[APOSTILA] Tutorial JAVA com JSF 2.0, Facelts, Hibernate (JPA) , Spring 3.0 e PrimeFaces

[quote=alexandre.marques]Fala ai amigão, Tudo Bem? primeiramente Parabéns pela iniciativa, só uma dúvida! eu estou usando BD MySQL com o jar especifico. A minha dúvida é:

o Jar org.springframework.jdbc-3.0.2.RELEASE.jar reconhecerá as informações MySQL? ou terei que baixar um jar especifico?

Atenciosamente.

[/quote]

Eai Alexandre, eu estava dando uma olhada no jar do spring citado, dentro dele mesmo tem uma classe para tratar o valor máximo de incremento do MySQL, de um modo bem grosseiro, esse jar seria apenas uma coletânia de exceptions e informações para o Spring operar melhor com o banco de dados (ta mto grosseiro msm).
Mas fazendo as devidas alterações no jdbc.properties e no spring.xml tem que funcionar.
Qualquer erro posta ai que tento ajudá-lo.

E, novamente, obrigado pelo apoio.

Estava criando coragem para partir pro Java web. Vou começar por aqui. Valeu. :slight_smile:

Wolky, muito obrigado pelo material de ótima qualidade.

Eu estava precisando muito de material atual e bem explicado para aprender JSF, Spring e Prime, e seu material junto com os posts do Saab estão sendo muito úteis.

Li ambos e fui construindo a aplicação do portal virtual, mas quando rodo, o index redireciona para o template.jsf só que o mesmo não é encontrado. O template.xhtml está na pasta template, as configurações do web.xml aparentemente estão corretas.

Onde posso ter errado?

Segue a mensagem de erro:

The requested resource (/template/template.jsf not found) is not available.

Muito obrigado.

[quote=Henrique Nunes]Wolky, muito obrigado pelo material de ótima qualidade.

Eu estava precisando muito de material atual e bem explicado para aprender JSF, Spring e Prime, e seu material junto com os posts do Saab estão sendo muito úteis.

Li ambos e fui construindo a aplicação do portal virtual, mas quando rodo, o index redireciona para o template.jsf só que o mesmo não é encontrado. O template.xhtml está na pasta template, as configurações do web.xml aparentemente estão corretas.

Onde posso ter errado?

Segue a mensagem de erro:

The requested resource (/template/template.jsf not found) is not available.

Muito obrigado.[/quote]

Amigo, isso acontece as vezes mesmo, normalmente é problema do tomcat, certifique-se que você escolheu a opção do “Use Tomcat installation” que citei no tutorial, se sim, vá no diretório do tomcat em wtpwebapps/portalvirtual/template e veja se a pagina template.xhtml está lá, se não estiver, peça, no tomcat, para limpar o workspace e de “Clean” tanto no project, quanto no tomcat, depois reinicie o servidor. Normalmente com isso volta ao normal, se problema persistir, reveja se vc colocou a especificação de “.jsf” para mapear a Faces Servlet, se tem a tag e se os arquivos estão na pastas certas (o arquivo template.xhtml dentro da pasta template dentro do WEB-CONTENT)
Qualquer coisa posta mais detalhes que tento ajudar.

Descobri o problema, a pasta template estava dentro da pasta WEB-INF ¬¬

Tudo funcionando perfeitamente =D

Obrigado novamente Wolky.

[quote=Henrique Nunes]Descobri o problema, a pasta template estava dentro da pasta WEB-INF ¬¬

Tudo funcionando perfeitamente =D

Obrigado novamente Wolky.[/quote]

hehehe
precisando estamos ai xD

cara pode me enviar por Email
sempre quando acesso o Megaupload da erro de limite excedido
alguém está baixando e eu não posso baixar nada pelo mega
poderia me enviar por Email se falamos por MP pode ser?

opa consegui baixar o apostila
meus parabéns meus colegas novatos vão adorar
e vou aprender mais ainda :smiley:

[quote=Wolky][quote=Henrique Nunes]Wolky, muito obrigado pelo material de ótima qualidade.

Eu estava precisando muito de material atual e bem explicado para aprender JSF, Spring e Prime, e seu material junto com os posts do Saab estão sendo muito úteis.

Li ambos e fui construindo a aplicação do portal virtual, mas quando rodo, o index redireciona para o template.jsf só que o mesmo não é encontrado. O template.xhtml está na pasta template, as configurações do web.xml aparentemente estão corretas.

Onde posso ter errado?

Segue a mensagem de erro:

The requested resource (/template/template.jsf not found) is not available.

