(Banner Caelum) O Mercado de Trabalho pede qualificação?

[quote=Marcio Duran][quote=Sergio Lopes]Eu acho que pós-graduação / graduação / treinamento são coisas diferentes, para momentos e necessidades diferentes, e com públicos diferentes.

Eu por exemplo nunca faria uma pós graduação como essa da FIAP que você linkou Márcio. Pós/Mestrado pra mim é em relação à pesquisa e não pra ficar estudando Java e frameworks. É o foco no título que vai ser válido pra você daqui 40 anos (e Java não vai ser util daqui 40 anos).

Aliás, estudar Java, frameworks, tecnologias, são os focos de um treinamento como os que temos na Caelum.[/quote]
Concordo com as suas colocações, e achei que você foi bem sincero, a situação é agora e sem expertise de mão de obra não existe a oportunidade para quem tem pressa a exercer como consultor Java no mercado de trabalho.O que fico a questionar é se Ruby vai se alastrar muito rápido, outra coisa é que o Curso de Java Consultor não tem Scrum embutido, poderia colocar no Consultor Java Avançado, em outra questão vocês também iniciaram um novo curso de logica de programação (O que fizeram vocês pensarem nesse curso, que ainda envolve já Ruby e JavaScript).
[/quote]
Eu usaria, particularmente, o Python para ensinar alguém a programar. Acho muito mais fácil de compreender e de ajudar um iniciante.
Outro detalhe que deve ser levado em conta Márcio, é que Ruby não ficou conhecido por méritos da linguagem e sim por causa de UM framework. É como se Java ficasse famoso por causa do VRaptor ou do JSF. Não estou desmerecendo o Ruby, pelo contrário, é uma ótima linguagem, mas o tempo é o verdadeiro sábio da previsão do que vai acontecer. Tem gente prevendo de tudo, mas de uma coisa eu sei, dificilmente uma linguagem que ganha méritos e holofotes por causa de um framework sobreviverá as demais se não houverem mais novidades envoltas sobre ela.
Java não possui somente um framework de desenvolvimento de aplicações Web e isso lhe da vantagem. O tempo e quantidade de pessoas envolvidas para desenvolver tantas coisas, a tornaram grande, não pela linguagem, mas pelas ferramentas que dispõe para serem usadas. Tanto que temos o JRuby.
Podemos ver similarmente no PHP, que não é falado sobre o modo de desenvolver através de frameworks, mas possui uma gama de bibliotecas que o tornam muito usado. Ruby precisa ter isso, senão vai nadar até desgastar o Rails e vai morrer antes de chegar na praia. Exemplo disso foi a união com o Merb. Se não se une, acho que o Merb derrubava o Rails.
Mas, para quem desenvolve com Java e aprendeu esse meio através desta linguagem, Ruby é o céu, claro.

Bem agora ficou mais claro!

Eu acho que isso depende muito do que a pessoa quer. Para quem quer ir para uma multinacional, ou para uma empresa que tem clientes estrangeiros, o inglês fluente será fundamental, uma vez que você não conseguirá trabalhar sem se comunicar, mesmo que você tenha um conhecimento básico de programação.

Além do mais, a impressão que se tem nesse tópico quando fala-se “necessidades do mercado” é que o mercado fala em uníssono: “precisamos de Java”, “precisamos de Ruby”, como se todas as empresas migrassem da tecnologia X para a Y de um dia para o outro.

Eu acho que basicamente, existem dois momentos na vida de um profissional: a fase da colocação, que é quando procuramos o 1 emprego. Aí sim, procuramos estudar aquilo que fica bonito no currículo. E 2 fase, que é quando devemos definir nossos objetivos e trabalhar de acordo com eles.

[quote=djemacao]
Eu usaria, particularmente, o Python para ensinar alguém a programar. Acho muito mais fácil de compreender e de ajudar um iniciante.
Outro detalhe que deve ser levado em conta Márcio, é que Ruby não ficou conhecido por méritos da linguagem e sim por causa de UM framework. É como se Java ficasse famoso por causa do VRaptor ou do JSF. Não estou desmerecendo o Ruby, pelo contrário, é uma ótima linguagem, mas o tempo é o verdadeiro sábio da previsão do que vai acontecer. Tem gente prevendo de tudo, mas de uma coisa eu sei, dificilmente uma linguagem que ganha méritos e holofotes por causa de um framework sobreviverá as demais se não houverem mais novidades envoltas sobre ela.
Java não possui somente um framework de desenvolvimento de aplicações Web e isso lhe da vantagem. O tempo e quantidade de pessoas envolvidas para desenvolver tantas coisas, a tornaram grande, não pela linguagem, mas pelas ferramentas que dispõe para serem usadas. Tanto que temos o JRuby.
Podemos ver similarmente no PHP, que não é falado sobre o modo de desenvolver através de frameworks, mas possui uma gama de bibliotecas que o tornam muito usado. Ruby precisa ter isso, senão vai nadar até desgastar o Rails e vai morrer antes de chegar na praia. Exemplo disso foi a união com o Merb. Se não se une, acho que o Merb derrubava o Rails.
Mas, para quem desenvolve com Java e aprendeu esse meio através desta linguagem, Ruby é o céu, claro. [/quote]
Muito bem colocado, acho que devo dizer que você respondeu exatamente aquilo que eu queria ler, e foi bem categórico mesmo, demonstrando que sabe o que diz e tem muito conhecimento.

Bem agora ficou mais claro!

Eu acho que isso depende muito do que a pessoa quer. Para quem quer ir para uma multinacional, ou para uma empresa que tem clientes estrangeiros, o inglês fluente será fundamental, uma vez que você não conseguirá trabalhar sem se comunicar, mesmo que você tenha um conhecimento básico de programação.

Além do mais, a impressão que se tem nesse tópico quando fala-se “necessidades do mercado” é que o mercado fala em uníssono: “precisamos de Java”, “precisamos de Ruby”, como se todas as empresas migrassem da tecnologia X para a Y de um dia para o outro.

Eu acho que basicamente, existem dois momentos na vida de um profissional: a fase da colocação, que é quando procuramos o 1 emprego. Aí sim, procuramos estudar aquilo que fica bonito no currículo. E 2 fase, que é quando devemos definir nossos objetivos e trabalhar de acordo com eles.[/quote]
Você razão , acho que o tópico fico bem esclarecido para todos, ao menos as colocações finais foram excelentes.
[size=18]
; )

[/size]

Especialização nunca é demais, lembre-se que com um mercado altamente competitivo só sobrevive quem estiver atualizado, e atenda as necessidades do mercado.
Quem quer ir para a área acadêmica deve cursar um mestrado / doutorado. Para quem pretende seguir carreira no mercado, uma pós-graduação combinada com uma ou mais certificações é o caminho a seguir. :wink:

sim.

Concordo…

[quote]
Para quem pretende seguir carreira no mercado, uma pós-graduação combinada com uma ou mais certificações é o caminho a seguir. :wink: [/quote]
[color=red]“Discordo”[/color] Onde fazer essa pós-graduação ???