Claro, quando todos os 500.000.000 de chineses desempregados conseguirem seu lugar ao Sol. Até lá… Vão ficar na espera mesmo? :lol:
Não tem como comparar a Indústria de softwares com textil, calçadista. Tem muita diferença.
O mercado de software aqui no Brasil, esse que trabalhamos, importa pouco software extrangeiro, o que o luidhi quis dizer é mais ou menos que as vagas internas aqui vão continuar muito parecidas com o que já são, as empresas não vão começar a para de encomendar software aqui pra fazer contato com uma empresa da China, da Índia ou sei lá de onde.
O que ocorre no mercado americano são empresas grandes migrando suas “fábricas” para outros países, quando isso vai acontecer no Brasil?
Realmente, software não tem como comparar com nenhuma outra área comercial, por isso que PMBOK é um lixo pra software rsrs
[quote] Jau é uma cidade q vive do calçado feminino e agora está sofrendo pq a china faz calçados mais baratos, então Jau perdeu muitas exportações. [/quote] Uma realidade e vc. sabe é que o calçado no Brasil sai por + ou - R$ 25,00 e na China sai entre U$$ 3,00 a 5,00 e o mais interessante é que várias fabricas ai de Jau e Franca mudaran-se para a China pq. o Brasil é não é competitivo para eles???.
[quote] A Politec fornece softwares de última geração para a marinha dos Estados Unidos. Isso tudo mostra que nós competimos com todo mundo, inclusive com os States e até com Israel, justamente onde eles são fortes e reconhecidos (softwares para fins bélicos). Num mundo globalizado, qual a novidade?
[/quote]Mais a competência de algumas empresas como Politec , CESAR, e outras poucas com CMM, não refletem a nossa realidade pois a "competência " é deles não podemos nos aproveitar disso. Nunca vamos nos igualar realmente a China ou a India pois temos uma comitiva governamental que faz visitas a esses países para falar sobre bio-combustível e livros de “Paulo Coelho” :twisted: . Enquanto eles (=India) são auto suficientes em energia nuclear e vendem ao mundo tecnologia, medicina e educação (= a TATA é a maior empresa no mundo em educação presencial e a distância, enquanto os acadêmicos ficam iludidos e boquiabertos com o Moodle -made in USA).
Acho que não devemos nos preocupar com a China pois eles já começam a dominar a indústria brasileira de parafusos e derivados ou com a Índia pois ela já está em todos os lugares do mundo (vide contact center da “Atento” como uma cópia muito mal feita do modelo Indiano) dominando e ocupando cada espaço vago. A nossa preocupação deveria ser outra criando algo mais inovador e mais autentico do ficar nos preocuparmos com o outro.
[quote=WilliamSilva][quote] A Politec fornece softwares de última geração para a marinha dos Estados Unidos. Isso tudo mostra que nós competimos com todo mundo, inclusive com os States e até com Israel, justamente onde eles são fortes e reconhecidos (softwares para fins bélicos). Num mundo globalizado, qual a novidade?
[/quote]Mais a competência de algumas empresas como Politec , CESAR, e outras poucas com CMM, não refletem a nossa realidade pois a "competência " é deles não podemos nos aproveitar disso. [/quote]
Se você parar pra pensar vai ver que o que disse não tem sentido. Que tal uma Microsiga, Politec [seu exemplo preferido aqui…] na Etiópia, Bolívia, Peru, México [seu país subdesenvolvido ou emergente “preferido” aqui…]?
Uma empresa não nasce, e muito menos cresce, isolado de seu ambiente. É preciso ter estrutura e pessoas capacitadas para isso. O CESAR não fica no Porto Digital em Recife? Esse Porto Digital existe justamente pra isso, concentrar empresas, faculdades, mão-de-obra e o que for necessário para aproveitar a sinergia dessa concentração de força. Absurdo pensar em “eles” vs. “nós”.
