Aplicativos em Java?

Olá vocês podem me ajudar com uma duvida que tenho aqui… um amigo meu está pensando em desenvolver aplicativos para empresas tipo controle de estoque, programa para locadora, cadastro com clientes e etc… Com essa onda de JAVA e tal ele queria saber se era possível fazer esses tipos de aplicativos em JAVA e se alguém poderia me dar algum exemplo de aplicativo em Java como esses ou outros…
por favar podem nos dar sugestoes…

obs: esses exemplos como mexem com cadastro tinha q possuir um Banco de dados interagindo com o JAVA…

Outra duvida ele so poderia ser utilizado no Browser eh?

Agradeço.

Caro sudeval,

Os exemplos eu vou deixar para nossos amigos do Fórum, pois minhas aplicações são praticamente todas web.

Mais é claro que você pode ter uma aplicação deste tipo toda escrita em Java, assim como você tem no VB ou Delphi. A GUI (Interface Gráfica) será forncecida através de uma API Java (Swing, AWT, SWT, GTK,…) a maioria das aplicações utilizam o Swing por sua riqueza em componentes gráficos.

O acesso ao banco de dados será provido por uma API JDBC, e hoje a maioria dos SGBD Relacionais oferecem suporte a JDBC.

O Java disponibiliza essas e muitas outras APIs, que você poderá utilizar para suprir todas as suas necesssidades.

Pessoalmente, eu faria uma boa avaliação da viabilidade de um projeto deste tipo, afinal de contas é um investimento e tanto, portar uma aplicação Delphi ou VB para Java requer um trabalho muito bom principalmente no que diz respeito a contrução das Interfaces Gráficas, pois como todos sabemos um trabalho mal feito vai resultar em insatisfação do seu cliente e você acabará colocando a culpa no Java.

Apoio essas iniciativas de criar aplicações cliente em Java, mais apoio também o bom uso da programação OO.

Daqui a pouco o pessoal posta uns exemplos pra você.

Abraço.

obrigado pela resposta ajudo bastante…
vc poderia me informar qual a maquina recomendavel(configuraçao minima) para rodar uma aplicaçao Java com essa citada acima…`
ele é rápido no acesso a bancos…

Daí guri,

Sem me meter, mas já me metendo, eu tava rodando isso tudo num Pentium 100 MHz com 128 Mb RAM.

Rodava no JBuilder, que é pesadinho.

Aconselho pelo menos um Pentium II 300 Mhz com 256 de RAM.
O HD é relativo, 10 Gb dá e sobra muuuuito pra fazer essas paradas.

Espero ter ajudado,

[]s

será que roda o Tomcat e um mysql básico junto com um linxu num k5 133mhz com 32mb ram? ehehhhe ou é sonho meu? :stuck_out_tongue_winking_eye:

renato, jah teve alguma experiencia a esse nivel?

[ ] 's

[quote=“eltonk”]será que roda o Tomcat e um mysql básico junto com um linxu num k5 133mhz com 32mb ram? ehehhhe ou é sonho meu? :stuck_out_tongue_winking_eye:

renato, jah teve alguma experiencia a esse nivel?

[ ] 's[/quote]

AI creio ser sonho seu:P

Se rodar vai ser uma tartarua

hahahahaha concordo com o felipe…

eu tenho experiencia do Tomcat num k6II 500, roda legalzinho kra… server linux e tal…

mas nesse lixinho qeu vc esta qeurendo ai… hahaaaha

“Sonho meu, sonho meu, eu posso tudo o que eu sonhar …” (tempos de criança, quam nao conhece essa?!) hahahah

teh mais!

oh galera gostaria muito de ver um aplicativo com o citado la em cima funcionando oh so pra mim ter uma ideia de como q eh as diferencas de outras linguagem entendi… o aplicativo eh tipo assim com acesso a banco de dados e tal como se fosse por exemplo um controle de estoque entende com cadastro de dados e tal…

Agradeço

Disponibilizei um programa que tive que fazer para a disciplina de Análise de Algoritmos.
Não utiliza acesso a Banco de Dados, mas vc pode ter uma ideia de como roda os programas Java para windows e linux…

http://boxx.no-ip.org:81/~boxx/java/index.html

O visual pode não ser os melhores, mas ele foi feito em 1 árduo fim de semana e o objetivo da disciplina eram os algoritmos, e não o visual ehehhehe

Se precisar dos fontes posso te passar tb…

Abraços…

muito massa kra oh… embora eu esteja perdido nessa parada de matematica + depende do q seu prof. pediu pra mim entender… valeu ae como era pra mim ter uma ideia ja valeu se por acaso precisar de estudar seu codigo fonte te peço…

Obrigado

Se alguem tiver + algo pode postar aqui…

ho galerinha coloquem ae uns aplicativosinhos pra mim ver como q eh… se num tiver com acesso a banco tem problema naum so pra mim ver o funcionamento tipo o q o nosso amigo colocou ae…

Veja http://www.compiere.org/
tem um erp e também tem pessoal dai dando suporte

[]'s

Se você quer ver o funcionamento de um aplicativo em java mais “poderoso” e técnico do que o meu (hehehe) você pode baixar o ArgoUmL ou o Poseidon For UML (este último melhor na minha opinão) .
Os dois são softwares para modelagem de dados em cima da UML e desenvolvidos em JAVA. Tem uma carinha bunitinha eheheheh

[]'s

vi o seu exemplo que voce me indico Elton legal oh…
to com o Livro do Deitel Java como Programar 4ª Edicao to no capitulo de metodos(6) ainda to achando bom alguem tem algo contra esse livro ou alguam dica de livros ae… e ele fala de J2SE(se eu nao me engane)… tem algum livro complementar depois deste ae que vcs indiquem…

A única coisa que eu tenho contra este livro é que eles trocam de edição que nem trocam de cueca.

Eu tinha a 3ª, daí comprei a 4ª pq era orientada à UML, daí pra minha infelicidade, fui entrar na página da deitel.com e descobri que já existe a 5ª.

Mas de resto, o livro é supimpa e dá uma noção bem legal de Java.

[]s

Só complementandoo que o Renato falou…ja saiu a 5° edição e a 5° advanced…mas estes ainda não tem um portuga que eu saiba

[]'s

Fabio

a orientação que voces dizem a UML é aquela parte de “estudo opcional” que tem no final dos capitulos é?.. iiii se for nem to lendo oh

alguem pode me dar um LUZ sobre a UML???
tipo o q é?pra q serve? essas coisas…

Ehehehehe desculpae, Sudeval :wink:

UML quer dizer Unified Modeling Language e serve como uma sugestão de padrão para análise e projeto de sistemas. É um conjunto de diagramas e padrões que te ajudam a fazer um sistema/aplicativo/software mais legível, reutilizável, etc, etc, todas essas maravilhas da nova geração da engenharia de software.

Se não tens conhecimento sobre UML, te aconselho ler o livro Applying UML and Patterns do Craig Larman. É bem bom, e existem versões em português, também.

Se procurares bem, é possível que encontres a “versão do estudante”, se é que me entendes, que te sairia bem mais barato :wink:

[]s

eu tenho aqui comigo o Java Como Programar 4ªEd.(Deitel), ele fala sobre a projetos orientados a objetos com a UML… vo da uma olhada buscando essa parte, + se for aquela parte do final dos capitulos que diz estudo de casa opcional(a de fazer o elevador) eu ne to lendo oh, hehe