Alguém sabe alguma técnica milenar p/ entender um sistema sem doc

Ih cara, se foi essa tal de RenataFA que fez… Pode pedir demissão! Hehehehehe, calma, foi só uma brincadeira.

Falando serio agora… Cara, acho que a melhor forma é você conversar com quem fez o sistema. Ou usar ele (o sistema) durante algumas horas… Eu não recomendo pegar de cara o fonte e ir lendo porque tive que fazer isso com Delphi (e eu nunca tinha visto Delphi na vida) e passar pra Java. Passei uns 2 meses querendo me enforcar, porque não era muito fácil de entender. Não que o sistema foi feito de forma errada, mas é complicado você mudar daquela visão de Java (que grande parte das coisas tem arquitetura no meio (não é recomendável acessar o banco nem o servidor diretamente da tela, por exemplo) e é mais elaborado que o Delphi que eu vi) praquela visão do Delphi, que dá commit da tela, pega os valores da tela, cria variáveis globais e bota uma grid que já faz algo parecido com um pojo.

Brincadeiras a parte, eu faria tudo diferente. Primeiramente, tentaria entender o que o sistema faz. Depois, levantaria as tabelas do banco que são usadas e daria uma olhada nelas. Depois disso, vai por eventos, como o pessoal falou. Starta a aplicação e vai traçando o caminho das coisas. O ideal, depois disso, seria fazer uma reuniãozinha todos os dias, de meia hora, com os caras que fizeram o sistema e ir perguntando as dúvidas que surgem. Dá 1 mês, até menos, que você tá sabendo pelo menos uns 90% do sistema.

[quote=RenataFA]Olá caro colega rsantik!

Fique sabendo que vc estava me procurando, então resolvi aparecer, da minha melhor forma: de surpresa!  :twisted: 

Os outros colegas já te deram dicas boas, realmente "técnica milenar" não existe.

Mas faltou vc falar informações importantes no seu post. Por ex, que vc está numa equipe e não sozinho e abandonado no escuro da noite...rs... que nós não somos tão terroristas e te passamos sempre as alterações mais simples, fora que estamos te explicando o tempo todo vai. Em resumo, tá exagerando!!! Desse jeito vc assusta o pessoal! Todo mundo vai acreditar que o sistema é tão trash qto vc tá falando! rs...

Bom, eu sou meio "velha de GUJ", tô sumida por falta de tempo... mas o povo mais antigo acho que lembra de mim.

Em resumo pra galera que não entendeu nada dessa história: o rsantik está trabalhando comigo agora!  :lol: 

Ah, e detalhe, que papo é esse de salário bom que eu não tô sabendo?! rs...  :shock: 

T+ pessoal
Renata

[/quote]

É meu camarada que bola fora em! HAHAHA!
mas não liga não, é o que o pessoal já te falou Renata e o Léo estamos todos aqui para te ajudar!!
Mas para de dar bola fora mano! kkkk
Capacete Rosa, e agora essa!?
kkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkk :lol:

Abraço e precisando estamos aii!!

Milton - Tino

Bom pelo visto o cara tá apenas com aquele cagaço inicial de trampo novo , não tá numa barca furada abandonada no oceano como passou a impressão pelo post, tava com cara daquelas vagas ninja que surgem no apinfo, bom salário para uma bela bucha.

Mas no meu caso já passei por uma situação dessas, projeto grande, mal desenhado, utilizando péssimas práticas de programação, totalmente desorientado a objetos rs, e os caras que fizeram já tinham saído da empresa, e pior, eu precisava ir no cliente ficar alocado 3 dias para corrigir backlogs de homologação, e o cliente ficava em outro estado, tive pouco tempo para me familiarizar com o sistema antes de ir pra lá.

Nessa situação não teve jeito, Debug na veia.

O engraçado é como as coisas caminham juntas, um projeto nessas “características” , de 10, é certeza que 9 não tem documentação alguma e o 1 que tem não deve servir para nada.

Assim como se tivesse documentação decente, talvez o software não estivesse em situação tão caótica, ou possivelmente a documentação nem seria necessária, daria para entender os fluxos do sistema dando uma rápida passada no código, olhando as assinaturas dos métodos, as interfaces, ou seja, LEGIBILIDADE, COESÃO, conceitos básicos, se o desenvolvedor não conhece nem isso, deve ser melhor nem ler a documentação do mesmo para não passar raiva.

Bom pessoal, agradeço pela força.

Fiz uma simples pergunta, não quis ofender ninguém, sempre utilizo o guj para ficar inteirado com a galera e aprender cada vez mais
Talvez tenha feito uma pergunta boba para alguns, talvez para outros uma pergunta inteligente.
Na minha carreira com Java, já ouvi muitos “nãos” na vida, ja ouvi muitas pessoas criticarem minhas perguntas, já ouvi críticas e elogios… É um mundo de incertezas…
Desculpe se magoei alguém, se fiz uma pergunta que alguém não tenha entendido, pois tinha a necessidade de saber, e no momento não obtive resposta, por isso uso o guj, só estou tentando ser um engenheiro de software, porque programar eu já sei!

Para responder todo esse questionário acima, gostaría que vocês olhassem o vídeo abaixo, é rápido tem alguns minutos:

Abraços a todos
Rodrigo Santik