olá pessoal, li algumas coisas sobre Java e fiquei interessado então resolvi estudar programação. Tenho muito pouco conhecimento em programação, somente alguma coisa em Delphi mas nada que ajude muito (penso assim). Na minha cidade não tem curso de Java, por tanto terei que estudar sem professor…comprei no entanto, o Livro Java Como Programar 6ª Edição. Queria pedir a AJUDA DE TODOS, que me ajudassem como por onde começar hehe. Lendo o livro, percebi que apesar de ser um livro para iniciantes, ele seria um tipo básico avançado, me corrijam se alguem leu o livro inteiro e tipo, ele explica melhor lá pelo meio, porque o livro já começa socando String, variáveis de instância e bibliotecas Java, UML e tals…mas não numa didática fácil entendem…se souberem até mesmo algum outro forum que seja direcionado para beeeeeeeeeeeeeemmmm iniciantes mesmo, agradeço. Ahh! Informo desde já que não adianta me mandarem desistir, porque gostei muito do pouco que já vi, ok …
[quote=andersonmanzini]olá pessoal, li algumas coisas sobre Java e fiquei interessado então resolvi estudar programação. Tenho muito pouco conhecimento em programação, somente alguma coisa em Delphi mas nada que ajude muito (penso assim). Na minha cidade não tem curso de Java, por tanto terei que estudar sem professor…comprei no entanto, o Livro Java Como Programar 6ª Edição. Queria pedir a AJUDA DE TODOS, que me ajudassem como por onde começar hehe. Lendo o livro, percebi que apesar de ser um livro para iniciantes, ele seria um tipo básico avançado, me corrijam se alguem leu o livro inteiro e tipo, ele explica melhor lá pelo meio, porque o livro já começa socando String, variáveis de instância e bibliotecas Java, UML e tals…mas não numa didática fácil entendem…se souberem até mesmo algum outro forum que seja direcionado para beeeeeeeeeeeeeemmmm iniciantes mesmo, agradeço. Ahh! Informo desde já que não adianta me mandarem desistir, porque gostei muito do pouco que já vi, ok …
Obrigado ![/quote]
Amigo desistir ??? ---------> JAMAIS!!!
E estamos aqui no guj para ajudar a sanar todas e quaisquer dúvidas que vc venha a ter!. Quanto ao livro que vc compro é ÓTIMO!..
a dica é… estude! dúvidas? ----------------->GUJ.COM.BR
A questão é ir com calma, nada de afobação, tente estudar as coisas com calma, e não se preocupe se ainda você não consegui assimular todos os conceitos, Java é extramamente extenso, e não é em um ou dois anos que você irá pegar quase tudo (tudo impossível).
Então vá com calma. O livro que você pegou é bom para iniciar e explicar muita coisa básica. Mas se possível estude ainda mais pelo livro da série Use a Cabeça" edição voltada para o Java Standard.
[quote=andersonmanzini]olá pessoal, li algumas coisas sobre Java e fiquei interessado então resolvi estudar programação. Tenho muito pouco conhecimento em programação, somente alguma coisa em Delphi mas nada que ajude muito (penso assim). Na minha cidade não tem curso de Java, por tanto terei que estudar sem professor…comprei no entanto, o Livro Java Como Programar 6ª Edição. Queria pedir a AJUDA DE TODOS, que me ajudassem como por onde começar hehe. Lendo o livro, percebi que apesar de ser um livro para iniciantes, ele seria um tipo básico avançado, me corrijam se alguem leu o livro inteiro e tipo, ele explica melhor lá pelo meio, porque o livro já começa socando String, variáveis de instância e bibliotecas Java, UML e tals…mas não numa didática fácil entendem…se souberem até mesmo algum outro forum que seja direcionado para beeeeeeeeeeeeeemmmm iniciantes mesmo, agradeço. Ahh! Informo desde já que não adianta me mandarem desistir, porque gostei muito do pouco que já vi, ok …
Obrigado ![/quote]
Assim velho o livro é muito bom compre a dois meses, sou iniciante semelhante a vc!! bom qdo comprei o livro logo no primeiro capitulo achei tudo confuso n sabia direito os pre-requisitos q ele exigia naquele capitulo entao dei uma parada…para ler o prefacio do livro, como ele esta dividido, as recomendações as dicas dei uma fuçada no cd…antes de ir para o cap2 pois o cap1 é a historia das varias liguagens ate chegar o java! ja tenho conhecimento em programação mais nunca tinha mexido com java para me foi uma mudança em grande nas declarações de variaveis principalmente…bom como vc disse q programa em delphi creio q ja viu algo sobre pascal? senao de uma olhada na net…bom la vai uma dica de como se dar bem usando o deitel…(falo isso pq é o unico livro q to lendo)
Particulamente logo de cara nao leia os estudos de casos(UML)
-deixe para fazer os conteudo OPCIONAIS apos vc concluir de verdade todo o assunto principal do capitulo.
