Brasil é Campeão Mundial de Ações Trabalhistas

[quote=luidhi][quote=flaleite][quote=eric_jf]Ruim porque??
Poderia dizer algo que vc acha q é demais??

Inversão do ônus da prova…[/quote]
Não entendi…
[/quote]

Em todo o sistema judiciário o ônus da prova é de quem acusa, para alguém acionar judicialmente outra parte precisa ter o fato e provas que corroborem o fato. Se não houverem provas ou a acusação não conseguir provar, o réu não precisa fazer nada…

Na justiça do trabalho isso é invertido, o empregado vai a justiça do trabalho porém não precisa provar nada, o empregador que precisa provar que a pessoa não fazia hora extra…

[quote=Edufa][quote=Grinvon]Concordo com Marcio, para o governo o CLT é perfeito, já que arrecada bastante dos privados, e é ruim para o empregador e também para o empregado, já que esse último tende a receber menos por conta dos gastos altos dos empregadores com os impostos ortogados da CLT.

Se houve-se uma alternativa, menos impostos, menos taxas, mais incentivo financeiro do governo para as empresas (principalmente as micro e pequenas), com certeza haveria muito mais pessoas empregadas, mais oportunidades e até mesmo, melhor salários. [/quote]

Concordo em genero numero e grau, o problema, q para isso tem de rever a CLT e isso não vai acontecer pelo menos nessa encarnação… para isso só com reforma trabalhista, e isso implica em mexer pesado na constituição, para alterar estas leis é necessário, se não me engano, 3/5 na camara e no senado, numa votação em dois turnos (ou seja quatro votações), isso só sai com um apoio ao governo muito grande, o q hj não existe. Sem contar a pressão da sociedade e dos sindicatos q vão querer barrar (qq flexibilização da CLT é vista como algo ruim), mesmo q gere mais emprego e aumento o número de carteiras assinadas.[/quote]

Verdade Edufa, em outras palavras, o que é de interesse da população não é lucrativo para o governo. Isso também me faz lembrar da célebre frase:
“Não roube, o governo odeia concorrência”

[quote=flaleite][quote=luidhi][quote=flaleite][quote=eric_jf]Ruim porque??
Poderia dizer algo que vc acha q é demais??

Inversão do ônus da prova…[/quote]
Não entendi…
[/quote]

Em todo o sistema judiciário o ônus da prova é de quem acusa, para alguém acionar judicialmente outra parte precisa ter o fato e provas que corroborem o fato. Se não houverem provas ou a acusação não conseguir provar, o réu não precisa fazer nada…

Na justiça do trabalho isso é invertido, o empregado vai a justiça do trabalho porém não precisa provar nada, o empregador que precisa provar que a pessoa não fazia hora extra…[/quote]
Sim, ele é considerado a parte fraca do processo, pois ele trabalha para comer.

Gostaria de saber quantas açõe trabalhistas tem origem em patrão fazendo sacanagem contra trabalhador. Eu tenho a impressão que é um bom número, e desses eu não tenho pena.

A CLT poderia ser bem melhor e mais agil, assim como poderiamos ter liberdade sindical no Brasil. Quem sabe um dia…

Cabe uma pequena correção aqui: em ações que dependam do Código de Defesa do Consumidor, a coisa não funciona bem assim.Por exemplo, se você se sentiu lesado pela Cia. de Luz, é ela que tem que provar que não lesou você.Porque a concessionária é considerada “o lado mais forte” na relação com o consumidor. :wink:

Alguém aqui por acaso não pensou que em um mercado com desemprego alto, é vantagem para o empregador cometer crimes trabalhistas, já que são poucos os corajosos a processar?

A CLT é ruim, mas a situação do pais ajuda em muito a dar espaço para os empregadores sacanearem. Hoje em dia 90% do trabalho de qualquer setor de RH é calcular qual a melhor forma de explorar os funcionários. Isso inclui a relação benêficio/risco de adotar práticas ilegais.

[quote=louds]Alguém aqui por acaso não pensou que em um mercado com desemprego alto, é vantagem para o empregador cometer crimes trabalhistas, já que são poucos os corajosos a processar?

A CLT é ruim, mas a situação do pais ajuda em muito a dar espaço para os empregadores sacanearem. Hoje em dia 90% do trabalho de qualquer setor de RH é calcular qual a melhor forma de explorar os funcionários. Isso inclui a relação benêficio/risco de adotar práticas ilegais.

[/quote]
Sim, é dificil encotrar alguma empresa que não tenha problemas no seu setor de RH. Os outros 10% do trabalho referem-se a práticas de lavagem cerebral nos empregados.

Desculpem rescucitar o post, mas me surgiu uma dúvida.

Me falaram hoje que o CLT Cotas é uma forma de contratação regulamentada pelo governo, e que na carteira de trabalho vem especificado o valor que é pago normalmente e o valor pago por cotas. E que são só algumas empresas regulamentadas pelo governo que podem contratar desta forma…alguém confirma essa informação?

Eu achei no mínimo estranho! Como o governo pode autorizar algo que o prejudica e que não passa de uma bela gambiarra para pagar menos impostos? A parte de ser péssimo pro trabalhador em comparação ao CLT normal eu ateh relevo…pq o governo não pensa muito nisso…

Quem te falou isso foi um empregador? :slight_smile:

[quote=lavh]E que são só algumas empresas regulamentadas pelo governo que podem contratar desta forma…[/quote]Leia-se conchavo com algum fiscal trabalhista.

sim! pior que foi… :frowning: