oi…
alguem poderia me dizer o que é e para q serve o ANT…
deculpem, mas sou iniciante, e ainda não achei uma descrição clara e objetiva
oi…
alguem poderia me dizer o que é e para q serve o ANT…
deculpem, mas sou iniciante, e ainda não achei uma descrição clara e objetiva
Não serviu essa resposta: http://ant.apache.org/faq.html#what-is-ant?!?
Meio que traduzindo … é uma ferramenta para automatizar tarefas (geralmente, mas não obrigatoriamente, relacionadas a compilação, empacotamento, distribuição e outras coisitas) em projetos de software (embora extendendo seja possível mandar a cafeteira caprichar no café).
Você sabe o que é processamento em batch ?
Ant é quase isso, é mais poderoso eu diria.
Você conhece o comando make ? É como o Ant é mais utilizado, para tarefas como criar diretórios, compilar códigos, gerar arquivos compactados, fazer “deploy” da sua aplicação, entre outras centenas de utilidades.
Qual a finalidade disso ? Tente compilar um projeto de verdade na mão, depois gerar os pacotes JAR, depois fazer o deploy da aplicação, então você vai depurar seu código e percebe que precisa corrigir um arquivo e repetir todo esse processo novamente :roll:
Então você configura um arquivo no ant, geralmente (mas não obrigatoriamente) conhecido como build.xml. Esse arquivo contem as tarefas descritas no parágrafo acima, então você roda o Ant e ele faz tudo para você, depois você corrige seu código e executa o Ant e ele repete todos os passos novamente.
Mais ou menos isso !
o Ant é um project builder, que serve basicamente para fazer as tarefas chatas e repetitivas do desenvolvimento, como compilar, fazer deploy, gerar javadoc, etc etc etc.
Com uma estudada no tutorial do GUJ já da pra ter uma boa noção do que ele é capaz, e o principal, ele é fundamental em qualquer projeto, principalmente projetos J2EE onde você precisa ficar fazendo deploy, gerando arquivos xmls de configuração e mapeamento, etc etc etc