[quote=cmoscoso]Olá,
[quote=juliocbq]
Com o lisp eu concordo em partes. Pena que o compilador do lisp não chegue nem na poeira do que é um compilador de c++. Lisp é restrito a apenas algumas aplicações. Comum em projetos de IA como Prolog.[/quote]
Não compreendo essa de lisp ser “restrita a algumas aplicações” já que sempre foi uma linguagem de propósito geral. Inclusive minha aplicação (procure por Flightweets na appstore) possui o backend todo em lisp. Que eu saiba programação web não tem nada de IA.
Um pouco de história…
Lisp sempre foi laboratório para experimentação de novas idéias que depois são incorporadas em linguagens mainstream. Assim foi com if-then-else, garbage collector, OO, etc. Hoje em dia, com versões modernas de Lisp que compilam para a JVM, temos a disposição recursos bem sofisticados (como suporte a programação multi-core, programação funcional com estruturas de dados persistentes, programação assíncrona com sistema de agentes, pra citar alguns…) que linguagens como Java (pra não dizer C++) nem sonham em ter, a não ser por meio de um fork no design da linguagem, ou em outras palavras, nascendo de novo!
Portanto não sei o que está mais defasado, se é sua afirmação de que “lisp é para inteligência artificial” (faz tempo que não ouço falar no termo inteligência artificial) ou usar C++ para criar alguma coisa em pleno 2010.
Aliás, como esse é o tema do tópico, eu realmente gostaria de saber. Qual o argumento de se usar C++ hoje em dia? sistemas embarcados? Tem certeza que não estão confundindo com C (pra deixar claro, C e C++ são coisas completamente diferentes)? Programação de Jogos? Tem certeza que Java não é suficiente em ambientes que requer alta performance? Apenas curiosidade…
Se fossemos descontar os sistemas legado, minha impressão é que se a linguagem sumisse da face da terra hoje acho que ninguém sentiria falta de C++ em novos projetos de software.[/quote]
Se c++ sumisse da face da terra você nem ligaria seu pc, isso em pleno 2010. Onde estão os sistemas operacionais java e dotnet que se estavam pesquisando?
A Microsoft tentou o vista e posteriormente o singularity. Vista tinha 30% das aplicações .net e hoje não tem 10% delas, em se falar do win seven, que não tem 5%. A culpa, é a perda de performance.
Java tem somente estudos de sistemas operacionais, nenhum levado como projeto sério pelos pesquisadores.
Lisp não tem nenhum…
Se falando de jogos, as únicas bibliotecas gráficas que existem são c++. Opengl para sistemas unix(Isso inclui o SO do Imac), e directx para windows. Como você desenvolve jogos sem usar c++ então?
Sobre sistemas embarcados com linux, dá para se programar com qualquer linguagem, desde que possua compilador para plataforma. Existem dezenas de compiladores c++, c, basic, pascal para isso, e somente um lisp, que normalmente é usado para inteligência de máquina em mecatrônica, e mais em nenhum tipo de projeto.
Tem o android é que um linux com máquina virtual java.
Mais uma vez lisp não se inclui em nenhum projeto do gênero.
O MIT usa lisp(Scheme) para projetos na área de IA, os demais projetos são c++ e c. Pergunte ao Stallman, que era físico do MIT.
http://groups.csail.mit.edu/mac/projects/scheme/
Detalhe, c++ é uma extensão do c, assim como c++0x é extensão do c++. Não são coisas completamente diferentes.
Parece até um fake do thiagosc.