Bom dia Galera!
Estou iniciando a programação em JAVA, tenho alguns materiais aqui e gostaria muito de desenvolver jogos e vou montar uma apostila passo a passo com tudo o que eu aprender para passar aqueles que assim como eu são apaixonados por jogos e querem desenvolver nem que seja um simples jogo.
Minha duvida é a seguinte, estou pensando em desenvolver toda a parte visual no blender e fazer a programação no java, mas antes, eu gostaria de iniciar bem do inicio mesmo, fazendo uma coisa bem básica, para eu pegar a lógica e também ir documentando nessa apostila e disponibilizar os fontes tambem.
O que eu quero fazer é simples, fazer um jpg feito no paint mesmo (uma bola vermelha) andar conforme o clicar do mouse ou conforme as teclas do teclado forem pressionadas. O fundo inicial pode ser um preto (um outro jpg feito no paint).
Até hoje programei bastante em PHP e Delphi, mas foram sistemas de controle, cadastro clientes…
Hoje eu vejo que a programação de Jogos é totalmente diferente de uma programação de sistemas.
Alguém poderia me ajudar a montar essa primeira etapa?
Que tal aprender a usar o Unity ( http://unity3d.com/ ) ? Se quer programar jogos, o Unity é bem mais interessante de usar, e existem até livros em português que ensinam a criar jogos em Unity.
O principio básico seria ter um objeto BOLA que guardaria a imagem, a posição no eixo X e a posição do eixo Y. E conforme a ação do usuário uma thread seria responsavel por alterar a posição da bolinha nos eixos.
MAS, eu não acho java uma linguagem indicada para jogos, a não ser que você queira utilizar a linguagem (não a plataforma, vale lembrar) para construir jogos para o OS Android. Caso contrario, eu acho que valeria a pena aprender C++ e alguma API de jogos para ele. Ou XNA…
Ou ainda, aprende Python e vai fuçar na CryEngine.
Amigos,
Pensei em desenvolver em java, pois tenho um amplo material em casa de programação em Java, ± 10 dvds de video aulas, várias apostilas.
Se vocês dizem que c++ é melhor, então irei para o c++
Vocês poderiam me indicar então algum forum bom para c++ e alguns materiais?
Eu poderia utilizar o Dev c++ para isso?
Pensei aqui em fazer os mundos e personagens em Blender e a programação em C++, o que vocês acham?
A ideia de utilizar uma engine pronta é legal, mas não para o meu projeto de pegar bem do básico uma linguagem e chegar até o desenvolvimento.
Sem falar que assim talvez eu possa desenvolver a minha própria engine de jogos ou fazer com quem alguém que está aprendendo com o meu material desenvolver tal engine.
[quote=starcraftm]
A ideia de utilizar uma engine pronta é legal, mas não para o meu projeto de pegar bem do básico uma linguagem e chegar até o desenvolvimento.
Sem falar que assim talvez eu possa desenvolver a minha própria engine de jogos ou fazer com quem alguém que está aprendendo com o meu material desenvolver tal engine.[/quote]
Entretanto, sugiro você também estudar a tal engine, porque você pode aprender todos os conceitos que são necessários para criar (ou pelo menos especificar) uma engine.
Querido fernandopaiva,
Você me fez ficar com vontade de programar no Unity =)
Deixe-me perguntar uma coisa antes de iniciar, a versão free eu só não consigo compilar o jogo e distribuir seria isso ou tem outras limitações?
Qual a linguagem de programação dentro do Ynity, seria c++?
[quote=entanglement][quote=starcraftm]
Sem falar que assim talvez eu possa desenvolver a minha própria engine de jogos ou fazer com quem alguém que está aprendendo com o meu material desenvolver tal engine.[/quote]
Entretanto, sugiro você também estudar a tal engine, porque você pode aprender todos os conceitos que são necessários para criar (ou pelo menos especificar) uma engine. [/quote]
Até porque se você quiser vender alguma coisa no Apple AppStore, não consegue vender nada escrito em Java, mas é possível vender coisas escritas em Unity - uma delas é aquele famoso joguinho “A monster ate my homework”)
[quote=starcraftm]Querido fernandopaiva,
Você me fez ficar com vontade de programar no Unity =)
Deixe-me perguntar uma coisa antes de iniciar, a versão free eu só não consigo compilar o jogo e distribuir seria isso ou tem outras limitações?
Qual a linguagem de programação dentro do Ynity, seria c++?[/quote]
Por enquanto, o Unity3D suporta JavaScript, C# e Boo…Em minhas orações estou pedindo muito para q suporte C++, mas por enquanto nem sinal ainda, mas ja viu né…A fé move montanhas, quem sabe uma hora dessas o Unity3D suporte C++.
Veja o ultimo link q te mandei: http://www.youtube.com/watch?v=VEiNoDTJd0o
O xxGUTOxxx, que é quem criou os videos ensina bastante C# e como utilizar nos Game Object, é muiiito simples.