Concursos Publicos - TI

[quote=Alexandre Gazola]É importante distinguir bem o termo “funcionário público”, o qual se aplica mais a pessoas que trabalham no regime estatutário (que tem a tal da estabilidade, aposentadoria integral, etc.). Este não é o caso de empresas como Petrobras e BNDES, as quais possuem regime de contratação CLT.

Eu trabalho no BNDES e estou bastante satisfeito: desafios (muitos tipos de aplicações que desenvolvemos nao são nada triviais), colegas qualificados, ambiente de trabalho agradável, aprendizado constante, abertura para idéias novas (estamos trabalhando na utilização do Scrum em nossa gerencia…). É claro que também existem aspectos negativos e (várias) coisas que poderiam ser melhoradas…

abraços

[/quote]

Quanto tempo vc trabalha no BNDES? Como se preparou para a prova? Quanto tempo de estudo?

Até o ano passado eu era um que defendia que funcionário público era tudo “encostado”, mas percebi que eu vivia pra trabalhar e meu padrão de vida estava caindo rapidamente, muito em função do tempo que eu gastava no trabalho (prejudicando até meus estudos e minha saúde).

Resolvi mudar pro setor público, hoje sou estatutário da Receita Federal e trabalho com tecnologia (suporte). Levo meu trabalho a sério, faço as coisas com a dedicação que fazia na iniciativa privada, mas tenho a vantagem de não perder os cabelos pelo meu trabalho – caindo na noia de que na próxima redução de custos da empresa eu vou ser demitido. E minha remuneração está dentro da média do que profissionais de TI recebem no meu estado, tendo a vantagem de ter mais tempo e saúde pra estudar pra outro concurso.

Serviço público tem riscos e desafios, sim. Basta que você procure os desafios e se sinta desafiado. No órgão que eu trabalho há boa quantidade de demanda, por exemplo. Quando um chamado chega até a mim, não gosto de deixar pro outro dia. Porém, tem colegas que leva até uma semana pra resolver um problema. Se você vai ser um encostado ou não, tudo depende de você próprio. Você dita seu ritmo dentro da repartição.

Bom, de todo modo, fica aí uma dica para quem está se preparando para concursos:

http://www.handbookdeti.com.br/

É a loja virtual do Grupo Handbook de TI para Concursos. A gente lança livros em formato eletrônico com questões comentadas de provas anteriores.
Caso vocês queiram dar uma acompanhada, dá para fazer download dos “demos” na loja pra conferir a qualidade do material.

E pra ficar ainda mais por dentro, sugiro que nos acompanhem pelo Twitter. Estamos lançando promoções relâmpago para todos que acompanham o grupo por lá.

http://twitter.com/handbookdeti

Abs,
Diogo Gobira

Acho que como já foi dito nao se pode generalizar, com relação a pessoal folgado acho que isso existe e sempre vai exister independente de ser privado/público. Com relação a salários, ambiente de trabalho, carreira isso tudo depende do lugar que você pretende entrar, claro que se for em uma prefeitura ou órgão executivo, ou qualquer lugar que seja enconomia apenas pública não vai ser muito interessante.
Agora, organizações de economia mista como BNDES e Petrobrás como falaram, acredito que isto tudo seja muito diferente.

Só depois que respondi vi a data do último post "/

Dos concursos que eu fiz,somente o do BNDES tinha um salário fora do comum(8400) com 7h dia
Eu passei na dataprev e se eu saisse hoje de onde estou para ir pra la, estaria dando dois passos atrás na carreira, pois o salário é bem menor(4800) jr

Depende muito, eu presto serviço na Petrobras, aqui existem muitos projetos legais, o que desanima é so a burocracia para resolver algumas coisas, mas quanto a tecnologia eu aprendo e vejo muita coisa nova

Bom, ai depende da situação de cada um…pra mim que nem na área consegui entrar, acho interessante concursos :smiley: