Aprendi o Basico e agora?

Saudações queridos colegas programadores!

Venho por meio desse meu primeiro tópico abrir uma discussão que eu não encontrei nem aqui no fórum, nem em nenhum outro texto na surfwebs. (pelo menos em português).

Eu estou atualmente fazendo o meu curso de desenvolvimento de sistemas na Etec, e como eu me amarrei no curso, eu decidi entrar de cabeça no mundo da programação. O curso é muito bom, aprendi os fundamentos de lógica em Portugol, tive alguma coisa ou outra de Java e banco de dados no primeiro semestre, estou nesse segundo semestre aprendendo o básico de c# e orientação objeto, tudo bonitinho.

Porém, agora que eu estou terminando meu curso básico de Java, com toda a sintaxe inicial aprendida, e agora que eu fiz exercícios até meus dedos calejarem, e agora que aquela barreira inicial de Orientação a Objetos está se dissipando, surge lá longe no meu horizonte uma questão aterrorizante.

Para onde diabos agora eu vou?

Eu realmente não encontrei nenhum material falando sobre o que aprender em java depois que você passa dessa sintaxe inicial, e fácil como eu tenho achado tudo isso, é impossível que isso seja a única coisa que o mercado peça!

Eu tenho alguns amigos programadores, e conversando com eles sobre o assunto eu tenho esbarrado muito na palavra framework, e “aprender novas tecnologias” é esse caminho que eu deveria estar seguindo?

O negócio de framework eu achei bons materiais explicando, mas nada explicando como aprender esse novo conceito, e o que seriam essas “Novas tecnologias” que todo mundo fala ?

Eu realmente estou em duvida, e eu gostaria de uma orientação do que buscar, do que pesquisar, do que aprender, eu estou profundamente ansioso pra finalmente entrar no mercado de trabalho e poder oferecer os meus serviços, mas eu sinto que eu não tenho o suficiente ainda.

do seu colega aspirante a programador

José Ricardo!

E aí, @lokito877.

É muito relativo isso que você está dizendo. Quando você sabe o básico, o melhor é procurar um estágio na área e desenvolver suas habilidades baseado nas necessidades do seu cargo.

Pare de pensar de forma linear: programação profissional não é isso. Não é “primeiro estuda isso, depois isso, depois esse assunto e você agora é um mestre da programação”. Isso não existe. Em um emprego, você vai precisar usar Java puro pra fazer um gateway. Em outro, vai precisar programar voltado para JNI/JNA. E, possivelmente, em outro vai usar Spring.

Não tenha ânsia de ser o conhecedor absoluto de uma linguagem. Cê vai levar muito tempo e ainda não vai saber tudo. Falando especialmente de Java, que é uma linguagem MUITO grande com muitos tipos de aplicação, não adianta querer aprender tudo. Tenha conhecimento superficial na maioria das coisas, seja especialista no que precisa. E o que determina o que precisa? Você, sua curiosidade, o mercado regional…

Novas tecnologias são exatamente o que a frase implica: novas tecnologias. Coisas que tão surgindo no mercado por agora.

Tem muita coisa que é preciso aprender e que de certa forma é básico da linguagem. Mas também tem muitos conceitos que não são “da linguagem”, mas se aplicam diretamente nela (como arquiteturas de aplicação, tecnologias que você pode usar no teu dia-a-dia como MQTT, protocolo HTTPS etc).

Estudou a modularização no Java 9? Generics? Stream API? Estrutura de dados? Criação de exceptions? Sockets? REST? Principios SOLID? Android? Java 11?

Tem muita coisa que você pode estudar, mas o que você deve é muito dependente e quem vai ditar é (novamente) sua curiosidade e o mercado regional.

Abraços.

Ok… No meu modo de pensar também é um pouco diferente, eu tenho conhecimento nessas mesmas linguagens que você mencionou adicionando o Python, bom quando eu sai do básico de Java comecei a mexer com uma outra ferramenta para ser integrada, e também aperfeiçoando em métodos novos (você conseguir se verificar a documentação) isso me trouxe muito conhecimento, ainda tenho dúvidas, mais oque eu posso dizer que você nunca saberá tudo, sempre terá alguma coisa “NOVA”.
Quando fazemos algo em relação a programação a melhor coisa é trabalhar na area, pois nas grandes cidades tem muita vaga para isso, interessante também fazer uma pós graduação e ir melhorando seu conhecimento, desta forma você sobe no serviço estudando e o seu salario também evolui…

Se oriente pelo seu objetivo, se for estágio/emprego estuda o que a maioria das melhores vagas pedirem, considerando a região que gostaria de trabalhar.