Colegas, resolvi me cadastrar no GUJ porque meu nome foi citado em uma declaração que eu fiz. Eu já conhecia o grupo GUJ através de minhas pesquisas no google que eu faço (dúvidas em javascript na maioria das vezes). Aproveito, então, para agradecer aos mantenedores e aos usuários que, sem saber, me tiraram de vários sufocos nesses últimos anos.
Vou procurar esclarecer as minhas colocações :
1 ) Concordo com rmendes08 (e demais) quanto as tecnologias que devemos aprender para se entrar no mercado. Vou ser um pouco mais específico: HTML5, CSS3 e Javascript (EcmaScript). As tecnologias de backend eu concordo 100%. SQL, então, nem se fala.
2 ) No ebook que eu escrevi eu cito (página 41) : “se você deseja aprender programação com o único objetivo de arranjar um emprego em pouco tempo então não estude Harbour, parta para outras linguagens mais populares como Java, PHP e C#.” Eu escrevi essas linhas já para evitar que alguém se prejudicasse, investindo tempo e dinheiro para aprender uma linguagem cuja participação no mercado é fraca.
3 ) Com relação às pesquisas que foram feitas no LinkedIn e Indeed elas são imprecisas. Não porque a pessoa que pesquisou errou, mas porque o próprio termo xbase é um termo impreciso. Como eu coloco no livro (pag 503), o xBase não é nenhum produto específico, mas uma gama de produtos, linguagens e tecnologias. Por exemplo, o ERP Protheus possui uma linguagem própria chamada ADVPL. Essa linguagem é baseada em xBase (muito parecida com Harbour/Clipper). Se você fizer uma pesquisa nesses mesmos sites (eu acabei de fazer) com a palavra ADVPL, você obterá: no Linkedln 66 resultados, e no Indeed 80 vagas (pesquisa feita em 26/09/18). Para conhecerem o ADVPL vocês podem consultar o manual deles (que é uma cópia do manual do antigo Clipper) ou pesquisar na Udemy que tem cursos lá por preços interessantes (não estou ganhando comissão ;- ) ). Com certeza aprender ADVPL(Xbase) é um importante diferencial. Maiores informações no site oficial : http://tdn.totvs.com/display/tec/AdvPL
4 ) Quanto aos pequenos negócios eu não tenho base segura para passar, apenas observo que muitos sistemas ainda utilizam essa tecnologia, mas não sei precisar exatamente quanto essa quantidade participa do total. O xbase é uma linguagem de rápido aprendizado.
5 ) Para concluir, eu acredito que é importante para o profissional, que já possui conhecimento em outras tecnologias, investir para aprender alguma linguagem baseada em xBase. A mentalidade do empresariado brasileiro ainda é muito imediatista, no tópico “Desabafo de um programador Java” (Desabafo de um programador Java) tem uma discussão rica sobre esse problema. Investir em diversificação é importante. Muitas vezes aprender uma tecnologia nova pode fazer toda a diferença quando esse conhecimento se soma ao que já sabemos em outras áreas. No caso do xbase, o mercado é pequeno, mas o nicho é interessante e lucrativo em alguns casos.
6 ) Se alguém se interessar existe o projeto harbour, que é uma iniciativa open source. Vocês podem pesquisar no fórum do PCToledo ou no Harbour Users, que é o grupo oficial.
Espero ter ajudado.
Vlademiro