mas e o seguinte esse programa pega os dados de access e mysql. usando a mesma classe para se conectar, o usuario so muda o driver e a url, se eu colocar assim ainda da certo para o mysql ?
Use o driver certo para o MySQL e use a classe (Class.forName) e a url correta para o MySQL. O MySQL não funciona igual ao Access onde você especifica o nome do arquivo que contém o banco.
O seu código, se você fez as coisas direitinho (ou seja, testou nos dois bancos), só vai ser diferente no caso do Class.forName e da URL - o resto tem de ser igual.
Evite a todo custo usar ODBC para qualquer banco, exceto o MS-Access.
java.sql.SQLException: [Microsoft][ODBC Driver Manager] Erro de sintaxe da palavra-chave DRIVER
at sun.jdbc.odbc.JdbcOdbc.createSQLException(JdbcOdbc.java:6957)
Poste seu código de conexão. Pode ser que tenha alguma coisinha errada ainda.
(A propósito, por que é que você está usando o MS-Access? É trabalho de escola?)
Cara, se você precisa acessar o banco access a partir de uma só máquina, o mais fácil é configurar uma fonte ODBC para o banco de dados Access e depois chamar do JDBC esta fonte.
Por exemplo, se você criar a fonte ODBC chamada “eve”, seu acesso fica tão simples quanto:
Agora, pra configurar o ODBC pra usar o Access não tenho como te ajudar, porque não tenho o bixo instalado aqui… Mas esse vídeo do youtube mostra passo a passo… http://www.youtube.com/watch?v=FSViJnNLJZk
[quote=entanglement]Poste seu código de conexão. Pode ser que tenha alguma coisinha errada ainda.
(A propósito, por que é que você está usando o MS-Access? É trabalho de escola?)[/quote]
Sim, mas acho que sei o que é … acho que não importei a biblioteca do Access para o Netbeans !
Não existe uma “biblioteca do Access para NetBeans”. O JDBC-ODBC Bridge (que é esse troço que você está tentando usar) já vem com o Java se você estiver usando o Java no Windows.