Muito obrigado.[/quote]

Amigo, isso acontece as vezes mesmo, normalmente é problema do tomcat, certifique-se que você escolheu a opção do “Use Tomcat installation” que citei no tutorial, se sim, vá no diretório do tomcat em wtpwebapps/portalvirtual/template e veja se a pagina template.xhtml está lá, se não estiver, peça, no tomcat, para limpar o workspace e de “Clean” tanto no project, quanto no tomcat, depois reinicie o servidor. Normalmente com isso volta ao normal, se problema persistir, reveja se vc colocou a especificação de “.jsf” para mapear a Faces Servlet, se tem a tag e se os arquivos estão na pastas certas (o arquivo template.xhtml dentro da pasta template dentro do WEB-CONTENT)
Qualquer coisa posta mais detalhes que tento ajudar.[/quote]

Wolky, parabéns pelo material. Ficou muito bom mesmo.

Ve se vc consegui me ajudar estou tendo o mesmo problema acima, mas conferi tudo que vc falou e ele continua com erro.
Fucei um bocado, mas não consegui resolver.
Mesmo qnd tento acessar CadReino.jsf não funciona. Acho que deve ter alguma configuração errada do Faces.

Qualquer ajuda sera bem vinda.
Vlw!

[quote=T1234]
Wolky, parabéns pelo material. Ficou muito bom mesmo.

Ve se vc consegui me ajudar estou tendo o mesmo problema acima, mas conferi tudo que vc falou e ele continua com erro.
Fucei um bocado, mas não consegui resolver.
Mesmo qnd tento acessar CadReino.jsf não funciona. Acho que deve ter alguma configuração errada do Faces.

Qualquer ajuda sera bem vinda.
Vlw![/quote]

o arquivo template.xhtml está na pasta wtpwebapps?
reveja o arquivo web.xml, se houver espaço entre as palavras da tag pode haver erro, exemplo: < wellcome-file-list>, sendo que o principal para executar a página em jsf é:

<!-- JSF configuration --> <servlet> <servlet-name>Faces Servlet</servlet-name> <servlet-class>javax.faces.webapp.FacesServlet</servlet-class> <load-on-startup>1</load-on-startup> </servlet> <servlet-mapping> <servlet-name>Faces Servlet</servlet-name> <url-pattern>*.jsf</url-pattern> </servlet-mapping>

verifique a versão do tomcat, tente excluir o projeto dentro da pasta wtpwebapps, fechar o eclipse, dar clean project e clean no tomcat e ai sim iniciar o servidor, de todo jeito preciso de mais informações para tentar te ajudar

[quote=Wolky][quote=T1234]
Wolky, parabéns pelo material. Ficou muito bom mesmo.

Ve se vc consegui me ajudar estou tendo o mesmo problema acima, mas conferi tudo que vc falou e ele continua com erro.
Fucei um bocado, mas não consegui resolver.
Mesmo qnd tento acessar CadReino.jsf não funciona. Acho que deve ter alguma configuração errada do Faces.

Qualquer ajuda sera bem vinda.
Vlw![/quote]

o arquivo template.xhtml está na pasta wtpwebapps?
reveja o arquivo web.xml, se houver espaço entre as palavras da tag pode haver erro, exemplo: < wellcome-file-list>, sendo que o principal para executar a página em jsf é:

<!-- JSF configuration --> <servlet> <servlet-name>Faces Servlet</servlet-name> <servlet-class>javax.faces.webapp.FacesServlet</servlet-class> <load-on-startup>1</load-on-startup> </servlet> <servlet-mapping> <servlet-name>Faces Servlet</servlet-name> <url-pattern>*.jsf</url-pattern> </servlet-mapping>

verifique a versão do tomcat, tente excluir o projeto dentro da pasta wtpwebapps, fechar o eclipse, dar clean project e clean no tomcat e ai sim iniciar o servidor, de todo jeito preciso de mais informações para tentar te ajudar[/quote]

Wolky,
fiz o q vc falou, mas não funcionou.
Estou usando algumas bibliotecas com versões diferentes das suas pq não consegui baixar do site. Será que teria como vc disponibilizar as libs?

Notei que a mensagem que está aparecendo pra mim (“The requested resource (/tisi.teste/templates/template.jsp) is not available.”) a extensão é diferente na minha aparece jsp e não jsf.

VLW

[quote=T1234]

Wolky,
fiz o q vc falou, mas não funcionou.
Estou usando algumas bibliotecas com versões diferentes das suas pq não consegui baixar do site. Será que teria como vc disponibilizar as libs?

Notei que a mensagem que está aparecendo pra mim (“The requested resource (/tisi.teste/templates/template.jsp) is not available.”) a extensão é diferente na minha aparece jsp e não jsf.

