Como lidar com esse tipo de problema programadores:

Oi,

[quote]
Programo em um PC aqui no servico e como vcs lidam em relacao a proteger os arquivos, vcs salva no HD! os codigos fontes? e so qualquer um chegar copiar o codigo fonte e ja era? como vcs lidam com isso?[/quote]

A todo momento estamos sujeitos ao roubo. Se você deixa-los no HD é só chegar alguem e copiar. Se você guardar no Pen-Drive (pessima ideia né Mark_Ameba), você poderá perde-lo. Se você guardar no pc de casa, poderá pegar fogo (pois o ferro de passar ficou ligado) e queimar a casa inteira, inclusive seu pc.

Guardar em CVS ? tudo bem, mais mesmo assim você deverá baixa-los para o seu HD ou qualquer outro lugar para poder utilizar. CVS é para controle de versões, atualizaçõe e ajustes…

Você está sujeito a ser roubada do mesmo modo que você poderá andar, cair, bater a cabeça e morrer!

Então… utilize CVS para guardar seus arquivos (como backup) e esqueca o lance de roubo! Utilize um obfuscador para embaralhar seu código! só assim o ladrão que roubará seu código não ira entender nada =D

Tchauzin!

Olhem este projeto.

http://www.fossil-scm.org/index.html/doc/tip/www/index.wiki

Vc tem Bug Tracking, Wiki,Web Interface e mais algumas coisas. Além, é claro, do SCM

PS: Usar CVS é como usar DOS 6.3 nos dias de hoje. Pode até ser que funcione e supra suas necessidades, mas …

[ZOAÇÃO MODE ON]
Nada melhor que fazer uma pog lazarenta… com retoques de espaguetti no codigo… deixando uma negocio bem lazarento e mal feito… dai qualquer ladrão que ver, vera que seu codigo e uma merda e ira querer distancia dele…
quer maneira mais eficiente de proteger seu codigo contra roubo?
[ZOAÇÃO MODE OFF]

Lina me recomende algum obfuscador de codigos?

[quote=luistiagos][ZOAÇÃO MODE ON]
Nada melhor que fazer uma pog lazarenta… com retoques de espaguetti no codigo… deixando uma negocio bem lazarento e mal feito… dai qualquer ladrão que ver, vera que seu codigo e uma merda e ira querer distancia dele…
quer maneira mais eficiente de proteger seu codigo contra roubo?
[ZOAÇÃO MODE OFF][/quote]
É o famoso código ofuscado naturalmente. :smiley:

cara, mas pra que tanta segurança assim, tanta preocupação com roubo, que projeto milionário é esse? deixa eu participar tbm?

eu utilizo o OpenSvn, pela web, meu codigo fica todo lá, mas utilizo como backup, não pra proteger de roubo.
O que vc pode fazer é fazer checkout toda vez que for trabalhar, comitar tudo e depois apagar da sua maquina local, mas se der algum problema no site, fumo…

Eu por exemplo tenho uma partição no meu hd, guardo backups diários dos meus projetos lá e passo o fonte para o gerente.

Backup quer dizer cópia de segurança, não há o que fazer para eternizar as coisas, o máximo que se pode fazer e tentar mante-las o maior tempo possível.

Teoricamente isso deveria ser responsabilidade de alguém de infra. O programador deve programar. Criar backup e servidor de CVS é responsabilidade de outro. Já ví vários caras de suporte quebrando a cabeça com backup e pau em servidor, o programador geralmente não mexe com isso.

Mas na prática a gente sempre sabe configurar rede, criar servidor, instalar SO, preparar ambiente, ensinar o usuário a mexer no sistema pronto, programar, documentar, testar, fazer análise, por a água no bebedor e até fazer café… tem alguns que põe até papel higiênico no banheiro e compra chocolate para a secretária gostosa.

Vamos lá, se vc pode ter um controlador de versão com controle de acesso, isso é um sistema como outro qualquer. Como administrar segurança, disponibilidade, recuperabilidade? Ora, redundância básica - servidor master/backup - e backup continuo (de preferência quardando as fitas em lugar fisico separado do sistema, no caso de pegar fogo ja viu né?) são algumas atitudes.

Pessoalmente, ja vejo mais vantagens em sistemas decentralizados, como Git e Mercurial. Em caso de pane na rede eu não paro de trabalhar e fazendo commits pequenos o merge é mais simples de controlar, sem falar em fazer push para outras maquinas sem um servidor de pé.

Oi,

Eu conheco o Proguard: http://proguard.sourceforge.net/

Tchauzin!