Array [RESOLVIDO]

Tenho uma classe empresa que possui uma referência de uma Array de Funcionários, e um método adiciona, mas meu problema está no método adiciona.

public class Empresa {
 // Apenas uma classe teste !
	Funcionario funcionario[];
	String cnpj;
	String nome;

public void adiciona(Funcionario f){
		this.funcionario[] = f; // que posição que vou inserir meu f ?
	}
}

Use uma das implementações de List (como ArrayList por exemplo) e deixe que a API se preocupe com isso por você.

Agora se for dever de casa, no seu método adciona você deve ter um atributo que diga qual é a próxima possição válida para inserção :wink:

Você precisa ter também mais uma variável, que indica em que posição você tem de incluir o novo funcionário.

Se você acha isso tudo muito complicado, então use um ArrayList<Funcionario> em vez de um Funcionario[]. É mais simples conceitualmente.

E ai fernando tudo bom? Nesse seu caso basta vc colocar um indice pra posição:

[code]public class Empresa {
// Apenas uma classe teste !
Funcionario funcionario[];
String cnpj;
String nome;
int i = 0;

public void adiciona(Funcionario f){   
    this.funcionario[i] = f; // como o "i" foi inicializado com 0 a posição "zero" do array que vai receber o primeiro objeto...
    i++; // e aqui você usa um incremento pra na proxima vez ele inserir na posição "um".
}   

} [/code]

Obrigado as 2 resposta, já captei a mensagem. Com o ArrayList eu consegui fazer numa boa, mas quero testar apenas com array. Se algum dia me deparar com problema desse tipo saberei como resolver, nem que seja em algum teste.

Bom, nesse caso, o evertonsilvagomesjava (de forma bem simples e concisa) codificou o que foi dito :wink:

eee basicamente o q o tiago disse