VLW[/quote]

Não entendi o por que dele falar tisi.teste antes das pastas templates, e vc criou páginas xhtml ou jsp? tente acessar manualmente as páginas, tipo: localhost:8080/portal-virtual/templates/template.jsf. Você tem certeza que tem os códigos que coloquei no comentário anterior no web.xml?

tenta adicionar isso aqui também, pra ve se para de chamar o jsp:

<context-param>
    <param-name>javax.faces.DEFAULT_SUFFIX</param-name>
    <param-value>.xhtml</param-value>
</context-param>

vá no index.html na raiz do projeto e confirme se está desse jeito:

<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" 
    "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd">
<head>
<meta http-equiv="refresh" content=" 0 ;url=template/template.jsf" />
</head>

e o link das libs no megaupload é: http://www.megaupload.com/?d=XPHVECJL

[quote=Wolky][quote=T1234]

Wolky,
fiz o q vc falou, mas não funcionou.
Estou usando algumas bibliotecas com versões diferentes das suas pq não consegui baixar do site. Será que teria como vc disponibilizar as libs?

Notei que a mensagem que está aparecendo pra mim (“The requested resource (/tisi.teste/templates/template.jsp) is not available.”) a extensão é diferente na minha aparece jsp e não jsf.

VLW[/quote]

Não entendi o por que dele falar tisi.teste antes das pastas templates, e vc criou páginas xhtml ou jsp? tente acessar manualmente as páginas, tipo: localhost:8080/portal-virtual/templates/template.jsf. Você tem certeza que tem os códigos que coloquei no comentário anterior no web.xml?

tenta adicionar isso aqui também, pra ve se para de chamar o jsp:

<context-param>
    <param-name>javax.faces.DEFAULT_SUFFIX</param-name>
    <param-value>.xhtml</param-value>
</context-param>

vá no index.html na raiz do projeto e confirme se está desse jeito:

<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" 
    "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd">
<head>
<meta http-equiv="refresh" content=" 0 ;url=template/template.jsf" />
</head>

e o link das libs no megaupload é: http://www.megaupload.com/?d=XPHVECJL[/quote]

Vlw cara!

Estava faltando justamente definir o DEFAULT_SUFFIX no web.xml.

Valeu mesmo! Você ajudou bastante.

[quote=T1234]

Vlw cara!

Estava faltando justamente definir o DEFAULT_SUFFIX no web.xml.

Valeu mesmo! Você ajudou bastante.[/quote]

Normalmente não é necessário essa citação, o compilador deveria saber que está usando XHTML em vez de JSP, mas as vezes isso acontece xD
De nada, precisando só falar

Olá, Pessoal
Daniel_MV segue abaixo alguns links bons para estudos:
Video Aulas Java - Download
CRUD Hibernate + Primafaces
Curso Hibernate + JSF + Primefaces
Cursos Online - Java

Espero que ajude.

Abraço

Thiago A. Teixeira

Bom Dia , Wolky

Parabéns pelo material!!! Vai ser bastante útil!

Abraço

Thiago A. Teixeira

Wolk,

estou com mais um problema. Ve se vc consegui me ajudar.
Quando eu estava usando as libs que eu baixei separadamente, pela net, a aplicação iniciava corretamente no servidor, mas as tags do primefaces não apareciam na tela, nem no IE nem no Chrome.
Então troquei para as libs que vc me passou ai aparece o seguinte erro:
java.lang.ClassNotFoundException: javax.faces.webapp.FacesServlet

Não sei o que fazer. Me dá uma ajuda ai cara por favor.

Vlw

[quote=T1234]Wolk,

estou com mais um problema. Ve se vc consegui me ajudar.
Quando eu estava usando as libs que eu baixei separadamente, pela net, a aplicação iniciava corretamente no servidor, mas as tags do primefaces não apareciam na tela, nem no IE nem no Chrome.
Então troquei para as libs que vc me passou ai aparece o seguinte erro:
java.lang.ClassNotFoundException: javax.faces.webapp.FacesServlet

Não sei o que fazer. Me dá uma ajuda ai cara por favor.

Vlw[/quote]

Cara, vc trocou as libs certo? meu conselho, muda de workspace e construir o projeto tudo denovo, pois essa classe já existe nas bibliotecas do jsf, se ele não encontra é problema com o Eclipse msm, normalmente quando se troca bibliotecas da isso, tenta ai, muda de workspace, abre 2 eclipses e vai no CTRL + C, CTRL + V e vê que que da.

depois da queda do megaupload, o material está disponível em algum outro lugar?
obrigado

[quote=ArturSampaio]depois da queda do megaupload, o material está disponível em algum outro lugar?
obrigado
[/quote]

==UPDATE 19/01/12==
Como o MegaUpload saiu fora do ar a partir de hoje, segue link do rapidshare:
https://rapidshare.com/files/2174317724/Tutorial_JAVA_Web_com_JSF_2.pdf