o primeiro estudo de caso vai ate cap7 qdo chegar la…pare e começe a estudar desde o inicio.
responda os exercicio todos na mao e depois implemente no pc.
ao termino do capitulo crie um programa tentando usar todo conteudo passado no capitulo atual.
nao deixar de responder as questoes teoricas.
repita o capitulo 2 ou 3 vezes ou ate enteder.
ps. bom outra dica q eu fiz, comprei 100 folhas de papel oficio mandei encardenar e la está todos meus exercicios do livro dividido por capitulo na mao…e meus programas adicionais.
ps2.: eu levo em cada capitulo cerca de uns 3 a 4 dias depender do tamanho dos conteudos passado, leio cerca de 3 horas por dia qdo chego da facul. (quando tem feriado fico o dia todo em casa e fds)outro ponto q faço parceiro é primeiramente leio o livro com uma visao simples… e respondo os exercico apenas o que entendi …o q n souber deixo em branco e na segunda leitura vejo se consigo responder… na terceira leitura vou lendo e ja implementando os exemplos no pc!! e na quarta respondo os exercicios todos na mao! e depois passo para o pc …
Sei que é meio cansantivo vc levar mais de 2 dias em cada capitulo mais n adianta vc ir para o proximo e n ter sugado o anterior e chegar la na frente nao souber a logica…q ja foi desenvolvida… E outro ponto um lápis nao mao é otimo, riscar o livro nao vai diminuir os dias de vida dele risque a vontade e escreva nele, afinal de contas vc comprou para adquirir conhecimentos e nao para ter um livro bonitinho novinho sem risco para nao ficar feiu e talz!! a unica preservação que tem q ter é cuidado com capa, n molhar essas coisas mais riscar com lápis nao custa nada…rs
Bom outra sempre acompanhar o topico e testando seu conheciment oaqui olhando outros topico e vendo se ja pode ajudar alguem isso é um teste de conhecimento e vc pode ver se realmente ta aprendendo…qdo olhar o codigo simples aqui no java…e achar o erro e talz! alem disso olhar outros topicos de outros us e ver tb a solução respondida por outros us ja mais experientes na linguagem!!
Mais uma recomendação o capitulo tres é o dos mais importante dessa primeira seção basica do deitel trabalhando com mais de uma classe, objetos e metodos!!
ja o cap4 é as instruções de controle que qualquer pessoa q ja programou conhece if…else while…
ASsim a respeito de UML é interessante vc ter um conhecimento de Analise Projeto tenho essa materia na facul entao qdo fui para o UML nada tão longe do q ja vi…
procure sobre analise projeto…analise estrutura e essencial conceitos basico q vc pode ja dar inicio ao estudo de UML do livro pois o estudo de caso do deitel precisa ter um conhecimento em analise para nao ficar muito obscuro as informações.
vá no google e procure uns tuto ou apostilas sobre as analises q falei e leia qdo for começar seu estudo de caso UML do deitel.
Espero que as dicas passada foi construtivo para vc dar um ponta pé inicial para a linguagem!!
Qualquer coisa é so postar!!
Poxa vida !! e como são úteis…
cara, mas foi exatamente o que vc falou, comecei lendo e pareceu tudo muito confuso. Aí voltei a ler o mesmo capítulo, no entanto achei que estava dificil pra mim, mas vou seguir seus conselhos para estudos e postando sempre minhas dúvidas aqui, valew !!!
Olá garoto !!! Eu tb sou iniciante !! Estou na mesma situação que você !!! E o pior, terei que entregar um projeto dentro de 4 meses para receber o título da pós que estou fazendo !!!
A fim de estimulação, li e gostei muito do seguinte artigo :