Atena Framework: Nova plataforma de desenvolvimento de sistemas do Ministério Público Federal

Muito interessante a iniciativa no MPF.

parabens Jonatas e sua equipe.

Eu tambem acho que ter um framework de referência e estar limitado a ele são coisas bem diferentes.
e acho que é muito importante ter um de referencia (por que ele é uma “REFERENCIA”)

mas já quase apanhei por isso :slight_smile: então não voi entrar mais na discussão

sem querer ser preguiçoso, mas vamos la:

Você vão disponibilizar e ampliar a documentação?

quantas pessoas estão atualmente envolvidas no projeto?

só você do MPF é membro do GUJ? (para ajuda com duvidas :P)

(com alterações)

Temos um projeto em fase de homologação para os facilitar a criação de testes unitários para as aplicações desenvolvidas com o Atena. Em breve será disponibilizado.

[]s
Godoi

[quote=fre_d]
Baixei o arquivo atena4.zip duas vezes. Parece que está corrompido pois não consigo extrair os arquivos e ele só tem 2MB.[/quote]

Vamos verificar e se for o caso copiá-lo novamente. Valeu pela dica!

[]s
Godoi

Duran, obrigado pelas considerações.

Sim, a idéia é evoluir sempre a documentação. Estamos inclusive desenvolvendo um livro sobre o Atena.

Hoje a equipe de arquitetura da Procuradoria Geral da República possui 6 pessoas. Mas entre contribuidores e desenvolvedores são muito mais.

Atualmente, acho que sim! Mas estamos criando um email (não sei se já ficou pronto!) que divulgaremos para facilitar a comunicação com a equipe.

[]s
Godoi

Temos um projeto em fase de homologação para os testes unitários. Em breve será disponibilizado.

[]s
Godoi[/quote]

O projeto é para desenvolver usando TDD ou para criar testes depois do código pronto?

Pronto, já vão cair de porrada em cima do cara por conta dos testes…

Eu apenas perguntei por curiosidade pq conheço um pessoal que trabalha no MP e provavelmente vai usar o framework, isso é “cair de porrada” ?

(com alterações) O objetivo é TDD em todos os projetos a desenvolver! O Atena, infelizmente, não foi desenvolvido com essa prática.

[]s
Godoi

Não foi pra você meu caro mueller.

[quote=jonatas@pgr.mpf.gov.br]O objetivo é TDD! Como disse, o projeto está em fase de homologação.

[]s
Godoi[/quote]

TDD, mas o framework não está pronto ??

o atena parece bacana, parabéns!

Tambem fiquei boiando… o que esta em fase de homologacao? Os testes unitarios do Atena em si? O framework de testes unitarios que o Atena disponibiliza? O que eh e como funciona esse processo de homologacao?

Acredito que eles vão utilizar TDD daqui pra frente… mesmo pronto o framework deve continuar evoluindo…
IMHO se tivesse utilizado TDD desde o início seria muito melhor

Para quem não teve tempo de olhar o código as bibliotecas referenciadas são:

javax.persistence
javax.activation
javax.mail
Apache Struts2 (ognl, xwork, etc…)
Apache Lucene
Apache Commons (Lang, Logging, Digester, Validator, BeanUtils, Collections)
Apache Velocity
Spring Web
JFree
cglib

Mais alguma ??

(com alterações)

[quote=nbluis][quote=jonatas@pgr.mpf.gov.br]O objetivo é TDD! Como disse, o projeto está em fase de homologação.

[]s
Godoi[/quote]

TDD, mas o framework não está pronto ??[/quote]

O Atena está pronto! O projeto para facilitar os testes unitários dos aplicativos desenvolvidos com o Atena é que está em fase de homologação.

[]s
Godoi

…[/quote]

O atena está pronto. Os testes unitários é que estão em homologação.

[]s
Godoi[/quote]
Tudo bem sobre os testes unitários, mas nada de TDD.

Os testes estão sendo homologados?

(com alterações)

[quote=pcalcado][quote=jonatas@pgr.mpf.gov.br]
O atena está pronto. Os testes unitários é que estão em homologação.
[/quote]

Os testes estão sendo homologados?[/quote]

Vamos lá: Foi criado recentemente um projeto para facilitar a criação de testes de sistemas desenvolvidos com o Atena, e incentivar o TDD. Algo como classes helpers, que podem ou não ser estendidas para isso. Isso para permitir testes de execução dos aplicativos fora de um container web. Essa estrutura é que está em homologação. Em breve, estará disponível.

E qual o problema do JUnit? O framework não se baseia em POJOs?

Sim, mas para simular a execução dos aplicativos fora de um container web é preciso de classes auxiliares. Por isso, usamos classes de TestCases e Mocks.