Carreira ou Dinheiro?

Há quem diga que dinheiro é consequência, mas essa pergunta depende da situação da pessoa. Se você estiver numa situação sem garantias, provavelmente visa o dinheiro, mas se tem um chão onde colocar os pés, vai visar carreira pensando com mais tranquilidade.

Também existe quem só pense em lucrar, independente das circustâncias, em certos momentos se torna uma prostituição digital.

E também há quem gosta de arriscar e pensa nas oportunidades, que nem sempre batem na mesma porta duas vezes.

São questões relativas :stuck_out_tongue: (na minha opinião…)

[]s

Estude muito, aprenda tudo o que puder com os mais experientes e sempre ajude os menos experientes quando puder, leia vários livros, visite foruns, blogs, etc
Ai vai conseguir juntar as duas coisas :slight_smile:

Ma se estivessem discordando não haveria qualquer problema, afinal é um tópico bastante pessoal. Não dá pra ter uma verdade absoluta em um assunto como esse.
Eu lembro do gato pra Alice:

[quote]- Qual é o caminho?

• Isso depende de aonde você quer chegar.
  • Qualquer lugar serve.
    - Então qualquer caminho está bom, pois todos eles sempre te levam a algum lugar.[/quote]

O importante mesmo é saber aonde você quer ir.

Dinheiro e Carreira

Nesta ordem :lol:

[quote=joaopaulolobo]Dinheiro e Carreira

Nesta ordem :lol: [/quote]

Discordo,

Para mim é carreira e depois dinheiro, pelo menos na minha situação atual.

Trabalho à 1 ano e pouco com programação, neste momento prefiro um emprego no qual eu possa aprender bastante ao invez de ganhar muito dinheiro.

Depois de ter um conhecimento legal, ai sim é começar a cobrar pelo esforço e ai sim pensar no dinheiro.

Minha opinião…

Alguém poderia me dar uma boa definição de carreira, de acordo com esse tópico?

DEFINIÇÕES:
CARREIRA: aprendizado, dedicação, evolução, estabilização e sossego (nesta ordem);
DINHEIRO: o que você precisa para conseguir tudo isto sem se preocupar com as contas.

(não dá para separar um do outro! sem dinheiro você não evolui na carreira… sem carreira você não ganha dinheiro suficiente.)

[quote=ctdaa]DEFINIÇÕES:
CARREIRA: aprendizado, dedicação, evolução, estabilização e sossego (nesta ordem);
DINHEIRO: o que você precisa para conseguir tudo isto sem se preocupar com as contas.

(não dá para separar um do outro! sem dinheiro você não evolui na carreira… sem carreira você não ganha dinheiro suficiente.)[/quote]

Se for exatamente isso, eu prefiro carreira :slight_smile:

Carreira te dá mais vontade de trabalhar, te deixa mais feliz e, a longo prazo, o dinheiro de fato vem

Resolvi perguntar isso porque eu achava que carreira era aquela piada que as empresas quando te fazem entrevista, gostam de dizer “mas temos plano de carreira” hehe

Não sei porque as pessoas sempre colocam as coisas como se houvessem apenas dois caminhos. Tipo certo e errado, correto e incorreto, o bom e o ruim.

As coisas só são assim quando você quer que sejam assim.
Eu posso muito bem ser bem remunerado e gostar do que eu faço. Tudo depende do gerenciamento que tu da na tua carreira.

Tem muito nego ai que estuda, conhece bastante coisa, se aprimora e não valoriza as horas gastas neste aprimoramento.
As vezes trabalhando por menos do que seria competente apenas por medo de se impor e outras por não ter marketing pessoal.
A gente vive no capitalismo, a gente vende produtos. Mesmo que as vezes não sejam produtos “palpáveis” por assim dizer, ainda assim você está vendendo algo a alguém.
Agora saber valorizar isso, cabe ao vendedor.

É como aquele ditado do cara que cobrou uma fortuna para apertar o parafuso de uma máquina. Perguntado sobre o motivo de ser tão caro o seu serviço ele respondeu:

• Eu não estou apenas cobrando somente o aperto do parafuso, estou cobrando por saber qual parafuso apertar.

