A classe é um conjunto de características e funções que o objeto possui? :oops:
E o objeto, como se pode definí-lo? :shock: [color=violet] [/color]
poderia ser mais claro?
Uma classe contem seus atributos e metodos
atributos = caracteristicas
funções = metodos.
então a primeira pergunta pode ser dita como sim.
Como definir um objeto?
public class MeuObjeto{
private String nome;
public String getNome(){
return nome;
}
public void setNome(String nome){
this.nome = nome;
}
}
declarado um objeto, qualquer classe é um objeto em java.
A primeira afirmação está correta!
Um objeto é a instanciação da classe. O objeto é uma entidade com características própias nos atributos (caso possua) porém todos os objetos instanciados de uma classe possuem os mesmos métodos
Uma classe seria a descrição dos atributos e métodos que um objeto terá.
EX:
Quando vc vai fazer um bolo vc segue uma receita correto?
considere que a receita seja uma classe e o bolo seja um objeto.
Vc utiliza a receita para dar “forma” ao bolo. E independente de quantos bolos vc faça utiliza a mesma receita.
Também tinha algumas dúvidas sobre este assunto e consegui uma apostila muito boa que me esclareceu bastante dúvidas. Caso queira que eu te passe me mande uma mensagem privada com algum email para que eu possa te passar!!!
Só para reforçar ainda mais…
"Classe é o projeto do Objeto, onde a classe informa a JVM como criar um objeto desse tipo específico.
Um objeto seria como um registro de sua agenda de endereços…onde as fichas tem o mesmos campos em brancos (variaveis de instancia). Quando vc preencher estes campos estara criando uma instancia (objeto) e as entradas que criar nessa ficha representarão seu estado.
Ja os metodos da classe sao as coisas que voce pode fazer! Exemplo do registro da agenda: obterNome(), obterEndereco()…etc.
Portando cada ficha fazem as mesmas coisas, mas cada uma conhece coisas exclusivas de si mesma."
inté.
[quote=Renato_natos]Uma classe seria a descrição dos atributos e métodos que um objeto terá.
EX:
Quando vc vai fazer um bolo vc segue uma receita correto?
considere que a receita seja uma classe e o bolo seja um objeto.
Vc utiliza a receita para dar “forma” ao bolo. E independente de quantos bolos vc faça utiliza a mesma receita.
Também tinha algumas dúvidas sobre este assunto e consegui uma apostila muito boa que me esclareceu bastante dúvidas. Caso queira que eu te passe me mande uma mensagem privada com algum email para que eu possa te passar!!![/quote]
o que ele falou é um exemplo muito bom na minha opinião…mais complementando o que ele disse, a classe é a receita em si, por que a classe é quem diz como o objeto (no caso o bolo) deve ser…
o objeto é o bolo em si, tipo… o que realmente faz o processamento quando chamamos funções, é o objeto, e o que comemos, é o bolo e não a receita…é no objeto que estão presentes as caracteristicas, na computação é la que esta o processamento, é o bolo que cheira e não a receita, é o bolo que tem sabor…e não a receita em si… a receita só diz como deve ficar…
A Classe é a “forma” que define as características que o objeto irá possuir. O objeto é o “produto” resultante desta forma.
Para se criar um objeto, utiliza-se a palavra-chave new, desta forma, ao instanciarmos a classe estamos criando um objeto em memória (heap).
[color=darkblue]CLASSE [/color]: usado para especificar a estrutura do objeto a ser criado. Serve como MOLDE para criação do objeto.
[color=darkblue]OBJETO [/color]: São instancias de classes. Um objeto não existe sem uma classe uma vez que o mesmo só pode ser criado a partir desta.
Original:
http://java.sun.com/docs/books/tutorial/java/concepts/index.html
Tradução:
http://programacaoemjava.blogspot.com/2009/01/conceitos-orientao-objetos.html