Comparação de Performance entre linguagens

Olá

Voltando ao tema do tópico que é a quinquilionésima vez que vemos comparações entre linguagens feitas a partir de exemplinhos meia boca:

Muito mais interessante do que o blogueiro deste tópico foi a resposta do Vitor Pamplona em http://vitorpamplona.com/wiki/JavaVsC+com+Processadores+CoreX

[]s
Luca

Luca,

Mas a resposta dele foi “c++ é lento”

E ele usou exatamente o mesmo exemplo “meia boca” que vc estava se referindo…

Concordo e agimos assim durante anos, mas dava muito trabalho e então se combinou que era melhor apagar.

[]s
Luca[/quote]

O bom e velho jeitinho brasileiro. Dá trabalho? Ah, que nada. vamos apagar tudo logo. É melhor.

E por fato, a falta de notícias que tem por aqui é foda… Se tem duas noticias a cada 2/3 dias é muito.

Voltando ao assunto do tópico: Mas sobre isso de linguagem mais rapida, é pura balela mesmo. Java é rapido que só o cão, C++ também (como disse o colega, se vc souber usar ponteiros, GC, etc).

O que sempre vai influenciar é a cabeça do cidadão que programou.

E eita testezinho meia boca.

Olá

[quote=chun]Mas a resposta dele foi “c++ é lento”

E ele usou exatamente o mesmo exemplo “meia boca” que vc estava se referindo…
[/quote]

O meu termo meia boca foi genérico e apliquei para todas as muitas comparações que já vi por aí. No fundo acho bobagem estas comparações porque cada linguagem tem sua serventia e nem sempre o objetivo principal é o desempenho.

Nos raros casos em que o desempenho é o requisito principal, na maioria das vezes a troca de algoritmo acarreta ganhos maiores do que a troca da linguagem.

Dos casos que sobram, ainda precisariam ser retirados aqueles em que se pode mexer na arquitetura ou no hardware para se atingir o desempenho requerido.

[]s
Luca

[quote=Sergio Figueras][quote=Luca]

[quote=pinto] e acho que seria mais humano (assim com o é o fato de errar) que se preserve o que foi escrito pelos usuários, movendo para o local apropriado.
[/quote]

Concordo e agimos assim durante anos, mas dava muito trabalho e então se combinou que era melhor apagar.

[]s
Luca[/quote]

O bom e velho jeitinho brasileiro. [/quote]

Melhor não começar a meter o Brasil no meio que não tem nada a ver :smiley:

Nao e a primeira vez que alguem posta um artigo mencionando que Java é mais rápido que o C++. Dos que eu lembro, tem um artigo de um cara do Google que publico mais ou menos um ano atrás, e no curso de pós-graduação em orientação a objetos na Unicamp tem uma aula onde o professor faz um teste na própria aula.

Eu fiquei contente com que o JRuby tenha se dado melhor que o MRI :smiley:

gostei dessa http://vitorpamplona.com/wiki/JavaVsC+com+Processadores+CoreX

na minha opiniao toda comparacao entre java e C++, em que mostra o quanto java evoluiu,
pra mim e’ noticia sim e bastante importante.

Fiquei contente em ver esta comparacao.

Alias no link ai em cima, tem um desafio.

questoes de performace são muito relativos dependem principalmente do algoritimo implementado… (incluindo os das APIs tbm…) e para um brenchmark de verdade deveriam testar em maquinas diferentes em processadores diferentes…

Peço desculpas aos moderadores por ressucitar um tópico, mas este comentário precisa ser feito.

Pessoal, vocês olharam o código com certa atenção? O programa em C++ faz 1 Milhão de iterações enquanto os outros fazem 100 mil. Assim fica fácil né?

Mas existem mais algumas coisas que merecem ser ditas, e a primeira é que C++ é ++eficiente, ponto.

Outra coisa que influencia é a velocidade em apresentar os resultados.

Mas a mais importante é que em C ou C++ (e Java), para os melhores resultados, não se deve programar como se fosse Pascal ou linguagens bonitinhas, pra ficar aquele código extremamente elegante que fazíamos ao entregar nossos primeiros programas ao professor de introdução à programação. Os programas realmente rápidos chegam bem perto do limite entre arquitetura e portabilidade. Há alguns códigos em C++ por aí que mesmo eu não entendo assim que vejo, mas são super eficientes porque são quase assembly.