Desde o começo desse ano estou numa faculdade voltada para TI. Tenho vontade de focar meus estudos numa única ferramenta por, pelo menos, 2 anos. Penso nisso pois na faculdade ainda verei linguagens quase que desnecessárias hoje em dia (Delphi, COBOL), ou ainda, estudarei por apenas 1 semestre (Java, C#).
Desejo investir meus estudos em Java porque já tive uma curta experiência com ela. A considero agradável e prazerosa. Se continuar estudando, não sei se sigo para desenvolvimento Java Web ou Android.
O problema é que, em questão de mercado de trabalho, vejo menos vagas de Java do que C#. Tenho medo de estudar algo que se torne obsoleto. hoje mesmo, um dos meus professores disse que “Java já deu o que tinha que dar”. No quesito mercado de trabalho, é melhor passar o tempo estudando C#, Ruby, Python, Object C, ou mesmo assim, persistir em Java ?
A Oracle comprpu recentemente o Java,
eu, que nao entendo muito de mercado, acredito que uma empresa desse porte não compraria uma coisa que ja deu oque tinha que dar.
Mas nada dura pra sempre, nem java nem C#, prepare-se pois não importa oque vc estude, ela ficará obsoleta.
Esse é o desafio da sua profissão. Qual a sua capacidade de se adaptar ao novo? Éssa é a pergunta!
Cara, até hoje profissionais COBOL são disputados no tapa, pois tem muito código legado para dar manutenção. Java se tornará obsoleto ? Com certeza, assim como todas as linguagens contemporâneas ao Java. Mas vamos supor, que a partir de hoje, não se comece nenhum projeto novo em Java. Vai sobrar muito código para dar manutenção para os próximos anos, ou então para migrar para tecnologias mais novas.
De qualquer maneira, eu não ficaria tão preocupado assim com ferramentas. Concentre-se nos conceitos e teorias que isso vai permitir que você se adapte muito melhor. Conheço gente que trabalhava com Java e foi contratado como sênior para programar em PHP. Além do mais, dificilmente você vai trabalhar com 1 única tecnologia linguagem de programação. No meu caso, eu convivo com:
No meu ver eu trabalho com java desde 2004 e vejo que ainda está crescendo, o mercado web está em alta e o Java ainda está bem posicionado. Tem outras tecnologias que estão em alta mais vejo poucas vagas em anuncio que é o caso do ruby, o fato é que o pessoal sai do java por ser muito amplo e por não ter paciência em estudar os frameworks nas quais o acompanham ai migram tudo para C# que tem muita coisa pronta e é só arrastar e codificar, também tem o python que está muito desejoso de se trabalhar e o mercado está em alta para ele, ainda não vejo muitas vagas mais estou acreditando que ele vai bombar cada vez mais. Minha opnião aprenda java mais não fique tanto tempo sem estudar outras linguagens, pois vc pode perder oportunidades por não arranhar outras tecnologias.
[quote=ivansalvadori]A Oracle comprpu recentemente o Java,
eu, que nao entendo muito de mercado, acredito que uma empresa desse porte não compraria uma coisa que ja deu oque tinha que dar.
Mas nada dura pra sempre, nem java nem C#, prepare-se pois não importa oque vc estude, ela ficará obsoleta.
Esse é o desafio da sua profissão. Qual a sua capacidade de se adaptar ao novo? Éssa é a pergunta!
[/quote]
Concordo com você em relação a Oracle, o Java está evoluindo, o crescimento do C# só aconteceu porque Java ficou meio parado um tempo.
Em relação ao “nada dura para sempre”, se imaginarmos que linguagens tão antigas quanto Cobol e C continuam firmes e fortes atraindo profissionais e novos projetos, não acredito que Java e C# fiquem obsoletas. Até VB ainda tem muita vaga.
Tem muitos sistemas que já foram desenvolvidos em Java, fazer tudo de novo em outra linguagem além de dar muito trabalho dá muito custo e tem muito risco.
Vale a pena sim estudar Java, C#, Ruby, Python enfim, mas vc tem que investir no que você mais gosta, mercado acho que pelo menos nos próximos 15 anos vai ter pra todas essas linguagens.
[quote=rmendes08][quote]
A Oracle comprpu recentemente o Java,
[/quote]
Na verdade, a Oracle comprou a Sun, que foi a empresa que criou o Java. A especificação da linguagem Java e da JVM são públicas.[/quote]
A especificação. Não as implementações nem o nome. Portanto, a Oracle sim comprou a marca Java. ( Só pode ser chamado de Java o que a Oracle deixar, mesmo que atenda as especificações. vide Apache Harmony).
A Oracle comprou a Sun por causa do Solaris e não do Java. Mas hoje, acho que a Oracle já entendeu que o trabalho é no Java e não no Solaris (embora o dinheiro venha dos servidores e não do java. A única coisa que dá dinheiro em java é o JavaCard)
[quote=jliocsar94]Desde o começo desse ano estou numa faculdade voltada para TI. Tenho vontade de focar meus estudos numa única ferramenta por, pelo menos, 2 anos. Penso nisso pois na faculdade ainda verei linguagens quase que desnecessárias hoje em dia (Delphi, COBOL), ou ainda, estudarei por apenas 1 semestre (Java, C#).