Depois, eu só dei exemplos meio óbvios (exceto o SIVAM). Brasil e softwares é muito mais do que Politec e Microsiga.
Arrrrghhh! Sai fora!! :evil: Quem quer ser igual Índia ou China? :?
[quote] Arrrrghhh! Sai fora!! Quem quer ser igual Índia ou China? [/quote]Concordo. E isso nem pensar ainda prefiro a minha feijoada e caipirinha…sou muito “nacionalista”, acredito que temos visões diferentes para uma mesma opinião.
[quote=RafaelRio]Pelo espanto você deve desconhecer que a Irlanda é uma tremenda exportadora de softwares. Não tenho nem idéia do porquê você colocou vários pontos de interrogação em União Européia.[/quote]Nunca ouvi mesmo, sry.
[quote=RafaelRio]… fornecedoras de ERP e afins, como Microsiga, Politec, com SAP, Oracle, etc.[/quote]Microsiga é 100% brasileira (pelo menos era, pode ter mudado). Politec nunca ouvi falar, a Oracle não é americana não? sei que o oráculo é grego, serve? Bem, não se vive só de ERP. Estava generalizando e generalizando ainda não me convenci.
[quote=RafaelRio]Agora nunca ouvi falar de uma empresa Argentina de peso…[/quote]Nem eu, estava generalizando. E é uma frente relativamente recente. Pergunte pra quem trabalha na EDS ou IBM.
Não entendi porque “sry”… No site da Softex e outras associações do gênero você pode encontrar vários estudos interessantes sobre esse assunto, inclusive um cujo tema é justamente China x Brasil x Índia (meio idoso - 2004).
Pois é, foi justamente o que eu disse. Brasil (com Microssiga e Politec, no exemplo) concorrendo com União Européia (SAP), Oracle (States). Que parte não ficou clara?
[quote=Luiz Aguiar]…
O que ocorre no mercado americano são empresas grandes migrando suas “fábricas” para outros países, quando isso vai acontecer no Brasil?
…
[/quote]Concordo, não vejo nenhuma fábrica de software brasileira comprando mão de obra estrangeira (mesmo pq o valor do dólar não favorece ).
Contudo a movimentação toda que temos no sentido oposto se dá em busca de preços melhores não é não? Num mundo globalizado, cedo ou tarde, estaremos competindo com outros países num nível muito mais agressivo - sejam eles a china, índia ou qualquer outro que ofereça preços mais atrativos. Não sou pessimista e nem cachorro abandonado, só acho que é inevitável pensar nas conseqüencias, IMO, do capitalismo como ele é.
Como todos nós aqui sabemos nossas taxas de impostos são abusivas e estúpidas e, quando atingirmos esse nível de agressividade, nos porá pra tráz de qualquer competição.
Ainda temos muitos pontos de “vantagem” mas o quê interessa mesmo é o preço!!! IMO
[quote=RafaelRio]Não entendi porque “sry”… [/quote]Cara, não estou sendo sarcástico, baixe os punhos. Só disse que eu nunca ouvi falar - mesmo, não sou dono da verdade ok?
[quote=RafaelRio]Pois é, foi justamente o que eu disse. Brasil (com Microssiga e Politec, no exemplo) concorrendo com União Européia (SAP), Oracle (States). Que parte não ficou clara?[/quote]Me enrrolei, só isso.
Beleza, tranqüilo! Não era pra soar agressivo. :oops:
A intenção foi indicar minhas fontes, assim a gente não fica só no bla, bla, bla.
[quote=RafaelRio]Se você parar pra pensar vai ver que o que disse não tem sentido. Que tal uma Microsiga, Politec [seu exemplo preferido aqui…] na Etiópia, Bolívia, Peru, México [seu país subdesenvolvido ou emergente “preferido” aqui…]?[/quote]Com nossa taxação não acho nem um pouco impossível. Só não vejo córum (ainda bem)