fiz muito projetinho em servlet + jdbc mesmo,depois passei a usar Spring mvc + hibernate pra facilitar a organização do projeto e agilizar a codificação.
e eu pretendo sim,aprender jsf,porém,ainda precisso estudar um pouco mais
Spring mvc + hibernate[/quote]
Também uso e recomendo Spring MVC+ Hibernate puro.
Para ajudar no lado client dê uma olhada no Bootstrap. Frameworks JavaScript como KnockoutJs (meu preferido por ser mais legível) ou AngularJs também podem ser bem vindos dependendo do caso, mas de qualquer maneira dê uma pesquisada para sua própria avaliação. Plugins JQuery para gráficos estatísticos por exemplo também são uma mão na roda. Não tem essa de não poder reaproveitar funcionalidades sem usar componentes server Java. Até na época do Clipper reutilizava funcionalidades. Você só precisa sair do costume desktop, a qual o JSF mantém esse mesmo costume.
A questão visual que eu quis dizer, tipo no jsf eu consigo construir um componente que junta algumas funções e reutiliza-lo em qualquer lugar e quantas vezes eu precisar, já pelo que eu li no Spring MVC eu teria que escrever na mão sempre todo o código.
Mas você pode reutilizar este código que é feito na mão uma única vez.
Em jsf tem composite componentes e depois são utilizados em qualquer lugar.
Cara,não tem muita diferença do spring mvc para o jsf na real,eles pegam o formulario sem você precissar ficar fazendo resquest pra lá e pra cá,já setam na classe e dai só você inserir pelo seu dao ou repository ou sejá lá oque você quer fazer. logico,isso em uma visão superficial dos dois…
Só que o jsf já vem com facilidades como poder organizar o layout,criar componentes etc,eu particularmente faço tudo na mão os html ,css etc,mas se você quiser usa as tecnologias que o javaflex citou,bootstrap,agular js,etc…
Vou estudar o Spring MVC para analisar e escolher, obrigado pelas respostas
Dependendo do caso você pode criar um plugin Jquery. Você falou do caso de uma combo personalizada, este seria um exemplo: http://marcj.github.io/jquery-selectBox/ onde o cara fez o código javascript reutilizável, bastando fazer uma chamada para usá-lo em qualquer lugar. O desenvolver web passa a ser você e não JSF, que gera o código javascript, deixando o desenvolvedor limitado ao jeito desktop de programar.
Entendi, vou estudar ele também, obrigado mesmo
Depois de estudar um pouco mais JSP na apostila da Caleum fj21, vi que no Capítulo 8 - Tags customizadas com Tag?les, mostra como criar uma espécie de componentes que eu poderia reaproveitar em qualquer lugar.
Vou repetir minha opinião que já coloquei em outros posts… Qualquer projeto que pode ser feito com JSF, pode ser feito com Apache Wicket. Que no meu entender, é bem melhor que JSF. Esqueçam JSF e sejam felizes
Vixe, mais um framework puts… fica cada vez mais difícil…
[quote=tebosoftware]Vixe, mais um framework puts… fica cada vez mais difícil…[/quote]Cara, escolhe um e vá.
Gosto de framework é igual nariz, cada um tem o seu. Existem frameworks que são mais indicados para situação X ou Y.
Tem gente que desce o pau no JSF, fica de MIMIMI, mas por exemplo nunca trabalhou com a versão 2.x.
A versão 2.2, por exemplo, já permite inclusive utilizar HTML puro nas páginas.
SpringMVC é a tecnologia da qual trabalho hoje e invisto meu tempo nela, é muito boa e com ela você consegue usar as tags que você comentou. Apenas não ache que essas tags serão o salvamento do mundo, é muito fácil colocar um IF nela para determinada tela e esse IF vai fazer o código quebrar para outra tela.
Um conselho te dou é: aprenda primeiro o básico do Java Web. Pelo que percebi, você acabou de descobrir a existÊncia de tags, então te aconselho a firmar seus conceitos em Java Web antes de escolher um framework. JSF, SpringMVC, Struts ou seja lá o que for, utilizar servlet por debaixo dos panos. [=
Valeu Hebert, vou estudar mais um pouco (é que nos livros que eu tinha lido antes não falavam dessas tags). Eu sei que as tags não são solução de tudo, mas ajudam a não repetir códigos.
Vou avaliar bem os frameworks e decidir qual utilizar.
[quote=tebosoftware]Valeu Hebert, vou estudar mais um pouco (é que nos livros que eu tinha lido antes não falavam dessas tags). Eu sei que as tags não são solução de tudo, mas ajudam a não repetir códigos.
Vou avaliar bem os frameworks e decidir qual utilizar.[/quote]Se for o caso, leia o livro use a cabeça jsp e servlet. É muito bom e fala de tudo. [=
Blz, vou adquirir ele.