Sinceramente, depois que eu li o livro Pai Rico Pai Pobre, de Robert Kiyosaki, mudei meu pensamento quanto ao dinheiro. Mtos podem discordar (pq a maioria pensa em dinheiro), mas o ideal seria não trabalhar pelo dinheiro, mas fazer ele trabalhar para você.

E com isto trabalhar para aprender, fazendo oq verdadeiramente gosta, independente da remuneração pelo seu trabalho.
Sei que não é o foco do fórum, mas fazer bons investimentos financeiros e despertar inteligência financeira é a melhor forma de enriquecer. Partindo deste ponto onde uma pessoa atinge a independência financeira, trabalhar (seja em qq área) se torna opção.

Conclusão: carreira

[quote=leandronsp]Sinceramente, depois que eu li o livro Pai Rico Pai Pobre, de Robert Kiyosaki, mudei meu pensamento quanto ao dinheiro…
Conclusão: carreira[/quote]

Só um comentário: Trabalhar para os outros não te trará muito dinheiro. =)

[quote=fabiozoroastro][quote=leandronsp]Sinceramente, depois que eu li o livro Pai Rico Pai Pobre, de Robert Kiyosaki, mudei meu pensamento quanto ao dinheiro…

Só um comentário: Trabalhar para os outros não te trará muito dinheiro. =)[/quote]

Fora que, para quem trabalha muito (carreira), mal sobra tempo pra ganhar dinheiro. IMHO, considerando o tal livro lido, é melhor eu dar prioridade ao meu negócio, e não a minha carreira. O livro define bem a diferença das duas coisas. Focar demais sua carreira para então ganhar dinheiro quer dizer que carreira é o seu negócio. Então, talvez não tenha entendido a proposta do livro. :wink:

Sem dinheiro não tem como planejar absolutamente nada.

A menos que vc seja dono do negócio em ambos os casos vc esta vendendo 1/3 da sua vida a alguem (alguma empresa) que sabe transformar seu trabalho em dinheiro. A diferença na carreira pelo visto é fazer isto por um salário de merda em troca de alguma promessa futura?

Olá

Eu acho muito melhor objetivar a carreira.

Mas quantos de nós tem esta oportunidade? O que vejo é a maioria trabalhando em projetinhos de consultorias sem nenhuma perspectiva de subir.

O que entendo por carreira vai muito além dos citados aprendizado, dedicação, evolução, estabilização e sossego (nesta ordem)

Para mim carreira significa possibilidade de subir. Por mais paixão que tenha por desenvolvimento, não recomendo que façam como eu que subi na vida e depois voltei a descer. Se for para passar a vida fazendo a mesmo coisa, minha experiência sugere que é melhor botar a barriga atrás do balcão e abrir um comércio.

Mas há uma outra consideração muito mais importante:

Há um ditado judeu que diz que a pior coisa que pode acontecer a uma pessoa é conseguir um bom emprego.

Quem me contou isto era engenheiro supervisor de projetos na Scopus nos tempos aureos da Scopus. Largou o excelente salário para abrir uma fabriqueta com 2 sócios. Durante mais de um ano trabalhou 6 dias por semana sem retirar um níquel e só colocando dinheiro do bolso. Hoje, passados muitos anos, várias crises, vários períodos bons, vive muito melhor do que se tivesse ficado na Scopus (de onde provavelmente já teria ido descartado como ocorre com bons e velhos colaboradores)

Portanto, melhor do que carreira, é abrir seu próprio negócio. E para isto é bom tem um dinheirinho de reserva. Um bom exemplo está em http://blog.improveit.com.br/articles/2009/10/19/palestra-no-rails-summit-2009

[]s
Luca

[quote=Thiago Senna][quote=fabiozoroastro][quote=leandronsp]Sinceramente, depois que eu li o livro Pai Rico Pai Pobre, de Robert Kiyosaki, mudei meu pensamento quanto ao dinheiro…

Só um comentário: Trabalhar para os outros não te trará muito dinheiro. =)[/quote]

Fora que, para quem trabalha muito (carreira), mal sobra tempo pra ganhar dinheiro. IMHO, considerando o tal livro lido, é melhor eu dar prioridade ao meu negócio, e não a minha carreira. O livro define bem a diferença das duas coisas. Focar demais sua carreira para então ganhar dinheiro quer dizer que carreira é o seu negócio. Então, talvez não tenha entendido a proposta do livro. ;)[/quote]

Concordo contigo. Mas antes eu procuro entender a definição doq é negócio. Negócio não é uma forma de investimento, que pode ser tanto de baixo risco qto de alto risco?
Eu posso trabalhar para os outros e ter outras “entidades” (qualquer coisa) trabalhando para mim tbm. (juros,dividendos, alugueis, qq coisa).

