Ajuda com exercicios de logica de Programação

[quote=ViniGodoy]A prova não é um método usado só no Brasil. O mundo inteiro usa provas. Tem até milhares de filmes americanos de adolescentes que mostram provas. Curioso como o povo gosta de usar nosso país como se tudo aqui fosse errado.
[/quote]

Fala Viny… cara… nao acho que seja errado e nem muito menos sou contra o criterio… Nem estou dizendo que eh usado somente no Brasil… mas o que vejo (bom deixa eu trazer pra minha realidade, afinal nao conheco o Brasil todo)… Aqui onde moro, ainda eh muuuuuito forte a questao de avaliar o aluno somente atraves de Provas…

Em meu ver, e o pior tipo de avaliacao possivel, principalmente da forma que eh aplicado… durante meu primeiro e segundo graus, pelo menos 60% dos alunos que so tiravam 10 em todas as provas demoraram pelo menos 3 ou 4 vestibulares pra poder entrar em uma faculdade ou conseguir alguma coisa de verdade… eu demorei muito pra entender o porque disso e entendi quando conversei com uma dessas CDFs de minha epoca… continua sendo uma pessoa que tira 10 dentro do lugar onde trabalha, mas eh uma pessoa que so sabe fazer uma coisa e so aquilo, nao tem capacidade de inovar e eh quase uma maquina… Percebi que estudar uns dias antes pra alcancar uma excelente nota eh a coisa mais facil do mundo, e que depois da prova esquecer tudo que “estudou” eh mais facil ainda…

Veja bem… nao to dizendo que tudo eh culpa do metodo, ate porque cada um faz por si… Gracas a Deus, minhas notas em provas sempre foram as melhores… fui no maximo, segundo melhor aluno da classe com minhas notas em todos os meus anos de escola e faculdade… E minha opiniao (talvez realmente afobada, afinal foi uma constatacao da minha pessoa) eh de que eh preferivel 10.000 aprender fazendo um trabalho, uma dissertacao, um artigo, um seminario, um produto, etc. Do que uma prova, onde voce pode nao ter tido tempo de estudar detalhes… Esqueceu aquele detalhe… Ta com dor de cabeca… Saiu de casa com seus pai brigando com sua mae… Nao concorda que o assunto da prova foi abordado de forma clara pelo professor (gracas a Deus, isso so foi meu caso 1 vez)… etc…

Enfim, sem me alongar, peco desculpas por ter generalizado o assunto… Mas a minha pequena e humilde experiencia ainda me da o credito de preferir 10000000 de vezes que uma PROVA (que pouca coisa prova) avalie um ser humano da melhor forma possivel… So comentei, porque vejo que aqui ainda eh o PRINCIPAL e as vezes, unico meio que as pessoas conseguem avaliar pessoas…

Sem mais…

Abracos a todos 8)

Sim, mas isso é um problema de como foi feito o processo de ensino como um todo. Claro que isso acabou refletindo na avaliação. Talvez, por lá, a prova fosse praticamente o único meio de avaliar o aluno. Mas, numa formação mais completa, você deve exigir uma combinação de prova, trabalho, textos escritos, participação em sala, etc. Senão, não tem como montar uma visão mais global da potencialidade do aluno.

E, claro, vai do aluno também ter interesse em aprender. Parte desse interesse é mesmo papel do professor despertar. Eu dou aula de matemática e física, sei como despertar interesse pode ser uma tarefa desafiadora. Agora, por mais que você faça um bom trabalho, parte desse interesse também é única e exclusivamente um papel do aluno.

Agora, o fato é que, de maneira geral, alunos bons tem as melhores notas. Por mais que você tenha uma situação adversa na prova (como a que você citou) isso geralmente se reflete em uma única nota, e o professor percebe isso. É muito difícil que um aluno aplicativo zere brigue com a mãe em todos os dias de prova do ano. Ainda assim, os trabalhos em sala e demais atividades longe do ambiente familiar devem elevar a nota dele naturalmente.

Depois, a prova é o único método que você pode certificar, com 100% de certeza, de que quem fez foi o aluno. Todos os métodos que você falou, ele pode se enganar e delegar para alguém. Entenda também o lado da escola ou faculdade. Ela tem que te certificar. Um diploma é algo tão ou mais sério quanto uma certificação do java.

Mas claro, um bom método de ensino vai levar em consideração mais de uma forma de avaliação.

[quote=ViniGodoy]Depois, a prova é o único método que você pode certificar, com 100% de certeza, de que quem fez foi o aluno. Todos os métodos que você falou, ele pode se enganar e delegar para alguém. Entenda também o lado da escola ou faculdade. Ela tem que te certificar. Um diploma é algo tão ou mais sério quanto uma certificação do java.

