Te digo pois estudo em um instituto federal e conheço meus professores, nenhum deles nunca ficou sem trabalhar para se preparar, bem pelo contrário, a maior parte deles trabalhavam e estudavam, além dq a maioria diz que o trabalho somou mais para a aprovação que muito do estudo
Um era full-stack e trabalhava pra uma empresa na califórnia em home-office, outro era do TI B2W, outro trabalhava em uma empresa de sistemas no Ceará, outro em um provedor, outro era perito independente, e claro que tem aqueles que vieram direto da facul e passaram, mas trabalhavam enquanto fazia a facul, entre outros…
Mas realmente não tem nenhum deles que tenha ficado sem trabalhar dedicado só a estudar antes de passar
Bom, é uma luta , estudar e trabalhar é loucura , mas concurso publico sempre é bem complexo pelo nivel de concorrencia , bom como você colocou , realmente existe execeções !!! , eu tive que trabalhar e estudar pra ter estágio em alguma empresa , logo trabalhei na Secretaria de Recursos Hidricos, e digo foi barra ter conclusão de curso na minha formação de Ciência da Computação, bom como você disse temos execeções.
No meu ponto de vista, essa questão de salário alto ou baixo vai de encontro a como vc é bom em se vender para uma oportunidade nova de emprego, ou seja, Marketing Pessoal.
Tá cheio de gente por aí que não tem certificado de nada e ganha altas granas como sênior e tb tá cheio de gente por aí que tem certificação da NASA e ganha um salário despresível.
Em minha vida em TI conheci muitos profissionais, como, arquitetos, engenheiros, gerentes e até presidentes. Eu perguntava a alguns deles o que era necessário para chegar a tais patamares e o que eles me diziam era:
“Esteja sempre preparado tecnicamente na sua área e seja um bom vendedor de si mesmo”
É claro que isso não é tão fácil assim, mas, a receita para o sucesso é algo que depende de muitos ingredientes. Só depende da pessoa saber quais ingredientes ela quer compor à essa receita e depois, colocá-la em prática.
Encerro assim minha participação nesse tópico. Um abraço a todos e boa sorte em seus projetos pessoais e profissionais!
Não estou dizendo que é tudo maravilha nos grandes centros. Qualidade de vida geralmente é pior, por exemplo. Mas isso que você citou esta longe de ser um problema, pelo contrário, é uma coisa boa!
Foi o que eu disse. Não tem mercado de TI pra quem tá começando. Não disse que não tem potencial pra empreendedores.
E ainda que exista demanda por soluções de TI, isso não significa necessariamente aumento na demanda por desenvolvedores da região uma vez que software pode ser “importado” de outros lugares. É possível sim, um aumento na demanda de infraestrutura de TI, executivos de TI, e tal… mas acho que ninguém aqui discorda que no Piauí vai ser meio difícil ter algum retorno financeiro como desenvolvedor.