Acho que neste ponto, definir se fazer um investimento, abrindo uma empresa ou não, depende do teu perfil e do tempo que vc reserva para seus “negocios”.
Pelo que entendi da proposta do livro, vc precisa fazer seus negócios fluirem, te gerando cada vez mais renda (independente se esta seu negocio for uma empresa ou não).

Porém não deixo de concordar contigo que, conforme seus negócios vão fluindo, as chances de vc abrir uma empresa vão aumentando naturalmente ( e se vc souber administrar os riscos, isso é ótimo, melhor doq enriquecer os outros). E qdo vc menos espera, já está fazendo parcerias e com sua empresa no mercado.

Desculpem dizer isto aqui pq o foco do fórum é Java.
[]s

[quote]- Qual é o caminho?

• Isso depende de aonde você quer chegar.
  • Qualquer lugar serve.
    - Então qualquer caminho está bom, pois todos eles sempre te levam a algum lugar.[/quote]

Persegui a resposta desta pergunta por um bom tempo, principalmente no final da facul, naquela
hora que bate aquela pergunta: “E agora?”.

Finalmente cheguei a seguinte conclusão: quero trabalhar na área de TI como empregado com o
objetivo de adquirir experiência, para amanhã pensar em montar um negócio próprio, seja ele qual for.

Assim sendo, carreira (mas sempre olhando onde pagam melhor !!! ).

Dinheiro? Quero sim, e muito! Mas para utilizá-lo como meio, não considerando-o um fim: meio de poder
desfrutar da vida com as pessoas que mais gosto. E desencanei de ficar com aquela neura de que o
dinheiro tem de vir fazendo algo que eu goste. Não que eu desvalorize isto, mas sendo de maneira
honesta, tá valendo!

Dinheiro impulsiona a carreira. Com grana no bolso o cara tem dinheiro pra comprar livros, fazer bons cursos, ir a palestras muito legais e participar de muitos outros eventos. Tenta fazer tudo isso sem um puto no bolso. Dá pra aprender, até dá, mas a curva de tempo é bem maior. Penso que, independentemente do lugar onde estamos, sempre é possível aprender algo novo ou aprimorar o que já sabemos. Caso chegue um dia em que o cara ache que não dá mais, seja por pensar que já não aprenderá algo novo ou que merece ganhar mais, aí é hora de fazer uma avaliação bem sincera de si e considerar um aumento ou um lugar novo. Se o cidadão achar que tem que trocar de lugar, então troque, else, fique. Com grana no bolso, o fator carreira começa a se equilibrar mais e, com o tempo, vai fazendo cada vez mais sentido. Porém, dar uma ralada pra apurar uma grana legal não significa que o cara deve ser um mala, que chega no trabalho e vai ficar lá feito um poste, porque a pessoa que fica assim não chega a lugar algum (exceto alguns gatos pingados que ganham na loto, tele-sena, baú da felicidade e afins). Tem que ralar por grana sim, mas tem que investi-la muito bem.

Um dia farei meu curso de piloto de asa-delta

[quote=Maracuja]O ideal seria conciliar as duas coisas, mas no entanto na maioria das vezes isto não é possível, portanto, fico com dinheiro (pelo menos por enquanto). E também, tem outra, o dia que “satisfação pessoal”, “trabalhar com tecnologia de ponta”, “ter perspectivas de crescer” pagar contas, eu também mude de opinião.

Agora experimenta chegar no caixa do banco e tentar pagar as contas com “satisfação pessoal” pra ver o que o caixa vai falar!

[]'s[/quote]

É o trabalho do caixa. Ele o faz por dinheiro. :twisted:

Eu acho que enquanto você não precisa de dinheiro pra te sustentar, a carreira é um ótimo investimento, isso quando a gente leva em consideração empresas sérias onde você tem possibilidade de crescimento nem que seja a médio-longo prazo. Agora pra mim tem que ser uma mistura dos dois. E a longo prazo partir para um empreedimento próprio…rsrs