Banco de Dados

Cara, vc tem a url da página que diz que o mySQL “custa” $500 pra aplicacoes comerciais? Não tou achando…

procurei a não achei

unica coisa que vi la foi que o mySQL tem a licensa GPL só isso

You need to purchase commercial non-GPL MySQL licenses:

If you distribute MySQL Software with your non open source software,
If you want warranty from MySQL AB for the MySQL software,
If you want to support MySQL development.

Direto da pagina, ou seja se vc nao colocar sua solucao como codigo fonte aberto vc tera q comprar a licenca

Pra mim, o ideal eh desenvolver a aplicação com o mysql mesmo, e bolar algum tipo de mapeamento para qualquer banco de dados… Vejam algo sobre OJB, eh realmente muito interessante…

Abraços

[quote=“duardor”]You need to purchase commercial non-GPL MySQL licenses:

If you distribute MySQL Software with your non open source software,
If you want warranty from MySQL AB for the MySQL software,
If you want to support MySQL development.
[/quote]

Existe um grande PORÉM aqui, que fica no entendimento da palavra “distribute”. Se voce nao distribuir o MySQL com o seu programa, então você nao precisa pagar absolutamente nada, e não há o que o pessoal do MySQL fazer, nem brigar ou argumentar com vc. Simples, mas mesmo assim, se você não gostar da idéia dessa restrição, diacho, vá pro PostgreSQL, SAPDB, Interbase OpenSource, Firebird, HSQLDB, whatever.

sobre as licenças do MySQL
http://www.mysql.com/products/licensing.html

Os preços das licenças comerciais enstão em
https://order.mysql.com/?sub=pg&pg_no=1

entao desenvolvo um software para um cliente meu…
monto o servidor dele la Linux, instalo o mySql como banco de dados… instalo o Tomcat, eu levo APENAS meus arquivos .class e ponho la, ele usa dos terminais o software… entao se eu fiz isso o meu cliente vai ter que pagar licensa para o mySQL???

se for SIM, por favor respondam, porque ae eu nem saiu do Firebird (mesmo o seu JDBC sendo pior que do mySQL).

valeu

Não. Voce nao distribuiu o MySQL, qm fez isso foi a tua distribuicao de linux :wink:

[quote=“Paulo Silveira”][quote=“bandrade”]o mydqk tem suporte a FK e cia sim… só vc usar a tabela innoDb que te dá suporte.
[/quote]

mas ele nao faz o constraint neh? tipo, ele nao reclama se voce fizer besteira… pelo que sei, eles soh iam colocar a verificacao no 4.1[/quote]

E tem mais um problema, na versão 4.1 com o InnoDB quando vc cria uma regra de integridade, não existe a possibilidade de exclui-la posteriormente com um drop, o manual diz que alterando qualquer dado de uma das tabelas a regra cai, mas não tem acontecido até a versão 4.1.12

licencas mysql…

pessoas, sobre a licensa do mysql se vc vender um software junto com o mysql vc precisa pagar, se vc vender um serviço e desenvolver um software para te auxiliar e ele usar o mysql, vc num precisa pagar… é o meu caso.
´qualquer coisa, tem a aec em bh que é o unico ‘autorizado’ mysql do brasil, vou perguntar prá eles…

té,

usando mysql eh soh vc criar sua tabela do tipo innodb, ai funciona tudo e um pouco mais.
[]'s

:idea:

Essa exigencia vale pros drivers também.

Então se tua aplicação for distribuida com os drivers do mysql ela tem que ser GPL ou possuir uma licensa comercial.

Nossa, tiraram do fundo do bau o tópico.

[color=“violet”][/color]
Olá

Estou trabalhando com o Firebird, que por sinal não tem auto-incremento. Eu precisei criar TRIGGER para esta finalidade. Um TRIGGER para cada tabela com somente um GENERATOR, ou seja, 1 contador para todo mundo. É a melhor prática?

Valeu

Jhenny

[quote=“Jhenny”][color=“violet”][/color]
Olá

Estou trabalhando com o Firebird, que por sinal não tem auto-incremento. Eu precisei criar TRIGGER para esta finalidade. Um TRIGGER para cada tabela com somente um GENERATOR, ou seja, 1 contador para todo mundo. É a melhor prática?

Valeu

Jhenny[/quote]

Não sei como você implementou 1 contador para todos. Normalmente se tem N tabelas, N triggers e N generetors. Um para cada.
Existe uma ferramente ótima para administração de IB/FB, não sei se você conhece: http://www.ibexpert.com . Com ela, coisas como autoincremento ficam realmente muito fácil de fazer.

BD free de verdade é o postgres, é bem robusto e já vi testes em que ele deixa pra tŕas até o famigerado Oracle e como em breve vai sair a versão para Windows é bom a Oracle tomar cuidado pois o postgres vai ocupar um grande espaço.

[quote=“smota”]
ehehehe o Oracle esta um (ou vários) nível acima dos citados, não da muito pra comparar … ele custa em sua versão básica básica (bem básica mesmo) entre R$15.000,00 e R$20.000,00 (custava isso um ano atrás) pq depende da plataforma. (64 bits, 32 Win, Unix, Linux, etc.)

[]s[/quote]

Sei que esse post é antigo na discussão, mas existe hoje uma versão para pequenas empresas chamada Standart One que custa cerca de R$3000,00.

Abraços.