Como desenvolver um site?

[quote=cmoscoso]
Realmente você nao esta falando de qualidade de software, esta falando de otimizacao de sites, e o pior, sugerindo otimizar o que nao é a fonte de problemas de performance.

Além disso faz tempo que nao ouco falar de acesso discado… :shock: [/quote]

Otimização diz respeito a todos os fatores de um site e quando se fala de um site (ou sistema) que irá ser acessado pela internet possivelmente via linha discada, não compreendo que preocupação com o tamanho das páginas (fotos, flash, audio, video, etc) seja desnecessária. Claro que tudo depende do resultado que o programador espera obter.

Caso queira ouvir falar de acesso discado, dá uma olhada nessa pesquisa da E-Consulting, que conclui que apenas 4% dos usuários usam banda larga no Brasil. Ou seja, 96% do público alvo de um site irá passar por uma conexão via linha discada.

Referência: http://imasters.uol.com.br/noticia/8352/tecnologia/e-consulting_conclui_que_apenas_4_usam_banda_larga_no_brasil/

Obviamente que todos os demais fatores também não devem ser descartados, como a performance do servidor, largura de banda do link internet, topologia de rede entre os servidores de aplicação e banco de dados, tunning do banco de dados, tunning das querys das consultas mais utilizadas, uso de cache, conversão das páginas principais de dinâmicas para estáticas, entre tantos outros fatores que tenho certeza que você tem pleno conhecimento.

Por conta disto é que resolvi citar alguns problemas que programadores Java enfrentam quando partem para a construção de um sistema (site) que será utilizado via internet, para colaborar com nosso amigo WW.

[quote=cmoscoso]Resumindo, aplicacoes web, seja corporativo ou para o consumidor final.

Em pleno 2008 eu diria que você esta exagerando ao dizer que precisamos nos preocupar com o tamanho do site por causa de usuarios com acesso discado.

Se preocupe mais com a quantidade de usuarios acessando o sistema simultaneamente e o acesso a recursos como banco de dados que é o verdadeiro gargalo na maioria das vezes.[/quote]

Fazia tempo que eu náo lia um absurdo desses :smiley:

Pra quem tem interesse em otimização de aplicações web, uma boa leitura (esse livro é essencial) -> http://www.oreilly.com/catalog/9780596529307/

E uma ferramenta que você não pode deixar de usar -> http://developer.yahoo.com/yslow/

[quote=Maurício Linhares]
Fazia tempo que eu náo lia um absurdo desses :smiley: [/quote]

Você nao acha o acesso a disco o maior gargalo na maioria das vezes?

Estou falando de desenvolvimento web com java, com rails talvez você tenha mesmo que se preocupar um pouco mais com outras questoes…

[quote=cmoscoso]Você nao acha o acesso a disco o maior gargalo na maioria das vezes?

Estou falando de desenvolvimento web com java, com rails talvez você tenha mesmo que se preocupar um pouco mais com outras questoes…[/quote]

Rails? Quem falou de Rails aqui?

Veja o material e o YSlow. E o Yahoo é feito, em sua maior parte, com PHP.

Realmente isso muda minha opiniao sobre acesso discado. Mas acho que ha um erro nessa noticia:

Essa é quase a populacao do pais… e os 4% de hoje corresponderiam a quase 120 milhoes de usuarios. Ou seja, nao faz o menor sentido!

Eu falei… é que essa questao parece ser um dos problemas enfrentados pela comunidade ruby/rails diferentemente do java. Como nao precisei fazer algo como yahoo em java me preocupo mais com acesso a disco. Mas obrigado pela sugestao do livro, com certeza leitura util, ja esta na minha lista!

Mas você ainda nao disse, qual o absurdo que eu falei?

Então das duas uma, ou a comunidade Java não anda fazendo aplicações web ou ela está simplesmente passando batida num problema bem sério de performance.

[quote=cmoscoso]Como nao precisei fazer algo como yahoo em java me preocupo mais com acesso a disco. Mas obrigado pela sugestao do livro, com certeza leitura util, ja esta na minha lista!

Mas você ainda nao disse, qual o absurdo que eu falei?[/quote]

Primeiro dizer que tamanho de site pode ser ignorado, ter banda larga hoje ainda é muito incomum. Segundo, o seu ponto foi acesso a banco de dados, não? O banco de dados nem sempre é o maior gargalo ou aonde você tem os maiores problemas, porque quem escreve as aplicações sabe quais são os problemas que ele pode ter no banco, mas a maior parte das pessoas que escreve aplicações web não tem a mínima noção dos problemas de performance que a interface gráfica da web (a sua página, cheia de scripts, CSS e imagens) podem causar no servidor.

