[Conclusão Resolvida]Por que as pessoa não indicam JSF e falam que é u LIXO?

[quote=alias]Desculpe, me expressei mal, dei a entender que voce quer desenvolver a tal pag ai do Globo Esporte quando na verdade você a citou como exemplo, correto? A não ser que de fato trabalhe na Globo :-o

Pois é, JS com ajax calls por demanda é uma abordagem minimalista que eu gosto. Hoje alguns componentes do PrimeFaces funcionam assim, mas enquanto ai eu imagino que o ajax seja direcionado para um serviço que retorne um JSON da vida para o Javascript e tal, no Prime (no JSF na verdade) a requisição iria para o managed bean. É esse tipo de detalhe que eu acho importante conhecer; component-based e action-based são paradigmas diferentes, é interessante conhecermos o que a plataforma nos oferece para termos como decidir o que é adequado. Ou no mínimo, termos os melhores argumentos pra xingarmos os frameworks que não gostamos :lol:

Obrigado.[/quote]
Foi exemplo sim, pra saber ql a vantagem de usar solucao component-based num caso desse, com uma grid bastante dinamica e personalizada sem ter pego nada pronto, ou seja sistemas com interface grafica diferenciada para melhor usabilidade.

Muito bom esse tópico. Inicialmente achei que seria mais um daqueles inflamados por argumentos vazios e fanáticos, porém o que estou vendo é uma discussão de alto nível.
Agora voltando ao tópico…

Normalmente, em uma aplicação de “verdade” temos a integração de várias tecnologias e modelos de desenvolvimento. O JSF, componet-based, além das vantagens já citadas,
eu reforço o fato dele fazer parte do JEE6, nesse sentido, penso que JEE6 ficou devendo uma alternativa action-based, nada que SpringMVC, VReptor etc não resolva.
Por outro lado, não vejo nada que inviabilize a cooperação dos dois modelos, por exemplo: JSF para necessidade componet-based e JAX-RS + (JS-extensions ou componentes JSF especializados) para o action-based.


Rei

[quote=alias]
Os trocentos SeiLaOQueFaces da vida facilitam muito esse trabalho, mas se voce preferir fazer o seu javascript, com JSF é perfeitamente possível. É possível fazer qualquer tipo de página ou projeto com ele; basta avaliar se ele é adequado ao cenário ou não.[/quote]

Ora pois,mas se é pra deixar as facilidades do framework de lado e fazer tudo na mão é melhor nem usar,né não? :smiley:

[quote=ReinaldoVale]Muito bom esse tópico. Inicialmente achei que seria mais um daqueles inflamados por argumentos vazios e fanáticos, porém o que estou vendo é uma discussão de alto nível.
Agora voltando ao tópico…

Normalmente, em uma aplicação de “verdade” temos a integração de várias tecnologias e modelos de desenvolvimento. O JSF, componet-based, além das vantagens já citadas,
eu reforço o fato dele fazer parte do JEE6, nesse sentido, penso que JEE6 ficou devendo uma alternativa action-based, nada que SpringMVC, VReptor etc não resolva.
Por outro lado, não vejo nada que inviabilize a cooperação dos dois modelos, por exemplo: JSF para necessidade componet-based e JAX-RS + (JS-extensions ou componentes JSF especializados) para o action-based.


Rei

[/quote]

Eu concordo. Parece que a especificação, ao valorizar a evolução do JSF (pro bem ou pro mal hehe), meio que “largou” o JSP e a abordagem action-based, o que é uma pena. Claro que há excelentes alternativas como as que você citou, mas acho chato ver o JSP um tanto quanto “estacionado”.

[quote=raf4ever][quote=alias]
Os trocentos SeiLaOQueFaces da vida facilitam muito esse trabalho, mas se voce preferir fazer o seu javascript, com JSF é perfeitamente possível. É possível fazer qualquer tipo de página ou projeto com ele; basta avaliar se ele é adequado ao cenário ou não.[/quote]

Ora pois,mas se é pra deixar as facilidades do framework de lado e fazer tudo na mão é melhor nem usar,né não? :smiley: [/quote]

Bom, na verdade eu concordo contigo, prezado colega :wink: , talvez eu tenha me expressado mal. O que quis argumentar é que é possível injetar algum comportamento via Javascript no JSF, ao contrário do que alguns colegas do fórum argumentaram aqui, que “não é possível” fazer customizações no client-side com JSF. É claro que, dada a vastidão de componentes existentes, provavelmente haverá algum que faz o que voce quer; mas se não, basta ajustar, ou criar um comportamento seu a partir de um elemento qualquer. Com JSF isso é tão possível quanto seria com qualquer outro framework.