Desejo investir meus estudos em Java porque já tive uma curta experiência com ela. A considero agradável e prazerosa. Se continuar estudando, não sei se sigo para desenvolvimento Java Web ou Android.
O problema é que, em questão de mercado de trabalho, vejo menos vagas de Java do que C#. Tenho medo de estudar algo que se torne obsoleto. hoje mesmo, um dos meus professores disse que “Java já deu o que tinha que dar”.
[/quote]
São professores sem noção como esse que estragam.
Java ainda não deu o que tinha que dar. Já ouviu falar em Android ? É java. Já ouvi falar em Televisão Interativa ? É java. Servidores Web ? é java. Chips de celular ? é java. Cartões de Crédito com chicp ? é java. Até as sondas que vão para marte têm java. Ha muito o que explorar em java.
Java é poderoso. Tão poderoso quanto outras linguagens foram antes porque java é uma plataforma. A linguagem pode até mudar ( grrovy, Scala, python, ruby, até PHP…) mas será java. Quando vc aprender java não aprende apenas uma linguagem. Aprende um plataforma.
O .NET compete em alguns pontos, mas não em todos.
Vc deve aprender várias linguagens. Isso é bom. Algumas linguagens de script e algumas mais hardcore como java. tudo depende do que vc quer fazer. Programas para pizzaria ? Tlv java não seja a melhor opção. Programas para bancos ? java é otimo. Tudo depende.
quanto a mim, apostei no java e não me arrependo. E vejo que ele irá evoluir muito mais. O java 8, 9 e o JEE 7 e seguintes vão revolucionar o mundo java como o java 5 ou 1.4 fizeram antes. Ainda está a tempo de entrar nesta onda.
Se você é o melhor, seja em cobol, em java, ou qq linguagem de programação, você sempre ganhará bem e terá emprego garantido. Mercado tem, tem muitas vagas e pouca gente qualificada para o trabalho. Estude tudo que puder, e quanto puder. Quanto mais linguagens saber, mais flexivel você será. Cursos valem muito, com certeza, só precisa ter foco.
[quote=adriylj]Se você é o melhor, seja em cobol, em java, ou qq linguagem de programação, você sempre ganhará bem e terá emprego garantido. Mercado tem, tem muitas vagas e pouca gente qualificada para o trabalho. Estude tudo que puder, e quanto puder. Quanto mais linguagens saber, mais flexivel você será. Cursos valem muito, com certeza, só precisa ter foco.
Boa sorte[/quote]
Ser o melhor != saber um tudo.
Ser o melhor significa dedicar-se à algo em específico.
Por exemplo, um fisiculturista não pode ser um baladeiro. Ele precisa de disciplina, boa alimentação e uma série de coisas.
Claro que se você possui facilidade em aprender, fica mais simples “engolir e digerir” novas coisas.
[quote=drsmachado][quote=adriylj]Se você é o melhor, seja em cobol, em java, ou qq linguagem de programação, você sempre ganhará bem e terá emprego garantido. Mercado tem, tem muitas vagas e pouca gente qualificada para o trabalho. Estude tudo que puder, e quanto puder. Quanto mais linguagens saber, mais flexivel você será. Cursos valem muito, com certeza, só precisa ter foco.
Boa sorte[/quote]
Por exemplo, um fisiculturista não pode ser um baladeiro. Ele precisa de disciplina, boa alimentação e uma série de coisas.
Claro que se você possui facilidade em aprender, fica mais simples “engolir e digerir” novas coisas.[/quote]
Para ser mais específico, muito dessa facilidade em aprender vem da base que a faculdade oferece (ou deveria oferecer). Estruturas de dados, algoritmos, OO, programação funcional, bancos de dados, etc. praticamente não mudam, e são a base da maioria das tecnologias. Sendo assim, que conhece bem conceitos consegue migrar de uma tecnologia para outra sem maiores problemas.
[quote=rmendes08][quote=drsmachado][quote=adriylj]Se você é o melhor, seja em cobol, em java, ou qq linguagem de programação, você sempre ganhará bem e terá emprego garantido. Mercado tem, tem muitas vagas e pouca gente qualificada para o trabalho. Estude tudo que puder, e quanto puder. Quanto mais linguagens saber, mais flexivel você será. Cursos valem muito, com certeza, só precisa ter foco.
Boa sorte[/quote]
Claro que se você possui facilidade em aprender, fica mais simples “engolir e digerir” novas coisas.[/quote]
Para ser mais específico, muito dessa facilidade em aprender vem da base que a faculdade oferece (ou deveria oferecer). Estruturas de dados, algoritmos, OO, programação funcional, bancos de dados, etc. praticamente não mudam, e são a base da maioria das tecnologias. Sendo assim, que conhece bem conceitos consegue migrar de uma tecnologia para outra sem maiores problemas.[/quote]
acho que vem desde a competitividade por notas do ensino fundamental.
Demanda de emprego nas plataformas depende do local, região e situação do mercado, não tem nada relacionado com a “preferencia” de plataforma.