Acesso a disco sempre foi o maior problema das aplicações web porque uma aplicação web simplesmente serve arquivos que estão no disco para os clientes navegadores (ou arquivos dinâmicos gerados) e desconsiderar esse problema é uma falha séria.

Uma solução inadequada que gere muito IO no servidor pode simplesmente acabar com tudo.

Acesso discado hj em dia, realmente eh de assustar. Ja evoluímos muito, até em favelas ja existem lan houses, no campo tbm. Acho que é se preocupar com o tamanho do pentelho do saco do cavalo do bandido esse esquema de acesso discado… Hoje só não tem banda larga quem realmente não quer…

Rapaz, eu não sei aonde você mora, mas aqui onde eu moro, banda larga é caro e nem todo mundo que tem computador em casa tem condições de pagar. O preço base pra uma conexão ADSL de 300k é de 70 reais (sem contar os custos com a assinatura da linha telefônica e o provedor de conteúdo).

Legal, entao o representante comercial de uma empresa que usa um modem Oi GPS (56k) nao vai poder conectar no seu sistema, pq vc so previu banda larga.

E nao adianta falar em claro 3G, pq piorou… link de 1MB que não chega a 40k…

Com esse preço aqui assino uma internet via cabo com 2 mb de velocidade. Mas ainda assim continuo achando que projetar sites pensando no pessoal que acessa a web discada, é regredir. Lógico que não podemos exagerar nos recursos, porém ficar preso a essa parcela de usuários é complicado. Quem acessa discado hj em dia é para ver emails e olhe la, com o preço da tarifa telefonica, ngm vai ficar “navegando de bobeira”.

Legal, entao o representante comercial de uma empresa que usa um modem Oi GPS (56k) nao vai poder conectar no seu sistema, pq vc so previu banda larga.

E nao adianta falar em claro 3G, pq piorou… link de 1MB que não chega a 40k…[/quote]

GPRS vc quer dizer né ?? Mas ai são focos diferentes, e aqui estamos falando de SITES. E ao meu ver SITE != SISTEMA, um site não precisa ter acesso ao um BD por exemplo enquanto um sistema que não tenha BD é um pouco complicado, apesar de tudo ser considerado sistema a nível conceitual. Um site pode ser feito perfeitamente com apenas textos e formatação ja um sistema, necessita da alguns inputs, processamentos e saídas.

E o que é que diferencia um “site” de um sistema?

E o que é que diferencia um “site” de um sistema?[/quote]

Um blog pode ser considerado um site, ja o GUJ seria um sistema…

Mas qual é o critério?

Abra o word digite la Helo World agora vai em salvar como e escolha HTML, pronto vc tem um site.
Agora faça uma pagina html com um link pra uma servlet que vai processar essa requisição e despachar vc pra uma outra página com uma listagem de fornecedores que esta salvo no BD. Pronto vc tem um sistema.

Tenho um camarada meu que mora em Osasco (família) e no bairro dele não tem Banda Larga. Não tem Speed ainda, não tem internet via TV a cabo, nada. E olha que ele está a menos de 30 KM do centro de São Paulo, a 3a maior cidade do mundo e não consegue instalar Internet Banda Larga na casa dele… imagine então muitas pessoas que moram em cidades menores!!! Ele tava pesquisando internet via rádio… e talvez agora consiga usar 3G, se bem que não chega a ser uma banda larga de verdade… ou seja, largura de banda continua e continuará sempre sendo um dos quisitos importantes para um web designer ou mesmo um programador para web pensar.

[quote=Guitar_Men]Abra o word digite la Helo World agora vai em salvar como e escolha HTML, pronto vc tem um site.
Agora faça uma pagina html com um link pra uma servlet que vai processar essa requisição e despachar vc pra uma outra página com uma listagem de fornecedores que esta salvo no BD. Pronto vc tem um sistema.[/quote]

Concordo com a definição do Guitar Men!!

Agora pessoal… a definição é indiferente… porque tanto pra site (html puro) quanto pra sistema via web (programação e banco de dados), ambos devem tomar cuidado com a performance por serem acessados através de uma rede extremamente heterogênea e com muitos clients acessando com uma velocidade super limitada, sem contar que MESMO que TODOS utilizassem banda larga, esse problema continuaria pertinente, pois isso iria afogar o conteiner web e o servidor de aplicações desnecessariamente.

Largura de banda é que nem água potável, temos que preservar para não acabar.