Mas claro, um bom método de ensino vai levar em consideração mais de uma forma de avaliação.[/quote]

Perfeito cara… nunca tinha tido ESSA visao(talvez por nunca ter pensado em copiar trabalhos e artigos ou deixar outros fazerem por mim)…

Realmente, nunca tinha me colocado no lugar das escolas e Universidades…

Quanto ao criador do Topico, me lembrei de um topico, que acho que ta aqui no OFF topic, com 500 ideias para Programar… Pode servir para um futuro proximo…

Abs []

[quote=adriano_si]Perfeito cara… nunca tinha tido ESSA visao(talvez por nunca ter pensado em copiar trabalhos e artigos ou deixar outros fazerem por mim)…

Realmente, nunca tinha me colocado no lugar das escolas e Universidades…

Quanto ao criador do Topico, me lembrei de um topico, que acho que ta aqui no OFF topic, com 500 ideias para Programar… Pode servir para um futuro proximo…

Abs [][/quote]

Bacana vou da uma olhada nesse topico muito obrigado pela ajuda. =0

Cara voltando esse topico a tona, tive um pequeno problema, passei meu plano de ensino utilizando o scratch,porém rejeitaram e querem que eu use java sera que um curso de 40hrs aula da pra chegar ate onde, lembrando que é um projeto do governo e é pra meninos carentes que fazem curso tecnico ou seja tem algumas deficiencias pela educação ruim dada nas escolas publicas.

Se nunca viram programação, dificilmente vc vai passar das estruturas básicas… if, while, for e funções…

Se nunca viram programação, dificilmente vc vai passar das estruturas básicas… if, while, for e funções…[/quote]

achei um pouco inapropriado essa questão da necessidade de ser passado a logica em java,mesmo porque sem querer ser preconceituoso, mas sendo, querendo ou não pessoas de classe mais baixa como é o caso desses meninos tem uma base muito fraca, então to com medo de ter dificuldades ate em estruturas basicas e so pra aprender a mexer com algum IDE vai ser tomado um grande tempo, pois acredito que muitos desses alunos nem uma vivencia efetiva com computadores tem.

Pega um IDE simples, como o BlueJay, ou mesmo só um editor de texto com syntaxcoloring, como o notepad++.
No mais, é só lógica básica mesmo. Com 40h não dá para fazer milagre.

Pega um IDE simples, como o BlueJay, ou mesmo só um editor de texto com syntaxcoloring, como o notepad++.
No mais, é só lógica básica mesmo. Com 40h não dá para fazer milagre.[/quote]

mas o problema de rodar em notpad++ é na hora de da um run na aplicação pelo cmd =x e a falta de explicação dos erros da sintaxe tambem faz bastante falta, dai eu to imaginando o netBeans por ser todo em português, querendo ou não talvez perca um tempo a principio mas depois ganhe um tempo no final, mesmo porque acho que o f1 ou ate mesmo o ctrl+espaço são as coisas que mais ajuda um programador.

Para ser bem sincero, eu sempre ensino meus alunos nos IDEs. E logo nas primeiras aulas, ensino o que é debug e faço eles usarem sempre que me perguntam uma dúvida.

Para ser bem sincero, eu sempre ensino meus alunos nos IDEs. E logo nas primeiras aulas, ensino o que é debug e faço eles usarem sempre que me perguntam uma dúvida.[/quote]

porém você da aula de pos e graduação neh? há uma grande diferença, mas uma duvida no final é mais vantajoso entao utilizar os IDEs? eles se tornam mais independentes?

Não, para o primeiro ano da graduação também.
Na pós, tem certos alunos que poderiam é me ensinar a programar…

Eu gosto muito do depurador como ferramenta de ensino.
E não vejo com tão maus olhos os recursos da IDE assim…

Não, para o primeiro ano da graduação também.
Na pós, tem certos alunos que poderiam é me ensinar a programar…

Eu gosto muito do depurador como ferramenta de ensino.
E não vejo com tão maus olhos os recursos da IDE assim…[/quote]

Os alunos com a utilização do debug acabam se tornando amis independentes neh?

Com certeza. Aprendem a estudar sozinhos em casa.

Aliás, é só ver pelo GUJ. Todo dia eu entro em pelo menos um tópico que se o sujeito tivesse usado o depurador, teria encontrado o erro sozinho.

Com certeza. Aprendem a estudar sozinhos em casa. [/quote]

e quanto nas aulas? por exemplo antes de professor me ajudar, dar um debug, claro isso eu que tenho que passar pra eles essa ideia.

mas to pensando em todos os dias fazer horario extra pra quem quiser ficar, mesmo porque se tratam de crianças carentes ne?
ou você acha que por exemplo mais de 5 horas de aula dia é muito cansativo?

Nas aulas, você não pode simplesmente resolver o problema para eles. Ensina eles a colocarem o breakpoint e faz o debug com eles. Mostra para eles como eles poderiam ter visto que o erro estava lá.

E, se alguém que já te viu dúvida te perguntar, joga um “Já usou o debug como eu te ensinei?”

[quote=guialeixo]mas to pensando em todos os dias fazer horario extra pra quem quiser ficar, mesmo porque se tratam de crianças carentes ne?
ou você acha que por exemplo mais de 5 horas de aula dia é muito cansativo?[/quote]

Sinta a turma. Tem turmas e turmas. Algumas são empolgadas, e aguentam 8 aulas seguidas numa boa. Tem outras que parecem estar morrendo na hora que entram em sala…