Todas as plataformas hoje (.net, php, java, qt, android, etc) são muito boas e sempre terão vaga de empregos. Até cobol ainda é procurado. O problema na verdade é sempre o profissional mal qualificado e principalmente mal informado.
Eu não acho uma boa vc escolher uma plataforma baseado nas vagas ofertadas. Isso oscila muito de lugar para lugar e tempo em tempo. Mesmo que hoje vc tenha a impressão que tem menas vagas para a plataforma A do que a B…não quer dizer nada…daqui a 6 meses a coisa pode inverter.
Invista seus estudos e na sua qualificação visando a plataforma que mais te agrada, que vc tem prazer independentemente de qual for. Seje o melhor que as vagas vão correr atras do vc.
Não é aconselhável vc investir simultaneamente seus estudos em mais de 1 plataforma, uma que vc acabara com conhecimentos superficiais em ambas. Primeiro aprenda profundamente 1 e depois, com certeza invista em outras e outras linguagens tb.
kkkkk cada uma…
Tenho convicção que essa afirmação este equivocada…Java é nos últimos 10 anos a linguagem e plataforma mais usada e com mais empregos no geral segundos os índices brasileiros. E com certeza vai continuar assim principalmente com as novidades JEE6,JEE7, JSE8, Cloud, InvokeDinamic etc…
Mesmo se java afundasse hoje… teríamos 15 anos de legados que ainda durariam por décadas da mesma forma que cobol.
Ha 13 anos eu tomei a decisão de investir no java e não me arrependi e falo o mesmo hoje.
Java VAI DAR MUITO CALDO AINDA por ter certeza.
Demanda de emprego nas plataformas depende do local, região e situação do mercado, não tem nada relacionado com a “preferencia” de plataforma.
Todas as plataformas hoje (.net, php, java, qt, android) são muito boas e sempre terão vaga de empregos. Até cobol ainda é procurado. O problema na verdade é sempre o profissional mal qualificado e principalmente mal informado.
Eu não acho uma boa vc escolher uma plataforma baseado nas vagas ofertadas. Isso oscila muito de lugar para lugar e tempo em tempo. Mesmo que hoje vc tenha a impressão que tem menas vagas para a plataforma A do que a B…não quer dizer nada…daqui a 6 meses a coisa pode inverter.
Invista seus estudos e na sua qualificação visando a plataforma que mais te agrada, que vc tem prazer independentemente de qual for. Seje o melhor que as vagas vão correr atras do vc.
Não é aconselhável vc investir simultaneamente seus estudos em mais de 1 plataforma, uma que vc acabara com conhecimentos superficiais em ambas. Primeiro aprenda profundamente 1 e depois, com certeza invista em outras e outras linguagens tb.
kkkkk cada uma…
Tenho convicção que essa afirmação este equivocada…Java é nos últimos 10 anos a linguagem e plataforma mais usada e com mais empregos no geral segundos os índices brasileiros. E com certeza vai continuar assim principalmente com as novidades JEE6,JEE7, JSE8, Cloud, InvokeDinamic etc…
Mesmo se java afundasse hoje… teríamos 15 anos de legados que ainda durariam por décadas da mesma forma que cobol.
Ha 13 anos eu tomei a decisão de investir no java e não me arrependi e falo o mesmo hoje.
Java VAI DAR MUITO CALDO AINDA por ter certeza.[/quote]
Lançamento do J2EE 1.2 (December 12, 1999), mesmo ano em que você começou a estudar…
lembro que nessa época as pessoas reclamavam bastante do java… por ser lento…(faziam muitas comparações)
lembro de de ter lido que era interessante aprender java para pegar o OO e depois migrar para C++ (que seria e realmente é uma linguagem quase Imortal)
lembro que havia pouquissimas vagas para java no brasil…
99,9% dos alunos programadores preferiam C, Delphi, VB ou CGI Script
apesar de eu ter 12 anos nessa época eu lia muito e qualquer leitura sobre java eu simplesmente descartava.
tenho que adimitir, você deu um tiro de muita sorte.
Meu, tem tanto topico falando disso, soh alguns exemplos:
Se vale a pena?? Soh vc vai saber!!!
Se voce perguntar se vale a pena num forum de java cheio de fanboys e gente que trabalha e dedicou a vida estudando java, vc certamente nao tera uma resposta imparcial e correta.
Na minha opiniao, qualquer aprendizado vale a pena. Talvez o mercado de .NET esteja mais aquecido, mas ainda tem muitas empresas usando java e provavelmente o java vai ficar por ai por um bom tempo. Entao eu acho que se vc quiser investir em Java, va em frente, vai ter empregos disponiveis com certeza.
Tirando Android que não é java e web onde java não é muito produtivo não conheço nada sobre isso, poderia citar algum projeto para quem quer usar java em chips e tvs?
Não tem por que gerar flame, essa é uma questão que é inerente ao tópico.
O autor busca saber se vale a pena investir em java, talvez hoje em dia pra o que ele quer não seja válido. Portanto sua resposta poderia enriquecer o tópico.