[quote=bacamarte]Passado o entusiasmo inicial do que me parecia a oitava maravilha do mundo, me sinto frustrado em relação a hospedagem na nuvem do Google (Appengine).
Após gastar um bom tempo em estudos do GWT, JDO, Objectify, GQL e tudo mais o que é necessário para rodar na fantástica núvem do google, caí na real sobre algo que nenhuma revista comentou. O alto custo.
Desenvolvi uma aplicação que possui meia duzia de entidades (Tabelas do bom e velho banco de dados) que recebe coordenadas (lat, long) de um equipamento em intervalos de 1 minuto. Isso gera em torno de 1440 registros por dia para cada equipamento…
Deixei 2 equipamentos em teste transmitindo as coordenadas e isso consumiu a cota gratuita mais U$ 1,00 no dia do teste. Faça mentalmente a conta, considerando 1000 equipamentos… Isso inviabiliza o projeto.
Sei que alguém vai dizer que tenho que melhorar o código das consultas, usar memcache e outros recursos para otimizar o uso do appengine, mas, mesmo que eu consiga tirar leite de pedra o custo continuará alto…
Era isso que queria compartilhar com vocês e se alguém souber de algo que eu não esteja sabendo, favor comentar…
Abraço[/quote]
Olá tenho uma aplicação na nuvem do google e pelo que tenho sentido o preço deles é o mais competitivo entre os clouds . Pra quem não conhece os preços do google :
Frontend Instance Hours $0.08/ Hour
Backend Instance Hours $0.08/ Hour
Datastore Stored Data $0.008/ GByte-day
Task Queue Stored Task Bytes $0.008/ GByte-day
Blobstore Stored Data $0.0043/ GByte-day
Datastore Write Operations $1.00/ Million Ops
Datastore Read Operations $0.70/ Million Ops
Datastore Small Operations $0.10/ Million Ops
Outgoing Bandwidth $0.12/ GByte
Recipients Emailed $0.01/ 100 Recipients
Stanzas Sent $0.10/ 100K Stanzas
Channels Created $0.01/ 100 Opens
Bom como da pra ver as operações mais caras em termos financeiros são de escrita ,leitura no datastore e banda de saida mesmo assim pelo volume é muito muito barato estamos falando 1 milhao de escritas e 1 milhao de leituras , fora o sossego de não ter uma aplicação down pq seu server num aguentou o tranco de 1 pico do nada em volume de acesso.
Voce tem que analisar o que mais voce utiliza de recurso (datastore,tempo de frontend,escrita,leitura) e otimizar ao maximo isso . Esta incompativel o que voce esta dizendo de ter apenas 2880 registros por dia em 2 equipamento ter consumido $1 dollar de quota fora a cota livre que é de 50000 (read/write) . Tem algo muito errado ai nesse processo.
Eu pessoalmente acho preço de banana o custo dos recursos do google que nem de perto chegam a um servidor dedicado que é uma fortuna aqui no brasil . Fora toda a facilidade do Paas que lhe oferece (apesar de faltar algumas coisas como fulltextsearch que ele tao prometendo liberar faz tempo).
Bom se tiver afim coloca ai o print do seu dashboard pra eu te ajudar a analisar o que sua aplicação mais consome.